Cartaz/programa verso

Cartaz/programa do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Oi Futuro Ipanema, com temporada de 24 de julho a 10 de outubro de 2010

João Velho

Carolina Godinho, Morena Cattoni, Elisa Pinheiro e Gisela de Castro. Fotos: Jaqueline Machado

Márcio Freitas, João Velho, Elisa Pinheiro, Peter Boos e Carolina Godinho

Gisela de Castro e João Velho

(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/PROGRAMA)

(Frente)

(Logo Oi Futuro)  Oi Futuro apresenta

JOAQUIM E AS ESTRELAS

Teatro Oi Futuro em Ipanem
De 24 de Julho a 10 de Outubro de 2010
Aos Sábados e Domingos às 16h

Texto: Renata Mizrahi
Direção: Diego Molina
Codireção: Gisela de Castr
Com a Companhia Teatro de Nós

Elenco: Carolina Godinho, Elisa Pinheiro, Gisela de Castro, João Velho, Marcio Freitas, Morena Cattoni, Peter Boos

Ingressos: R$ 10 (inteira)

Endereço: R. Visconde de Pirajá, 54 / 3º andar
Classificação: Livre

Uma peça sobre um menino apaixonado pelas estrelas!

Patrocíni0

(Logos) Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Apoio

(Logos) IBAM, A Cena da Cidade, Koni, Canto do Pão, Isoliner, Roquette Pinto, Yogen Früz, Lunetterie, Alfa, 3 corações, Frisco, Mica, Lavanderia Vienense, Donna, Eco Som, Werner, Bibi Brownie, Baby Sitting, Depil mania, Body Tech, Tapy, Mercatto

Realização

(Logos) Zucca Produções, Teatro de Nó

(Verso)

(Logo) Oi Futuro

Oi Futuro Apresenta

Joaquim e as Estrelas

É um orgulho constatar que a Oi e o Oi Futuro são hoje os maiores incentivadores do teatro criado para crianças e jovens no Rio de Janeiro. Além de pautar regularmente espetáculos voltados para esse público nos teatros do Flamengo e Ipanema, o Oi Futuro, através de sua mantenedora, tem apoiado sistematicamente a montagem de projetos infanto-juvenis. E mais: a Oi é patrocinadora do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil, único do gênero.

Essas iniciativas reforçam a nossa crença no poder transformador das artes cênicas e na importância de incorporação do hábito da “ida ao teatro” na formação de qualquer ser humano.

Assim, é com grande satisfação, que o Oi Futuro recebe o primeiro espetáculo da Companhia Teatro de Nós feito especialmente para as crianças. Joaquim e as Estrelas reúne uma equipe supercompetente em torno de uma história muito bonita.

Mais uma peça de qualidade, que tem tudo para agradar a família inteira.

Bom espetáculo.

Maria Arlete Gonçalves, Diretora de Cultura do Oi Futuro

Companhia Teatro de Nós foi fundada em agosto de 2005 por Diego Molina, Elisa Pinheiro, Letícia Medella e Renata Mizrahi e conta também com o iluminador Anderson Ratto, o figurinista Bruno Perlatto e a musicista Isadora Medella.

Estreou em junho de 2006 com a peça Nada Que Eu Disser Será Suficiente Até que o Sol se Ponha, de Renata Mizrahi e coautoria de Elisa Pinheiro, com direção de Diego Molina no Espaço SESC Copacabana. Sua segunda montagem foi o espetáculo Rua dos Sonhadores, também de Renata e direção de Diego, em abril de 2007. Em 2008, a Companhia foi convidada para a Mostra Oficial do Festival de Curitiba. Desde então, a Companhia vem realizando diversas produções, entre peças, esquetes e leituras, dramatizadas. Sempre com a proposta de apresentar um texto inédito, valorizando a nova dramaturgia, a Companhia vem realizando um trabalho continuado de investigação teatral e se unindo a novas parcerias, como esta com a Zucca Produções, e a novos artistas, a fim de ampliar e enriquecer o seu trabalho.

É com muito prazer e orgulho que a Companhia Teatro de Nós apresenta ao grande público seu primeiro espetáculo infantil: Joaquim e as Estrelas.

Vários poetas escreveram que é possível ouvir e conversar com as estrelas. Nesse nosso tempo, onde crianças de todas as idades são expostas a um forte estímulo audiovisual, fazemos um convite irresistível: sairmos todos nós de nosso ritmo alucinante, por uma hora somente, para falar sobre, e com, as estrelas.

Aqui dentro, no escurinho do teatro, vamos, sempre acompanhados do nosso amigo Joaquim, viajando “para dentro”.

Joaquim e as Estrelas traz uma possibilidade aberta a cada um de nós: a percepção de nosso espaço interior, ponto de partida para altos voos e grandes conquistas.

Boa viagem!

Roberto Guimarães, Curador de Artes Cênicas

Uma noite estava no meu apartamento em Copacabana angustiada sem conseguir dormir. Então olhei pela janela e vi estrelas no céu. Imediatamente me acalmei. Como se elas dissessem: “Nós estamos aqui. Tudo vai ficar bem”. Reparei como na cidade, até então, eu olhava pouco para o céu. E que às vezes a nossa falta de tempo do dia a dia nos faz deixar de valorizar as pequenas maravilhas da vida. Mesmo na cidade grande, conseguimos enxergar algumas estrelas brilhando. Na mesma noite comecei a escrever a história Joaquim e as Estrelas. Uma história que fala da importância de compartilharmos o nosso tempo para algo que está ao alcance de todos e que não depende de nada material para acontecer: a beleza de um céu estrelado.

Dedico esse espetáculo a todas as crianças do mundo e aos amantes e admiradores da natureza.

Renata Mizrahi, autora e idealizadora.

Nossos melhores desejos repousam atrás das estrelas mais brilhantes. À noite, quando olhamos pela janela, procuramos pelo brilho intenso que será capaz de transformar nossos sonhos em realidade.

Mas quando o dia amanhece, o que fazer para nos confortar? É no olhar carinhoso de quem amamos onde se encontra o céu estrelado.

Diego Molina, diretor

Carolina Godinho, Elisa Pinheiro, Gisela de Castro, João Velho, Marcio Freitas, Morena Cattoni e Peter Boos

Texto e Idealização do Projeto: Renata Mizrah
Direção: Diego Molina
Codireção: Gisela de Castro
Cenografia: Doris Rollemberg
Figurinos: Mauro Leite
Iluminação: Anderson Ratto
Direção Musical: Isadora Medella
Música Tema Joaquim de Renata Mizrahi e Bruno Alexander com arranjos de Isadora Medella e Flávia Belchior
Músicas Joaquim Quer Ser Astronauta e Joaquim e as Estrelas: intérprete Quinho e vocais Fernanda Gonzaga
Direção de Movimento: Juliana Medella
Assistente de Direção e Preparação Corporal: Gabriela Estevão
Preparação Vocal: Natália Fiche
Visagismo: Evânio Alves
Assistente de Trilha Sonora e Operação de Som: Flávia Belchior
Operação de Luz: Giba de Oliveir
Cenotécnico: Jorge Kugler
Contrarregra: Eduardo dos Santos (Duduzão)
Maquinista: Samuel Fernandes (Samuca)
Adereços em Fibra: Nilton Catayana
Adereços Cenográficos: Thais Boulanger e Arlete Rua
Camareira: Marcia Guedes
Costureiro: Jorge Luis
Projeto Gráfico e Ilustração: Letícia Rumjanek
Fotos: Jaqueline Machado
Vídeos de Cena: Aloísio Gomes
Vídeos Institucionais: Raquel Couto
Assessoria de Imprensa: Armazém Comunicaçã
Produção: Zucca Produções
Direção de Produção: Gisela de Castro e Julio Zucca
Coordenação de Produção: Luiza Carino
Produção Executiva: Joyce Soares
Assistente de Produção: Valéria Alves
Realização: Zucca Produções e Companhia Teatro de Nós
Equipe Zucca: Anna Ladeira, Jéssica Araujo e Samara Henriques
Patrocínio: Oi e Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro
Apoio Cultural: Oi Futuro

Agradecimentos

Aldo Medeiros, Alexandre Cândia, Alexandre Rocha, Alfredo Sertã, Ana Vasconcelos, Bruno Alexander, Bruno Perlatto, Cláudio Tizzo, Espaço Corpo –  Ipanema, Shiva Studio de Yoga e Ayurveda-Laranjeiras,  Felippe de Rosemburg, Ipanema Pilates, Jorge Neves, Jurema de Cândia, Lara de Castro Oliveira, Leandro Muniz, Letícia Medella, Lilia Soares, Lucia Nascimento, Luciana Andrade, Gisela Kronemberger, Luiz Claudio Gomes, Márcia Berthold, Maria Arlete Gonçalves, Moacir Chaves, Natalia Fiche, Natasha Corbelino, Patrícia Oliveira, Paulo Giardini, Pedro Genescá, Rakel Cogliatti, Roberyo Guimarães, Sabrina Candido, Sesc Rio Casa da Gávea, Victor D’Almeida, Zé Flávio e toda equipe Oi Futuro.

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

JOAQUIM E AS ESTRELAS

Montagem do texto finalista do concurso de dramaturgia Ana Maria Machado 2009

 

Joaquim e as Estrelas, primeiro espetáculo infantil da autora Renata Mizrahi, esteve em cartaz por três meses no Oi Futuro em Ipanema e foi sucesso de crítica e público. A peça contou com direção de Diego Molina e codireção de Gisela Castro e teve no elenco João Velho (o Catraca, de “Malhação”, e filho de Cissa Guimarães e Paulo César Peréio) e Elisa Pinheiro (protagonista da série “Clandestinos”, de João Falcão, na TV Globo), dentre outros.

O texto de Renata foi finalista do concurso nacional de dramaturgia Ana Maria Machado 2009, realizado pelo CEPETIN – Centro de Pesquisas e Estudos do Teatro Infantil. O projeto, idealizado pela Companhia Teatro de Nós, conta com a realização da Zucca Produções e recebeu patrocínio da Oi, através da Lei do ICMS do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O espetáculo conta a história do menino Joaquim, que é apaixonado pelas estrelas e acredita que elas estão tristes, porque a maioria das pessoas deixou de olhar para o céu.  Joaquim deixa de comer, de ir para escola e de brincar, até que, a partir de um sonho, ele assume a missão de fazer com que as pessoas voltem a dar importância às estrelas.

O ator João Velho, que viveu o personagem Joaquim, nas próximas temporadas será substituído por Leandro Muniz. O elenco conta ainda com Márcio Freitas, Gisela de Castro, Morena Cattoni, Carolina Godinho e Peter Boos. No total são sete atores que se revezam entre 15 personagens.

O cenário foi imaginado por Doris Rollemberg, que se inspirou no estilo minimalista e usou bolas de vários tamanhos para compor o universo do menino. Com 50 minutos de duração, a peça conta ainda com figurinos de Mauro Leite, iluminação de Anderson Ratto e música original de Isadora Medella, que acumula experiência em trilhas sonoras de espetáculos infantis e integra as “Chicas”, grupo musical com carreira de destaque no cenário pop nacional.

Joaquim e as Estrelas é um espetáculo dinâmico e cheio de humor, que fala da grande importância de se valorizar as coisas simples da vida, como apreciar um céu estrelado. Focada no público infantil, a peça é também para toda a família, na medida em que o texto resgata de forma divertida e poética as coisas essenciais do viver. É o resgate do simples através do menino que transmite no olhar a pureza de ser criança.

A classificação etária é LIVRE!

Elenco

Leandro Muniz:  Joaquim
Gisela de Castro: Estrela Vega e Mãe de Joaquim
Elisa Pinheiro: Regininha e Estrela Rigel
Morena Cattoni: Professora, Estrela Sírius e D. Rosinha
Marcio Freitas: Miguelzinho e Seu Manoel
Peter Boos: Marquinhos e Pai de Joaquim
Carolina Godinho: Vandinha, Estrela Antares e D. Rosália

Ficha Técnica Completa

Texto e idealização do projeto: Renata Mizrahi
Direção: Diego Molina
Codireção: Gisela de Castro
Cenário: Doris Rollemberg
Figurinos: Mauro Leite
Iluminação: Anderson Ratto
Trilha sonora: Isadora Medella
Música: “Tema Joaquim”, de Renata Mizrahi e Bruno Alexander, com arranjos de Isadora Medella e Flávia Belchior
Direção de movimento: Juliana Medella
Assistente de direção e preparação corporal: Gabriela Estevão
Preparação vocal: Natália Fiche
Assistente de trilha sonora: Flávia Belchior
Operador de luz: Giba de Oliveira
Operadora de som: Flávia Belchior
Cenotécnico: Jorge Kugler
Contrarregra: Eduardo dos Santos (Duduzão)
Camareira: Marcia Guedes
Costureiro: Jorge Luis
Projeto Gráfico: Letícia Rumjanek
Fotos: Jaqueline Machado
Vídeos: Raquel Couto e Aloísio Gomes
Assessoria de Imprensa: Armazém Comunicação
Produção: Zucca Produções
Direção de Produção: Julio Augusto Zucca
Coordenação de Produção: Luiza Carino
Produção executiva: Joyce Soares
Assistente de produção: Valéria Alves
Realização: Zucca Produções e Companhia Teatro de Nós
Equipe Zucca: Anna Ladeira, Jéssica Araujo e Samara Henriques
Patrocínio: Oi e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro – Lei de Incentivo à Cultura
Apoio Cultural: Oi Futuro

Informações sobre autora, companhia, diretor e atores

Renata Mizrahi é dramaturga, diretora e professora de teatro, formada em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação e Reingresso em Teatro do Teatro pela UNIRIO. É fundadora da Companhia Teatro de Nós e escreve para o site Drama Diário www.dramadiario.com. Foi finalista do concurso nacional de dramaturgia infantil Ana Maria machado 2009 com a peça: “Joaquim e as Estrelas”, contemplado com o Patrocínio da Oi Futuro 2010. Prêmios: Esquete Joaquim e as Estrelas, que ganhou melhor texto no festival Tápias 2009. Esquete: Remendar o café para ver se o eclipse mofou por dentro, que ganhou prêmio de melhor ator para Charles Fricks no festival Tápias 2009. Esquete A Presença de Santiago, que ganhou prêmio de melhor atriz para Talita Werneck no festival Internacional de Humor 2008.  Esquete O encontro que ganhou prêmio de melhor direção para Diego Molina e melhor esquete no Festival Tápias 2006. Escreveu as peças: Cuide bem das Orquídeas, Rua dos Sonhadores, Nada que eu disser será suficiente até que o sol se ponha e 5 Atos Em parceria com autora Julia Spadaccini, escreveu ainda Um dia Anita, e Lar… junto com os autores Fernando Caruso e Cesar Amorim. Atualmente, Renata está trabalhando na supervisão do roteiro do filme “Tainá 3, A Origem”.

Companhia Teatro de Nós foi fundada em agosto de 2005 por Diego Molina, Elisa Pinheiro, Letícia Medella e Renata Mizrahi e conta também com o iluminador Anderson Ratto. Estreou em junho de 2006 com a peça Nada que eu disser será suficiente até que o sol se ponha, de Renata Mizrahi e Elisa Pinheiro, com direção de Diego Molina no Espaço SESC Copacabana. Sua segunda montagem foi o espetáculo Rua dos sonhadores, também de Renata e direção de Diego, em abril de 2007. Atualmente, a Companhia, em parceria com a Zucca Produções, vem trabalhando para realização do espetáculo Joaquim e as Estrelas, e no projeto inédito adulto Procurando Allen.

Diego Molina é diretor de teatro, dramaturgo, ator e professor. Mestre em teatro pela UNIRIO, também é formado em Direção Teatral. Fez cursos e oficinas com Zé Celso Martinez Correia, Cibele Forjaz, Moacir Chaves, Bosco Brasil, Suzana Saldanha, Lorena da Silva, entre outros. Dirigiu os espetáculos Não matei, mas sei quem fui (Vanucci, Café Pequeno, Gláucio Gil e Sérgio Porto); Meu primeiro anão (Tablado); Ninguém mais vai ser bonzinho (Oi Futuro, Solar de Botafogo e Circulação Nacional), Um dia Anita / Rua dos Sonhadores / Lar… (os três fazendo parte do projeto Ocupação Casa da Gávea); Édipo Rei (CCBB, Planetário e Riocenacontemporânea); Encontros de Humor (Café Cultural), Fabulamente – Um monólogo cômico (Ziembinski e SESC Tijuca), Nada que eu disser será suficiente até que o sol se ponha (SESC Copacabana, Sérgio Porto e Mostra Oficial do Festival de Curitiba 2008), entre outros. Foi assistente de direção de Moacir Chaves nos espetáculos The Cachorro Manco Show e MacBeth; de César Amorim, na peça Dois pra lá, dois pra cá; e participou da equipe de direção de Quantos atores cabem num fusca?, sob a coordenação de Angel Palomero. Além da Companhia Teatro de Nós, é o diretor artístico do grupo Os Inclusos e os Sisos há cinco anos, com o qual percorreu 13 estados brasileiros.

Leandro Muniz nasceu no Rio de Janeiro em julho de 1978 e é ator, músico, autor e diretor teatral. De 1997 a 2002, integrou a cia Os Fodidos Privilegiados, dirigida por Antonio Abujamra e João Fonseca, realizando trabalhos de ator, músico e assistente de direção musical. Como ator e músico, trabalhou com diretores como João Falcão, Karen Acioly, Paulo de Moraes, Paulo Betti, entre outros. Um de seus textos, “Peça por peça”, foi um dos selecionados do Concurso Nacional de Dramaturgia do CCBB 2007. Foi vencedor por dois anos seguidos do Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro com os textos “Musical Disney” e “Texto é que nem filho, primeiro a gente faz, depois dá o nome”. Seu espetáculo, “Relações Peça quase romântica”, ganhou 4 prêmios no XVI Festival de Teatro do Rio 2009, incluindo melhor texto. Atualmente é roteirista do programa ‘Junto e Misturado’ da Rede Globo, e ator dos espetáculos “Marina” e “Marina, a sereiazinha” ambos da Cia PeQuod.

Elisa Pinheiro é atriz, com formação em Teoria Teatral (Uni-Rio). No teatro, atuou em Ensina-me a Viver (2009) e Clandestinos, ambas de direção de João Falcão; O Jardim das Cerejeiras (2008), Ovo Frito (2008), Macbeth (2007) e Utopia (2006), todas dirigidas por Moacir Chaves; Cidadezinha Qualquer (2002), sob direção de Amir Haddad; O Pequenino Grão de Areia (2007), de João Falcão e direção de Marcelo Melo; Procura-se Hugo (2008), de Diléa Frate e direção de Luis Igreja; Relações – Peça Quase Romântica (2009), com texto e direção de Leandro Muniz; Rompecabeza (2003), texto e direção de Walter Daguerre; e Nada Que Eu Disser Será Suficiente (…) (2006), de Renata Mizahi e direção de Diego Molina, entre outros espetáculos.

No cinema, trabalhou em Uma Professora Muito Maluquinha (2009), O Vestido (2004), Poeta de 7 Faces (2002) e Centro do Rio (2004). Na TV, participou do seriado Quase Anônimos (do Multishow), atuou no especial da TV Globo Por Toda Minha Vida (2008), participou de novelas como A Favorita (2008), Páginas da Vida (2006), Pé na Jaca (2006) e Belíssima (2005). No Canal Futura, fez a série Multicurso (2002). No segundo semestre de 2010, protagnizará a serie Clandestinos, de João Falcão, na TV Globo

Gisela de Castro é atriz profissional desde 1999, tendo atuado em peças de Márcio Vianna, Domingos Oliveira e Michel Bercovitch. Atuou em Linha Reta e Linha Curva, de Machado de Assis, sob direção de Dudu Sandroni em 2009; Artorquato, ao lado de Gilberto Gawronski (2006); fez Lisístrata em Greve de Sexo, de Millôr Fernandes (2005 e 2006) e Brutal (2003), de Mario Bortolotto, entre muitos outros espetáculos.

No cinema, atuou nos longas-metragens “Quase Dois Irmãos”, de Lúcia Murat e “Mulheres do Brasil”, de Malu de Martino e produção de Elisa Tolomelli. Em 2006, produziu e codirigiu o espetáculo O Pequenino Grão de Areia, de João Falcão – Melhor espetáculo de 2006 – e, em 2008, produziu e foi diretora assistente de Procura-se Hugo, de Dilea Frate, com a Companhia do Gesto. É sócia e diretora artística da Zucca Produções.

Morena Cattoni é atriz e diretora. Iniciou sua carreira no Tablado no ano de 1992. De 2001 a 2002, dedicou-se aos estudos da mímica corporal dramática, em Londres. De volta, atuou em espetáculos como O Pequenino grão de areia e Um dia Anita.

No cinema, foi dirigida por Felipe Bragança e Marina Meliande no longa metragem A Fuga, a Raiva, a Dança, a Bunda, a Boca, a Calma, a Vida da Mulher Gorila, filme que participou do festival de Locarno (Suíça) e foi vencedor da 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes.  Há quatro anos, compõe o quadro docente da escola Artcênicas, onde desenvolve e aprimora seus estudos acerca da fisiologia no trabalho do ator.

Marcio Freitas formou-se pelo curso profissionalizante de atores da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), em outubro de 2005. Atuou em A viagem de Zenão, Macbeth e Édipo Rei. Atualmente, está concluindo a graduação em Teoria do Teatro, na UNIRIO.

Peter Boos é formado em interpretação pela UniRio. Ganhou um prêmio de interpretação na II Mostra Estudantil de Teatro do Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio, com a peça Édipo Rei, direção de Diego Molina. Seus trabalhos no teatro foram Ecos da Inquisição, Macbeth e O Jardim das Cerejeiras todas com direção de Moacir Chaves, e Festa de Família, direção de Bruce Gomlevski.

Carolina Godinho é formada em Artes Cênicas pela Uni Rio. Seus trabalhos mais recentes no teatro foram Ecos da Inquisição e Édipo Rei.