(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
CAIXA Cultural
apresenta
RETROSPEQ!
Repertório PeQuod
Espetáculos & Oficina
(Interior)
De uma oficina de teatro de animação, em 1999, no Rio de Janeiro, nasceu um espetáculo. Em torno dele, formou-se uma companhia, unida pela busca do novo, pela sede de pesquisa, por afinidades culturais que ultrapassavam o palco. À montagem inicial se somou outra, mais outra e, de repente, já eram cinco espetáculos, um repertório! Vieram prêmios importantes, recebidos com dupla alegria por serem raros entre os grupos de teatro de animação. Foram realizadas centenas de apresentações em 17 estados brasileiros e uma bem-sucedida temporada na Espanha. E agora, uma retrospectiva! A oficina gerou toda uma obra. Como o tempo passa depressa…
Foram apenas nove anos até aqui, mas a Cia. PeQuod já tem muito a mostrar e a recapitular. Esta retrospectiva se propõe a reafirmar que teatro de animação não é somente teatro de bonecos, não é apenas para crianças, nada tem de inferior em relação às formas mais difundidas do fazer teatral e é capaz de crescer com a subversão de seus princípios. A retrospectiva presta-se também a mostrar que o teatro pode sair mais forte do diálogo com o cinema, as artes plásticas, a fotografia, os quadrinhos, o desenho animado e a dança; que ainda é possível entreter e cativar a plateia sem dizer uma só palavra no palco. Que textos com bonecos e que a pesquisa é o caminho ruma á renovação e à inovação das artes cênicas.
É no somatório do que a Cia. PeQuod já fez que ela busca o que ainda está por fazer. O grupo hoje se orgulha de já ter uma cara, mas que se pretende eternamente mutante, nunca definitiva. Ainda há muito a criar, escrever, adaptar, mostrar, desafia, estudar. Esta é uma oportunidade única de rever o passado do grupo, conhecer seu presente e embarcar para o futuro. Aceite o convite. Só falta você para o navio zarpar.
Miguel Vellinho
(Interior – Com Fotos dos Espetáculos)
Filme Noir
de 16 a 19 de julho – quinta a sexta – 19h, sábado e domingo – 18h
Cantora de um clube de jazz suspeita de assassinato, Verônica De Vitta, contrata um fracassado detetive particular, com quem se envolve. Totalmente em preto-e-branco, o espetáculo adapta para o teatro de animação a estética e os clichês do filme noir clássico, mas subvertendo-os
“Os bonecos realmente parecem adquirir personalidade própria, enquanto a trama segue com fidelidade o clima do filme noir.”
Barbara Heliodora, O Globo
“Filme noir é uma experiência muito bem-sucedida, que merece ser prestigiada de forma incondicional pelo público, e cujo sucesso deve ser compartilhado entre todos os profissionais que dela participam.”
Lionel Fischer, Tribuna da Imprensa
O Velho da Horta
dia 23 e 24 de julho – quinta e sexta – 19h
Esta farsa, escrita em 1512 por Gil Vicente, é protagonizada por um hortelão idoso que se apaixona por uma jovem freguesa. Embora ela não corresponda ao seu amor, o Velho acredita tê-la conquistado, enganado por uma trapaceira que se faz de intermediária do romance, apenas interessada em lhe arrancar algum dinheiro.
“Uma peça que escancara o amor sem medida e sem limites de idade é programa obrigatório, social e didático. Para ajudar a criar um ser humano melhor.”
Dib Carneiro Neto, O Estado de S. Paulo
Sangue Bom
dias 25 e 26 de julho – sábado e domingo – 18h
A história de um bizarro e tragicômico triângulo amoroso formado por uma jovem com tendências suicidas, um vampiro amargurado pela solidão da vida eterna e um caçador de vampiros. Sem palavras e com humor ferino, o espetáculo fala de paixão e desilusão, misturando referências de desenhos animados, filmes de terror e literatura gótica.
A montagem procura reproduzir no palco os efeitos de enquadramento, edição e movimentação de câmera característicos do cinema.
“Sangue Bom é um espetáculo cheio de recursos e truques que vem encantando a jovem plateia. Mais que isso, é o teatro de bonecos que, enfim, deixa a carreira de festivais para ganhar temporada regular nos teatros”
Lucia Cerrone, Jornal do Brasil
“O roteiro e a direção de Miguel Vellinho prezam pelo uso escancarado de personagens estereotipados e de clichês de histórias de vampiro. Ainda bem, pois são exatamente esses elementos que fazem do espetáculo algo particularmente especial.”
Isabel Butcher ,Veja Rio
Oficinas
1° Turma de 17 a 19 de julho das 9h às 14h
2° Turma de 23 a 26 de julho, das 19 às 13h
Em paralelo à retrospectiva, a Cia. PeQuod realiza a oficina “Teoria e Prática no Teatro de Animação”, a fim de difundir os frutos de seus dez anos de pesquisa e preparar novos profissionais, contribuindo para a revitalização dessa arte. A oficina se dedica a profissionais das artes cênicas, artistas plásticos, professores e demais interessados.
(Verso do Programa – Fotos dos Espetáculos)
Sangue Bom
Liliane Xavier
Marise Nogueira
Márcio Nascimento
Márcio Newlands
Mário Piragibe
Direção: Miguel Vellinho
Cenografia: Andréa Renck
Figurinos: Maurício Carneiro
Iluminação: Renato Machado
Trilha Sonora: André Luiz
Coreografia: Duda Maia
Assistência de Figurino: Alzira Andrade
Assistência de Cenografia: Márcio Newlands
Esculturas dos Bonecos: Gabriela Bardy
Confecção de Bonecos e Adereços: Andréa Renck, Gabriela Bardy, Márcio Newlands, Miguel Vellinhos
Fotografias: Simone Rodrigues
O Velho da Horta
Liliane Xavier
Marise Nogueira
Márcio Nascimento
Márcio Newlands
Texto: Gil Vicente
Direção Miguel Vellinho
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Figurinos dos Atores e Bonecos: Kika de Medina
Direção Musical e Trilha Sonora: Maurício Durão
Iluminação: Renato Machado
Adaptação do Texto: Rosita Silveirinha
Esculturas dos Bonecos: Bernardo Macedo
Confecção de Bonecos: Márcio Newlands, Bernardo Macedo . Miguel Vellinho
Fotografias: Simone Rodrigues
Filme Noir
Liliane Xavier
Marise Nogueira
Márcio Nascimento
Márcio Newlands
Mário Piragibe
Direção e Roteiro: Miguel Vellinho
Cenografia e Adereços: Carlos Alberto Nunes
Figurinos dos Atores e Bonecos: Kika de Medina
Iluminação: Renato Machado
Trilha Sonora: Maurício Durão
Locução: Renato Peres, Mariane Gutierrez, Maurício Durão, Márcio Nascimento.
Coreografia: Claudia Radusewski
Confecção dos Bonecos: Maria Rêgo Barros, Márcio Newlands, Miguel Vellinho
Esculturas dos Bonecos: Flávia Vitralli, Bernardo Macedo
Fotografias: Simone Rodrigues
Espetáculos
A Cia. PeQuod – Teatro de Animação surgiu de uma oficina realizada por Miguel Vellinho, em 1999. Nestes dez anos de existência, a inquietação artística desta equipe de profissionais gerou seis montagens que buscaram conjugar coragem, ousadia e profundo detalhamento artístico através de um entrelaçamento de tradição e cultura pop contemporânea. Em seus espetáculos, a PeQuod procura refazer os limites do seu teatro aproximando-se de outras manifestações artísticas, como a dança, a literatura, os quadrinhos, o cinema, a fotografia. Tudo isso sem jamais perder o caráter artesanal da confecção dos bonecos, figurinos e cenários. Estas foram, desde o princípio, as bases do trabalho da companhia, que completa sua primeira década de existência com um repertório sólido, ativo e reconhecido em todo o país.
Sangue Bom –1999
Noite Feliz – 2001
O Velho da Horta – 2002
Filme Noir – 2004
Peer Gynt – 2006
Expo
Exposição Retrospeq! – 2008
PeQuod – 10 anos
ReTrosPeQ!
Repertório PeQuod
Idealização do Projeto de Miguel Vellinho e Carlos Alberto Nunes
Projeto Gráfico: Roberta de Freitas
Operações de Luz: Giba de Oliveira
Operação de Som: Telma Lemos
Equipe de Produção: Alex Nunes, Gabriela Dracxler, João Eizô, Nina Solon, Paula Almeida, Pedro Yudi, Rafaela Sales, Roberto Jerônimo e Rodrigo de Bonis
Produção Executiva: Erick Ferraz
Direção de Produção Sérgio Saboya e Silvio Batistela
Produção Galharufa Produções Culturais
Filme Noir
Não Recomendado para Menores de 14 Anos.
O Velho da Horta
Livre para Todos os Públicos.
Sangue Bom
Não Recomendado para Menores de 14 Anos.
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 11 – Centro, São Paulo, SP, CEP 01001-001
Terça a Domingo, das 9 às 21h – Tel.: (11) 3321-4400
www.caixa.gov.br/caixacultural
SAC CAIXA: 0800 726 0101
Ouvidoria: 0800 725 7474 – 0800 726 2492 (Deficientes Auditivos)
Produção
(Logo) PeQuod – Teatro de Animação
Apoio
(Logos) Cantina Luna Di Capri, Planeta’s, Bassano, Cantina e Pizzaria Piolin.
Patrocínio
(Logos) CAIXA, Governo Federal