(INFORMAÇÕES DO RELEASE)
A BELA LASANHA E A FERA RAVIOLI
Direção: Ana Barroso e Monica Biel
Texto: Monica Biel
Direção Musical: Newton Cardoso
Iluminação: Aurélio de Simoni
Animação Gráfica: Marcus Moraes
Máscaras e Pintura de Arte: Luciana Maia
Cenário Figurinos e Adereços: Ana Barroso e Monica Biel
Programação Visual: Joana Bielschowsky
Fotos: Guga Melgar
Cenotécnico: Derô Martin
Diretor Técnico: Anderson Bispo
Direção de Produção: Ana Barroso e Monica Biel
Realização: BB Produções Artísticas Ltda.
O espetáculo começa com Lasanha e Ravioli em um estúdio de TV. Eles foram convidados para gravar algumas cenas de A Bela e a Fera, seu novo trabalho. Mas, apesar de várias tentativas, não conseguem corresponder às expectativas do diretor, que os considera exagerados e tecnicamente inviáveis para a linguagem televisiva. Eles se aborrecem e vão embora. Sentam em uma praça com suas malas, contendo seus figurinos e material de cena. Desanimados, pensam em abandonar a carreira quando surgem algumas crianças pedindo que comecem o espetáculo, outras crianças aparecem e reforçam o coro. Lasanha e Ravioli se animam e decidem apresentar, na praça, A Bela e a Fera.
O conhecido conto é apresentado através da ótica destes dois clows. O universo dos palhaços está sempre presente, suas opiniões, confusões, improvisos, trocas de cenário e figurinos, de tal forma que as crianças assistem a dois espetáculos ao mesmo tempo, sem que um tire a clareza ou prejudique o desenvolvimento do outro. Porém, apesar de tantas interferências, a essência do conto original é mantida com fidelidade.
A Bela Lasanha e a Fera Ravioli é mais um espetáculo de Lasanha e Ravioli, dois palhaços que trabalham juntos há muito tempo. A história destes palhaços acompanha a trajetória de Ana Barroso e Monica Biel que, desde 1990, desenvolvem um trabalho dirigido ao público infantil baseado na literatura dos contos de fadas. Esta montagem conta com o apoio da Secretaria Municipal de cultura, através do FATE 2009 e faz parte das comemorações de 21 anos de parceria da dupla que, desta vez, optou pela adaptação de A Bela e a Fera.
(INFORMAÇÕES DO CONVITE)
O espetáculo estreou no dia 19 de fevereiro, no Teatro Gonzaguinha, Centro de Artes Calouste Gulbenkian com temporada até o dia 26 de Março de 2011
Apoio
BauKurs, CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, Guilherme Tenus
Patrocínio
Rio / Secretaria de Cultura, FATE