(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Prefeitura do Rio
O CONTO DO INVERNO
(Verso da Capa)
A Verdade é filha do Tempo
O romance Pandosto, de Roberto Greene (principal fonte da peça) tem por subtítulo O Triunfo do Tempo, e um lema consta na página de rosto: Temporis filia veritas (A verdade é filha do tempo)
Contos…
Contar uma história… sempre pensamos e fizemos teatro tendo como objetivo contar uma história. Ouvir uma peça – um texto! E pela escuta imaginar, fantasiar… as crianças precisam ouvir uma, duas, várias vezes a mesma história, e através desse recontar ir se entendendo e entendendo o mundo. E ai do contador que não repetir exatamente a história como foi por ele e inicialmente contada! Nós, atores, temos a oportunidade de manter essa criança como um ser criador que nos habita para sempre, e dessa forma contar fábulas de todas as sortes para os ouvintes/espectadores que vem ao teatro ouvir/ver os nossos contos. E ai dos atores que não repetirem exatamente a história como foi por eles inicialmente contada!
O Conto do Inverno. Este lindo texto de Shakespeare com suas personagens fabulosas, ricas e apaixonantes nos proporciona o prazeroso exercício de contdores de histórias!
Esse conto é dedicado a Gerda Queiroz, que tantos contos contou e que a tantos encantou.
Susanna Kruger
(Interior)
Direção: Daniel Herz
Texto: William Shakespeare
Tradução: José Roberto O’Shea (editada pela Iluminuras)
Direção Artística da Companhia de Teatro Atores de Laura: Susanna Kruger e Daniel Herz
Dramaturg: Marlene Soares dos Santos
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenário: Ronald Texeira
Figurino: Heloisa Frederico
Trilha Sonora e Direção Musical: Carlos Cardoso
Direção de Movimento: Márcia Rubin
Projeto Gráfico: Paula Mello
Fotos: Danton Valério
Assessoria de Imprensa: Stella Stephany e João Pontes
Assistência de Direção: Maíra Graber
Assistência de Iluminação: Luiz André Alvim
Cenógrafo Assistente: George Bravo
Assistência de Figurino: Anna Nodari, Joana e Beth Passi de Moraes e Maria Lúcia Barreira
Equipe de Montagem de Luz: Luís Fernando Blau, Rodrigo Pivete e Juliana Moreira
Confecção da Tapeçaria: Letícia da Hora, Tânia Dutra, Caroline Dutra, Soraya Izar, Maria da Penha, Pedro Izar, Rafael Romão, Tarcísio Firmino
Confecção do Cenário: Equipe da Confecção da Tapeçaria e Elenco de O Conto do Inverno
Costureira: Lucia Lima
Produção Executiva: Roberta Schneider e Marcio Fonseca
Projeto: Márcia Dias
Realização: Companhia de Teatro Atores de Laura
(Interior)
Ana Paula Secco (Perdita – filha de Leontes e Hermione e Marinheiro)
Márcia Cerqueira (Dama – de Hermione e Mopsa)
Susanna Kruger (Paulina – mulher de Antígono e Menino da Tosquia)
Vanessa Dantas ( Dama – de Herminone e Dorcas)
Verônica Reis (Hermione – Rainha, mulher de Leontes e Velha da Tosquia)
Anderson Mello (Camilo – nobre da Sicília)
Charles Fricks (Leontes – Rei da Sicília)
João Marcelo Pallottino (Políxeres – rei da Boêmia)
Leandro Castilho (Florizel – Príncipe da Boêmia Oficial e Marinheiro)
Luiz André Alvim (Velho Pastor – suposto pai de Perdita e Nobre da Sicília)
Marc Francken (Mamillius – Jovem príncipe da Sicília)
Marcio Fonseca (Antígono – nobre da Sicília e Criado da Tosquia)
Paulo Hamilton ( Autólico, Arquídamo – Nobre da Boêmia e Marinheiro)
Robert Carvalho (Camponês – Filho do Velho Pastor, Carcereiro e Marinheiro
Tiago Queiroz Herz (Mamillius – jovem Príncipe da Sicília)
Val Elias (o Tempo)
A Companhia de Teatro Atores de Laura foi criada em 1992 pelos atores e diretores Susanna Kruger e Daniel Herz
1993 – A Entrevista
1994 – Cartão de Embarque
1995/96/97 – Romeu e Isolda
Prêmio Coca-Cola de Teatro na categoria melhor direção (Susanna Kruger e Daniel Herz), Prêmio Shell 95 para melhor iluminação (Aurélio de Simoni)
1995 – Sonhos Shakesperianos de Uma Noite de Inverno ou Juliet’s Birthday
1996/97 – Decote
Prêmio Coca-Cola de Teatro nas categorias de melhor texto (criação coletiva) melhor direção (Susanna Kruger e Daniel Herz) e melhor espetáculo
1998 – O Julgamento
1998/1999 – A Casa Bem Assombrada
1998 – O Mundo não me Quis
1999/2000 – Auto da Índia ou Arabutã
1999 – As Rosas de Nossa Senhora
1999/2000 – A Flauta Mágica
Prêmio Coca-Cola de Teatro para as categorias melhor produção, melhor iluminação (Aurélio de Simoni), atrioz revelação (Helena Stewart) e melhor espetáculo.
2002/2003 – As Artimanhas de Scapino
Prêmio Shell de Teatro na categoria melhor Figurino (Heloisa Frederico)
Prêmio BR Qualidade nas categorias melhor direção (Daniel Herz) e melhor espetáculo
(Anúncio: Werner Tecidos)
(Verso da Última Capa)
O Conto do Inverno… O Conto do Inverno… mas por que este texto
Hamlet, Rei Lear, Otelo, Macbeth, A Tempestade… sempre sonhei em montar estes clássicos, mas O Conto de Inverno “quase” nunca tinha ouvido falar. Quando a Susanna trouxe este projeto para a Companhia de Teatro Atores de Laura fiquei intrigado com a pergunta: por que montar este texto?
Desconfiado, devido à informação de que esta peça nunca havia sido montada no Brasil, fui ler este Shakespeare. De repente, fiquei com a sensação de que eram duas peças: a tragédia de Leontes, Hermione, Paulina, Mamilius, Polixenes, Camilo, Antígono… e a comédia de Perdita, Florizel, Autólico, o velho Pastor, o Camponês…
Fiquei impressionado com o despudor do Bardo de transitar de um gênero para o outro com tanta distinção. Mas, entendi que estes dois gêneros se harmonizam em uma fábula com camadas de narrativas superpostas que nos remete a uma série de indagações. Quem estaria contando O conto? Seria Mamillius? Seria o Tempo? Seria O conto da Sicília ou da Boêmia? Ou seria O conto do Teatro? E a partir da descoberta de que por trás de toda esta fábula existe o fascínio do grande narrador pela arte do teatro encontrei a resposta que orientou a montagem da Companhia de Teatro Atores de Laura. O Conto do Inverno é o conto do encontro e do reencontro da palavra, da poesia com a ideia mais simples que está por trás do fazer teatral: contar uma história.
Sempre ressalto que o diretor pode contar com uma equipe de profissionais talentosos em que ele confia é um privilégio. Juntos participam intensamente da primeira leitura do texto até o último dia da temporada, testemunhando a transformação de uma proposta de trabalho em um espetáculo sempre em processo.
Daniel Herz
(Última Capa)
Agradecimentos
Administração do Norte Shopping, Todos os funcionário do Teatro Miguel Falabella, Adriana Schneider, Aline da Silva Lima, Alzenira de Mello Moraes, Ana Maria de Castro Moreira, Ana Paula de Souza Barcelos, Artur Gama, Bárbara Queiroz Herz, Be Light, Cecília Alcure, Companhia Café, Daise Corrêa, Daniel Uryon, Eduardo Castela, Eliane, Eny Goffman, Fátima Linhares Pacheco, Flavio Graff, Flora Schneider Alcure Mendes Pereira, Francisco de Oliveira, Francisco Pedrosa, Gisela Kronenberger, Grupo O Porão, Grupo Pedras, Helena Stewart, Heloisa Sampaio Machado, Isio Ghelman,Isis Jotobá, Jeanne Duarte, João Carlos, José Paulo de Moraes, Júlia Frederico, Leiza Maria, Manuela e João Frederico Marques, Manuel Cerqueira, Marcia Frederico, Maria Laura Guimarães, Mário Monegário, Mariza Cerqueira, Miguel Graber de Lima, Nete, Nilza e José Beltrão Frederico, Os Desequilibrados, Raphaella Cotrin, Ricardo Bicudo, Ricardo Moreno, Roberto Dias, Rodrigo Cohen, Samuel Leon, Sonia Dumond, Tereza Neves, Tjerk Guus Francken, Viviane Florêncio e Walma Teixeira
Apoio
(Logos) Dantelle, ArtPerola, Scarabeun, Oca da Tapioca, Peccato, DeMillus, MultiMarket, Gallery Ipanema, Makeup, Zamur, Clube das Flores, Estrela do Sul, Raajmahal, Cantina Donanna, Grupos e Cias., Essentiallis, Boy Sevice, Werner Tecidos, Norte Shopping, RioPrefeitura – Culturas