Programa do espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, SP, no SESC Vila Mariana, em 15.05.2005

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Grupo Luz e Ribalta
da Cooperativa Paulista de Teatro
apresenta

de Tatiana Belinky

BEIJO NÃO!

Tatiana Belinky é um marco significativo na literatura infantil, não só pela obra (cuja beleza  e delícia prescindem de comentários) como pela preocupação que sempre teve, ao longo de todo seu trabalho, tanto na televisão quanto no teatro, de incentivar as crianças a ler. Ela sabe, como ninguém da importância da leitura como alimento e instrumento de expressão e comunicação. Ler é viver uma multiplicidade de experiências que só o contato íntimo com a boa palavra permite. Suas peças, sejam elas enredos originais ou sejam adaptações de histórias tradicionais, têm sempre a preocupação de provocar prazer em quem as vê: uma boa história prato que nenhuma alma sensível dispensa.

Tatiana Belinky tem o dom de atiçar quem a ouve, quem a lê ou quem assiste às suas peças a mergulhar no universo da palavra, oral e/ou escrita. Provavelmente esse dom vem de seu talento de escritora associado ao seu grande e contagiante amor pela vida.

Beijo, Não! Ah, o mundo está gerando depressa demais. Tudo muda, tão de repente! Até há pouco tempo celular não existia. Computador também não é coisa antiga. Parece que hoje tudo que usamos está ligado ao mundo digital: a conta de banco, o cartão de telefone, o bilhete de ônibus, as compras nos supermercados…

Tanta mudança acaba por provocar uma crise no feiticeiro Merlinaldo, personagem central da peça Beijo, Não!

E não é difícil de entender, não é? Às vezes tem-se mesmo a sensação de que o mundo está indo muito rápido. Só mesmo o Amor para sossegar nosso coração e garantir a beleza do Tempo que vem por aí.

  Gabriela Rabelo

Beijo, Não!, comotodos os trabalhos realizados pelo Grupo Luz e Ribalta, nasceu com  Antonio Andrade, nosso saudoso Tonhão, corinthiano fanático mas amigo de todos.

Ligado ao teatro infantil em geral e a Tatiana Belinky em particular, Tonhão recebeu dela a sugestão de montar Beijo, Não! Leu a peça e abraçou imediatamente o projeto de leva-la para a cena. Mas a vida tem seus caminhos que não são determinados pelos nossos desejos. Fisicamente Tonhão não está mais conosco mas é a ele que nosso trabalho é dedicado, com todo carinho que ele sobe despertar em nós.

Ficha Técnica

Texto: Tatiana Belinky
Direção: Gabriela Rabelo
Música e Direção Musical: Rodrigo Mesquita
Cenário e adereços: Carlos Colabone
Figurinos e adereços: Ângela Cordeiro
Preparação Corporal: Augusto Pompêo
Grafite: Vanderson Alexandre e Sayuri Honda
Painel Computadorizado: Rogério Wagner
Projeto Gráfico: Carlos Colabone
Fotos: Jeferson Pancieri
Operador de Luz: Ricki Soares
Direção de Produção: Deborah Correa

Elenco

Décio Pinto: Bruxo Merlinaldo
Theodora Ribeiro: Coruja Urracunda
Rodrigo Mesquita: Macaco/Quinzinho
Luana Cortez: Katita

Realização

Grupo Luz e Ribalta
Cooperativa Paulista de Teatro

Projeto Escola
Deborah Corrêa – (11) 6601-3753
e-mail: deborahcorrea@uol.com.br
Décio Pinto – (11) 9918-9130
e-mail: deciopinto@terra.com.br

Apoio Cultural

(Logos)  5 à Sec, Crítério Artes Gráficas, Patas Urbanas – Pet Shop, TVN Comunicações, ZYB Vídeo Art, Cantina Luna di Capri, Colégio Santa Maria, Planeta’s Restaurante

Agradecimentos

Amanda Mesquita, Batata (maquiadora), Calixto de Inhamuns, Condomínio Edifício Siena Amalfi Ravena, Erica Barros, Fauzi Arap, Heloiza Jovelina de Jesus Iza Gouvea, Kalil Jabour, Nívio Diegues, Pedro Arnoni, Renato Primo Comi, Richard M. Simpson Alvear, Núcleo de Artes Cênicas do SESI – A. E. Carvalho, Vladimir Capella

SESC São Paulo