Programa, 2011

Convite do espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, no Teatro Alfa, em 07.05.2011

Barra

Filipeta para a apresentação no Espaço Sobrevento, SP, 2011

Filipeta para o Teatro Cacilda Becker, SP, 2011

Barra

Programa do espetáculo para o Circuito BR, realizado de 28.02 a 27.04.2014

Fotos: Marco Antonio Aurélio

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

(Logos) BrasilPrev e Guaraná Antártica Caçulinha
apresentam

­A CORTINA DA BABÁ

(Logo) ALFA – Criança 2011

(Interior)

A Cortina da Babá

de Virgínia Woolf

Teatro de sombras para Crianças

“A Tia Bá estava cochilando. Ela já tinha dado uma roncada. Sua Cabeça tinha tombado, seus óculos tinham subido para a Testa; e lá estava ela, sentada defronte à lareira, com seu dedo esticado, com um dedal na ponta; e a sua agulha pendurada pelo fio de algodão; e ela estava roncando, roncando; e sobre os joelhos, cobrindo seu avental, estava uma grande peça de tecido azul bordado com figuras.

Os bichos bordados no tecido não se mexeram até que a Tia Bá roncou pela quinta vez. Uma duas, três, quatro, cinco – ah! Finalmente a velha estava dormindo. O antílope fez um sinal a zebra; a girafa começou a mordiscar as folhas do alto da árvore, todos os bichos começaram a se agitar…”

Este é trecho do conto Nurse Lugton’s Curtain, de Virgínia Woolf – traduzido pelo Grupo Sobrevento como A Cortina da Babá. Essa história encantou a todos os artistas do Grupo Sobrevento. Há uma melancolia, uma ternura, uma poesia e uma beleza que fascinaram a todos os envolvidos desde o inicio pela empreitada, que é a de tentar levar o universo de Virgínia Woolf às crianças. Para isto, buscamos criar uma encenação que promovesse uma comunicação intensa e contemporânea com elas, não através do entendimento lógico e sim da sensação, da sensibilidade e da emoção.

Na nossa encenação, a poesia e a fantasia conseguem espaço em um mundo austero pelo olhar de um menino. Assim acontece com os artistas. Por isso fazer teatro para crianças é um privilégio: elas nos ajudam a lembrar que a arte é necessária e que é possível transformar o ambiente que nos cerca em algo mais acolhedor, menos duro e concreto. Para os pais, as crianças com sua ternura e irreverência, fazem com que, em meio ao corre-corre diário paremos e olhemos para as coisas mais simples e mais pessoais.

Fazem com tenhamos vontade de ir ao teatro assisti a uma peça, bem juntinhos delas, e nos deslumbramos com o seu olhar deslumbrado com o que ouvem e veem. Elas nos fazem voltar a nos emocionar com uma história singela e poética como é A Cortina da Babá, de Virgínia Woolf.

O Grupo Sobrevento dedica-se ao teatro de animação de bonecos, formas e objetos há 24 anos. Desde sua fundação, o Grupo mantém um trabalho estável e ininterrupto, apresentando-se por todo o país e representando o Brasil em vários Festivais Internacionais de teatro e de teatro de bonecos da América Latina, Europa, Ásia e África.

Os espetáculos do Grupo são muito diferentes entre si, quer seja na temática, quer seja na forma, na técnica de animação empregada, no espaço a que se destina ou no público a que se dirige. Além das apresentações de seus espetáculos, o Sobrevento desenvolve diversas atividades no campo do Teatro de Bonecos e de Animação como a realização de cursos, oficinas, palestras e mesas-redondas, tanto no Brasil, como no exterior.

www.sobrevento.com.br
Contato: grupo@sobrevento.com.br

A Cortina da Babá

Atores-Manipuladores
Andersen Cangla­­­­­
Agnaldo Souza
Marcelo Paixão
Giulina Pellegrini
J. E. Tico


Criação: Grupo Sobrevento
Texto: Virginia Woolf
Direção: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini
Supervisão: Liang Jun – Cia da Arte Popular de Shaanxi (China)
Direção Musical: Pedro Paulo Bogossian
Cenário e Figurinos: André Cortez
Assistência de Cenário: Carmen Guerra
Assistência de Figurinos: Thaís Larizzatti
Iluminação: Renato Machado
Assessoria Técnica em Teatro de Sombras: Alexandre Fávero – Clube da Sombra
Projeto Gráfico das Silhuetas: André Moreira Aguiar

Agradecimentos

Valter Valverde e Cristian Lins (Cia. Luzes e Lendas), Dario Uzan (Cia. Articulare), Ronaldo Robles (Cia. Quase Cinema), Alexandre Fávero (Cia Lumbra – Clube da Sombras), Zhé Gomes (Cia. Dragão Amarelo), Zhenj Xueling, Bia Dupin, Maria so socorro Almeida Mattos, Raquel Fakunda, Laura e Lourenço Cherubini

Brincando de Teatro

Vamos agora brincar de teatro de sombras

– recorte as figuras

– cole em uma vareta

– e crie o seu espetáculo

Brincando de Teatro

Em seu novo espetáculo, o Grupo Sobrevento reuniu um texto de Virgínia Woolf e o teatro de sombras chinesas. Vamos Conhecê-los?

Virgínia Woolf (Inglaterra 1882/1941)

É considerada uma das maiores escritoras de todos os tempos, e a sua obra é lida e admirada em todo o mundo. Embora não tenha escrito peças de teatro, algumas de suas obras foram adaptadas para o palco, como o romance Orlando e o ensaio Um Teto Todo Seu. Virgínia Woolf adorava crianças, mas não teve filhos. Em algumas ocasiões escreveu poemas e histórias infantis, principalmente no período de seus sobrinhos, como é o caso de A Viúva e o Papagaio e A Cortina da Tia Bá que foi escrita para uma sobrinha que a visitava, e encontrada anos depois em meio aos manuscritos do romance Mrs. Dalloway.

Para saber mais:

A Cortina da Tia Bá, de Virgínia Woolf, Editora Ática, 1993

A Viúva e o Papagaio, de Virgínia Woolf, Editora Relógio D’Água, 2007

O Teatro de sombras (pi ying xi) é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo totó. Os Chineses têm uma lenda a respeito dessa origem:

No ano de 121, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, ficou muito triste com a morte de sua dançarina predileta. Desesperado, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do Reino das sombras, caso contrário seria decapitado.

O mago usou a imaginação e preparou cuidadosamente uma pele de peixe para torna-la macia e translúcida e recortou nela a silhueta da dançarina, tão linda e graciosa como ela fora.

Numa varanda do palácio imperial, mandou esticar uma cortina branca contra a luz do sol que se filtrava através da cortina, fez evoluir a sombra da dançarina, ao som de uma flauta. Todos ficaram alucinados com a semelhança. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.

Para criar a Cortina da Babá, os artistas do Grupo sobrevento estudaram o teatro de sombras durante dois anos. Em 2009 receberam em sua sede um grande artista de teatro de sombras, chamado Liang Jun, diretor da Cia. de Arte Popular de Shannxi, na China. Liang Jun ficou no Brasil durante algum tempo, compartilhando ideias e conhecimentos sobre teatro de sombras chinesas. O Grupo sobrevento também recebeu outra companhia da china, o Teatro de Sombras de Tangshan, trazendo-a ao Brasil para apresentar seu trabalho e trocar informações com vários artistas e pesquisadores do teatro de sombras.

(Última Página)

(Logo) Lei de Incentivo a Cultura

Apresentadores da temporada infantil 2011

(Logos) Guaraná Antártica Caçulinha, BrsilPrev

Realização

(Logos) Instituto Alfa de Cultura, Grupo Sobrevento

Apoio

(Logos) Ministério da Cultura, Banco Alfa, Prefeitura da Cidade São Paulo / Secretaria de Cultura, POAC, de Governo do Estado de São Paulo, Projeto realizado com o apoio do Governo de são Paulo, Secretaria Estadual de Cultuira, Programa de Ação cultural de 2011.

Teatro Alfa
Arte em todos os Sentidos

Presidente do Conselho de Administração: Aloysio de Andrade Faria
Diretores: Rubens Garcia Nunes, Fernando Pinto de Moura
Superintendente: Elizabeth Machado
Gerente Técnico Operacional e Programação: Fernando Guimarães
Coordenadora Administrativa/Financeira: Márcia Conrado
Assistente Administrativa/Financeira: Vandra Natalícia dos Santos
Auxiliar Administrativo: Américo Alves de Souza Berlini
Coordenadora de Marketing: Sandra Aoki
Coordenador de Produção: Márcio S. Lourenço
Coordenador de Eventos: Nelson Solfredini
Patrocínios e Parcerias: Paula Chang Marques
Centro de documentação e Memória: Fabiola Aparecida Vizentin
Sub Gerente Técnica Operacional: Haroldo Costanzo
Coordenador Técnico: Luís Henrique Santos Reis
Assistente de Áudio: Maria da conceição da Silva, Lays Caroline Somgyl Pastore
Encarregado de Manutenção: Manassés Alves da silva
Técnicos de Manutenção: José Flávio Bezerras de Lima, Oldemar Custódio Dourado
Chefe de Bilheteria: Margione Ferreira Tavares
Bilheteria: Edilene Santos de Araújo, Susana Vieira de Oliveira
Supervisor de segurança: Wiliam dos Reis
Seguranças: Gislei Moraes Ferreira, Vanda Garcia da Silva, Edson Leotério Santos, Henrique da Silva Dias
Estagiários: Amanda Cristina Paulo, Jéssica Baraldi, Luana Alves, Thamirys da Silva Alves, Thiago André da Rocha

Equipe Técnica Complementar

Chefe de Iluminação (Sala B): Roseli Marttinely
Chefe de Palco (Sala B): Willians Santos dos Reis
Montagem de Luz: Thiago Lee
Operadores de som: Eduardo Canejo, Lays Caroline Somogyl Pastores
Assessoria Pedagógica: Paula Zurawski
Projeto Gráfico: Adriana Meirelles
Assessoria de Imprensa: Manoel Carlos Jr. / Quatro Elementos Comunicação e Marketing Cultural
Telefax: (11) 3661.2445/ 3667.9826

Banco Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
Tel. (11) 5693.4000
www.teatroalfa.com.br

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA CIRCUITO PETROBRAS)

(Capa)

Ministério da Cultura e Petrobras
apresentam

A CORTINA DA BABÁ

do Grupo Sobrevento
adaptação da obra Nurse Lugton’s Curtain, de Vírginia Woolf

Apresentações, Oficinas, Debates, Exposição
Entrada Franca
de 28 de março a 27 de abril 2014

(Verso da Capa – Foto de Cena)

(Página 01)

A Babá Lugton estava dormindo. Ela já tinha dado uma grande roncada. Tinha deixado a cabeça cair, os seus óculos tinham subido para a testa e lá estava ela, sentada em frente à lareira, com seu dedo esticado, com um dedal nele, e a agulha pendurada pela linha; e ela estava roncando, roncando; e no seu colo, cobrindo todo o avental, estava uma grande peça de tecido azul estampado.

Os bichos bordados no tecido não se mexeram até que a Babá roncou pela quinta vez. Uma, duas, três, quatro, cinco – ah, finalmente a velha estava dormindo. O antílope fez um sinal à zebra, a girafa começou a morder as folhas do alto da árvore, todos os bichos começaram a se agitar…

                                                                                                     Nurse Lugton’s Curtain, de Virginia Woolf

(Página 02 – Foto de Cena)

(Página 03)

A Autora

Virgínia Woolf escreveu esta história para a sua sobrinha. Delicada, profunda, poética, emocionante, ela nos ilumina com a sua simplicidade. E não é fácil ser simples, quando se cresce. Para nós, é uma história de luz e de sombra. Que nos enche os olhos e que nos faz crianças, a ver tudo como pela primeira vez.

O Teatro de Sombras

Ninguém sabe onde esta Arte nasceu. Talvez tenha nascido muitas vezes, em muitos lugares. Veio ao nosso Teatro com uns amigos chineses, que dedicaram sua vida a ela e que nos mostraram e ensinaram como se faz para que pudéssemos fazer dela a nossa Arte também. Aqui, procuramos mostrar e ensinar a vocês o que aprendemos, para que também vocês possam fazer muitas artes.

O Grupo Sobrevento

O Grupo Sobrevento vem remexendo aquilo que os bonecos têm feito em todas as épocas, em todos os cantos do mundo, há 27 anos. Já levou o seu Teatro a todo o Brasil e a muitos países da América do Sul, da Europa, da África e da Ásia. Gosta muito de desafios, de encontros, de crianças, de Teatro, de gente.

(Página 04)

Faça, você também, sombras de mão:

Apague as luzes do quarto. Acenda um abajur ou uma lanterna. Ponha as suas mãos entre a luz e a parede e divirta-se. Use também os seus braços , a sua cabeça e, sobretudo, a sua imaginação.

(Verso da Última Capa)

Elenco

Atores-Manipuladores
Anderson Gangla
Agnaldo Souza
Marcelo Paixão
Giuliana Pellegrini

Ficha Técnica

Criação: Grupo Sobrevento
Texto: Virgínia Woolf
Direção: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini
Supervisão: Liang Jun/ Cia. de Arte Popular de Shaanxi (China)
Direção musical: Pedro Paulo Bogossian
Cenário e Figurinos: André Cortez
Assistência de Figurinos: Thaís Larizzatti
Iluminação: Renato Machado
Operação de luz e som: Marcelo Amaral e/ou J.E.Tico
Assessoria técnica: Alexandre Fávero / Clube da Sombra
Concepção visual das silhuetas: Luis Felipe Cambuzano
Construção dos bonecos: Anderson Gangla e Agnaldo Souza
Assistência: Giuliana Pellegrini e J.E.Tico
Direção de produção: Grupo Sobrevento
Produção Executiva: Lucia Erceg
Produção local: Andrea Freire / Marruá Arte e Cultura
Assessoria de Comunicação: Maurício Santana e Lucia Erceg

(Última Capa)

Centro Cultural Pedro Peixoto
Nova Veneza (GO)
29 e 30.03: 17h

Teatro Glauce Rocha
Campo Grande (MS)
05 e 06.04: 19h

Centro de Convenções Miguel Gomez
Ponta Porã (MS)
12.04: 16h e 19h

Sesc Rondonópolis
Rondonópolis (MT)
26 e 27.04: 17h 

Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014

www.sobrevento.com.br
info@sobrevento.com.br

Patrocínio

(Logos) Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras

Realização

(Logos) Grupo Sobrevento, Ministério da Cultura, Governo Federal