(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Caravana FUNARTE de Circulação Regional Sudeste e Sul
MAMÃE, COMO EU NASCI?
Texto Fátima Valença
Concepção e Direção de Antonio Carlos Bernardes
(Interior – Fotos de Cena)
Foram nove anos de gestação para essa criança nascer. Marcos Ribeiro era um dos comentaristas do programa Caras e Coroas, que eu dirigia na TV Educativa. Um dia levou seus livros para que eu os conhecesse. O convite para adaptar para teatro veio a seguir. Minha adesão foi imediata. Fizemos o projeto, mas nada de patrocínio. O tempo foi passando, outros trabalhos passaram a frente, mas a vontade de levar adiante nossa idéia não foi esquecida. Em 2002, a decisão: agora ou nunca! E mesmo sem patrocínio, a vontade de fazer foi maior. Juntamos os amigos e geramos nosso espetáculo. A criança demorou a nascer, mas nasceu forte e bonita.
Mamãe, Como Eu Nasci? estreou em março de 2003, participando da 3ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, se apresentando em todas unidades do SESC Rio (Capital e Interior e Baixada). Realizou temporadas nos Teatros Maria Clara Machado – Planetário, Teatro Ziembinski, Teatro SESC Tijuca, e Teatro Miguel Falabella. Participou Fo Festival Nacional de Teatro de Teatro Infantil de Blumenau e representou o Brasil no Festival Internacional de Córdoba, Argentina. Foi um dos espetáculos escolhidos a participar do Projeto Em Boa Companhia, no Teatro Calouste Gulbenkian, pela Prefeitura do Rio. Foram mais de cem apresentações, levando divertimento e informação a um número incontável de crianças e pais.
Em 2005, com o apoio do Ministério da Cultura, Mamãe, Como Eu Nasci? é um dos espetáculos que participam da Caravana Funarte de Circulação Regional – Sudeste Sul, e assim mais crianças e pasi terão a oportunidade de desfrutar do nosso trabalho.
Bom espetáculo.
Antonio Carlos Bernardes
(Fotos dos Atores)
Carmen Frenzel
Mayra Capovilla
Márcio Machado
Dayze Pozzato (Stand in)
Vozes Adicionais: Isa Vianna e Marcelo Capobiango
Texto: Fátima Valença
a partir do livro de Marcos Ribeiro
História, Concepção e Direção: Antonio Carlos Bernardes
Trilha Sonora, Arranjos e Músicas e Direção Musical: Ubirajara Cabral
Animação: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
a partir dos desenhos de: Bia Salgueiro
Figurino: Douglas Nogueira
Iluminação: Djalma Amara
Fotos: Paulo Rodrigues
Programação Visual: A 4 Mãos Comunicação e Design
Mobiliário Cenográfico e Direção de Produção: Antonio Carlos BernardesOperador de Áudio e Vídeo: Marcos Urutay Oliveira
Operador de Luz: Carlos Gil
Produção de Viagens: Dayze Pozzato
(Jogo: Caça Palavras)
(Última Capa – Jogo: Labirinto)
Realização
(Logo) ACB TEatral
Apoio
(Logos) CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Galpão Cine Horto, Cores, Companhia Força e Luz Cataguazes, Zit Gráfica, A 4 Mãos, Fundação Rio das Ostras, Prefeitura de Búzios, Funarte, Ministério da Cultura