(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
O Tablado apresenta
LEONCE E LENA
(Interior)
De Georg Büchner
Direção de Ricardo Kosovski
Sobre a Montagem
A escolha pela comédia de Büchner, Leonce e Lena, justifica-se pela contemporaneidade de seu conteúdo, no que diz respeito à abordagem de temas como o amor, o tédio e o poder. Esferas que Büchner apresenta, ao mesmo tempo, de modo delicado, cirúrgico e contundente.
A peça tem um forte cunho filosófico tratando-se, segundo alguns teóricos, de uma comédia “niilista”, paradoxo que do ponto de vista teatral rende frutos dramáticos de altíssima voltagem.
Büchner, através desta dramaturgia, confirma o grande fatalismo da condição humana, e neste sentido, Leonce e Lena, é uma comédia dialeticamente trágica: apesar de tanto Leonce quanto Lena buscarem o caminho da redenção e da independência, quis o destino que eles se encontrassem ao acaso e se apaixonassem um pelo outro, sem saber quem realmente eram.
A encenação tem como perspectiva ampla o uso do universo de Fernando Botero e suas pinturas acerca da “gordura humana”, tentando explorar, exatamente por ser uma comédia, a graça e a inversão de padrões estéticos dos protagonistas da peça. Assim, Leonce e Lena, um príncipe e uma princesa, são representados por excelentes atores, André Mattos/Gláucio Gomes e Érica Evanttini.
A encenação baseia-se também em uma famosa coreografia da francesa Maguy Marin, Grosland, de 1989, onde são explorados os movimentos e a gestualidade dos “gordos”, numa tentativa de se trabalhar a sexualidade a partir de padrões estéticos diferentes da norma.
O curioso é que a intenção da montagem não é explorar o grotesco ou a graça fácil do uso de atores gordos. Ao contrário, todos os procedimentos cênicos e a estética do espetáculo buscam o encontro da leveza do peso, da delicadeza e da sensualidade de formas corporais tidas como fora do padrão convencional de beleza.
Montar essa comédia romântica é trazer ao público de hoje, além de um autor desse quilate e pouco conhecido entre nós, temas tão contemporâneos que esse clássico romântico aborda. É um texto delicado e filosófico no qual podemos apreciar uma divertida comédia, ao mesmo tempo em que nos leva a refletir sobre nossas vidas, tanto do ponto de vista ético quanto existencial.
É uma parábola em forma de conto de fadas que encanta jovens e adultos.
(Fotos – elenco: André Mattos, Érika Evanttini, Glaucio Gomes, Débora Lamm, Luiz Carlos Tourinho, Dida Camero, Ricardo Alegre, Jane Braga, Wilian Guimarães, Renatão Franco)
Sobre o Autor
Leonce e Lena é uma peça de Georg Büchner, 1813-1837, dramaturgo alemão, escrita em 1836 para um concurso literário. Trata-se de uma comédia romântica fortemente inspirada em William Shakespeare.
Além de Leonce e Lena, Büchner, escreveu A Morte de Danton,1835, e Woyzec, 1836.
Morreu precocemente em 1837, aos 23 anos, de tifo. Além das peças, escreveu também uma novela Lenz, 1835. Suas atividades e dramaturgia são altamente politizadas e preocupadas com as questões populares e do campo. É considerado, dentro do teatro universal, um gênio, um visionário, que preparou as bases do teatro moderno, utilizando-se de técnicas inovadoras, para retratar o homem como uma vítima de circunstâncias trágicas, tornando-se assim, precursor de várias tendências que se desdobraram a partir do modernismo x simbolismo, na passagem do século XIX para o séc. XX. É citado como referência estética tanto por Bertold Brecht, como por Antonin Artaud, teatrólogos de correntes opostas no século XX, porém unânimes em apontar a importância de Büchner.
Texto: Georg Büchner
Direção Geral: Ricardo Kosovski
Cenografia e Supervisão de Figurinos: Lidia Kosovski
Figurinos: Daniela Vidal
Iluminação: Daniel Galvan, Mario Jorge Kugler
Supervisão de Iluminação: Jorginho de Carvalho
Músicas e Direção Musical: Marcio Trigo
Arranjos e Execução: Nilton Cardoso
Preparação Vocal: Sônia Drumont
Direção de Movimento: Bia Junqueira
Direção de Produção: Fernando do Val
Produção Executiva: Lincoln Vargas
Programação Visual: Marina Kosovski
Fotos: Guga Melgar
Assessoria de Imprensa: Ivone Kassu
Pintura de Arte e Adereços: Derô Martin, Helder Araújo
Assist. de Direção: Dida Camero
Assist. de Cenografia: Leonardo Bungarten, Luciana Massena
Assist. de Produção Musical: Claudia Martelotta
Assist. de Produção: Juliana Tillmann, Carlos Grun, Ronald Carneiro Jr.
Montagem de Luz: Marcio Araújo, Anderson Peróba
Cenotécnico: Humberto Silva e Equipe
Confecção de Figurinos: Macedo Leal, Helena Torrubia
Sapatos: Nieto Spain
Adereços de Figurino: Cátia Vianna
Op. De Som: Clara Araújo
Op. De Luz: Paulo Roberto
Contrarregras: Remo Trajano, Luciana Serpa, Júlia Marina, Delano Sessin, Henrique Vilela
Administração: Lincoln Vargas, Fernando do Val
Produção: MCM Produções Artísticas,O Tablado
Supervisão: Cacá Mourthé
Leonce: André Mattos / Glaucio Gomes
Lena: Érika Evanttini
Valério: Luiz Carlos Tourinho
Governanta: Debora Lamm
Rei Pedro: Ricardo Alegre
Rosetta: Dida Camero
Conselheiros: Jone Braga, William Guimarães, Renatão Franco.
(Última Capa)
Agradecimentos
Fernando Caruso, Sílvia Fucs, Felipe Miana, Cátia Bruno, Edson Doner, Nilmar, Beto Chiclete, Isabel Bragança, Carlos Victor, Nedi, Seu Carlos, Rogério, Eloana e Rejane Goulard.
Produção
MCM – Maria Clara Machado Produções Artísticas Ltda. e O Tablado
Promoção
(Logo) TV Globo
Parcerias
(Logos) Infoline, Alfa, Morena Decorações, Forma Total, Árabe da Gávea, Cenomax, Gran-Rio, O’Phillipe, Xingu, Bavaria, Balões & Cia., Passa Quatro, Lidador, Estrela Guia, Natraj, Tabuk, Babilônia Feira Hype, Tanaka, Afonjá, Da Casa da Táta, Casa da Empada, Petit Marité, Pizza Park, Lachmann, Piola, Torta & Cia., A Festa é Nossa, Sabor Saúde, ValorArte, LB, Lei de Incentivo à Cultura