Criado em 2001 pela ASSITEJ – Associação Internacional do Teatro para a Infância e Juventude, o Dia Mundial de Teatro para a Infância e Juventude é comemorado em mais de 80 países, por entidades como o CBTIJ, afiliadas a ASSITEJ.
Em 2008, o CBTIJ conseguiu que o Congresso Nacional, através da Lei 10.722 oficializasse a data, e assim, desde então, também comemoramos, o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.
Nesta data, desde 2001, o CBTIJ, realiza eventos comemorativos, homenageando artistas e técnicos que contribuíram e contribuem em prol do teatro para crianças e adolescentes.
Neste ano, em que se completa 90 anos de nascimento de Maria Clara Machado, o CBTIJ prestou uma homenagem aos autores teatrais.
A comemoração não traduziu a totalidade dos autores que merecem este tipo de homenagem, seja do Rio de Janeiro ou de outros estados.
Os autores homenageados foram; André Brilhante, Bruno Bacelar, Claudia Valli, Fátima Café, Fátima Valença, Marcia Frederico, Maria Helena Khüner, Marília Gama Monteiro, Rogério Blat, Romulo Rodrigues, Sura Berdtchevsky, Teresa Frota Também foram citados autores de outros estados como Adriane Motola e Dilmar Messias do Rio Grande do Sul; Enéas Lour do Paraná; Vladimir Capela, Ronaldo Ciambroni, Ilo Krugli e Tatiana Belinky de São Paulo; Marcos Apolinário Santana de Minas Gerais e Marcio de Souza do Amazonas.
Também foram lembrados autores que viraram imortais, como Lúcia Benedetti, Carlos Damião, Paulo César Coutinho, Pernambuco de Oliveira, Wanda Martine Bedran, Sylvia Orthof e Maria Clara Machado.
Pela primeira vez a cerimonia foi retransmitida via internet, através de um link em nossa página. A comemoração foi realizada no dia 22 de março, no Teatro SESI, na Av. Graça Aranha, nº 1, Rio de Janeiro, com a participação de inúmeros associados e convidados do CBTIJ.
Todos os anos o CBTIJ convida um artista para criar o cartaz comemorativo do dia Nacional e Mundial do Teatro para aInfância e Juventude, O cartaz deste ano foi criado pela artista plástica Mariana Massari. Clique aqui para ver o histórico dos cartazes anteriores.
Evento Realizado no Teatro do SESI Graça Aranha
Apresentação: As Marias da Graça
Participação Especial: Cleyton Echeveste e Nelson Yabeta
Esquete O Autor: Maria Helena Kühner
Vídeo: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Iluminação: Djalma Amaral
Roteiro, texto e direção: Antonio Carlos Bernardes
Mensagens para o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude
Tradicionalmente a ASSITEJ convida um artista para escrever uma mensagem comemorativa, que transcrevemos abaixo juntamente com a mensagem da presidente da ASSITEJ.
Mensagem de Eva Bal (*)
Crianças… Teatro… Teatro para Crianças… O que é?
É a sua ideia fascinante,
brilhante como a luz do sol pela manhã.
Ela é sua, e você é tão feliz com ela.
São planos imprevistos e como realizá-los,
É a hesitação e os pesadelos
um pânico sufocante,
o medo de que você poderia falhar,
pensando que tudo que você fez até agora foi pura sorte,
É caminhar sozinho,
e o desafio de abandonar o caminho
porque você sabe que você criará o seu próprio caminho,
passo a passo,
É o sucesso, que nunca é o objetivo,
É dizer “olá” ao caos,
porque você sabe que ele ajuda você a avançar
É escutar e escutar a criança
contar sua história com suas mãos (não com sua voz)
É observar e observar
pessoas no terminal de ônibus, na praia, no hospital…
É impedir que o mundo gire,
e criar um segundo de eternidade
ao envolver alguém com seus braços,
É anular obscuras ordens do dia
É a criança,
no meio do nada, gritando seu nome
É você
porque você – alto e claro –
pronuncia seu nome
e ele será escutado
(*) Eva Bal
Fundadora e diretora, Kopergietery Ghent, Bélgica
Mensagem do Prof. Dr. Wolfgang Schneider, Presidente da ASSITEJ
O teatro é verdadeiramente uma tradição viva – em todas as partes do mundo. As artes performáticas fazem parte da vida cultural há milhares de anos, e há séculos elas também tem se dirigido às plateias formadas por crianças e jovens. Fica claro o valor de proporcionarmos um envolvimento com a arte teatral desde os primeiros anos da infância, e por toda uma vida. O ato de assistirmos teatro é, em si mesmo, uma arte que deve ser aprendida. A escuta deve ser exercitada para que se comece a compreender. O teatro para crianças e jovens tem algo a mostrar, algo a dizer, algo a comunicar: impressões e expressões, atitudes e ações, experiências e insights. Histórias podem ser contadas no palco, mas suas imagens e significados só podem surgir quando o público está presente para percebê-los. Isso é um mistério! Por isso, o teatro não é simplesmente parte de uma herança mundial; ele deve ser reconhecido como a nona maravilha do mundo. E atores, dramaturgos, diretores, músicos, dramaturgistas, educadores, técnicos, figurinistas e iluminadores continuam a cuidar de todas essas maravilhas para a próxima geração. É preciso que se torne possível a todas as crianças e jovens compartilhar esse legado. Por esse motivo, nos dirigimos a todos, neste Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude na esperança de que políticos, sociedade civil, mercados globais e empreendedores locais darão atenção especial ao teatro para crianças e jovens; que eles garantam que cada criança vá ao teatro ao menos duas vezes por ano. Porque o jogo teatral só pode tornar-se um jogo verdadeiro quando o público está lá para participar.
A Cerimônia e os Homenageados
Confraternização e coquetel