Programa, 2002

Filipeta do espetáculo que estreou no Teatro Villa Lobos, em maio 2002

Barra

Rogério Freitas, Rogério Freitas, Leticia Medela, Gualter Costa. Fotos: Guga Melgar

Rogério Freitas, Fernanda Coelho, Leticia Medela, Ines Cardoso e Gualter Costa

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Frente)

BAÍA DA GUANABARA

O Olhar da Direção

Partindo do conceito “reciclagem”, transformamos os materiais mais poluentes da Baía de Guanabara em cenários, figurinos, adereços e bonecos. Nas experiências vividas no palco, encontramos. Eu me senti uma tecelã de ideias: o texto se entrelaçando nas imagens, no movimento, no ritmo, no som e na luz, formando o desenho cênico. Neste jogo de transformações, os pensamentos e valores se reciclaram. Humanizando a Baía, os bichos, os vilões e os personagens, nos sentimos parte deste todo que precisa reagir para ressuscitar aquela que quer nos presentear com a vida: a Baía de Guanabara.
                                                                                Lúcia Coelho

Elenco

Fernanda Coelho: Empresária / Caranguejo / Peixe
Gualter Costa: Vendedor / Deputado / Garça / Alga
Inês Cardoso: Menino / Peixe
Letícia Medella: Baía de Guanabara
Rogério Freitas: Pescador / Repórter / Diretor
André Carvalho: Pescador / Repórter / Diretor

Ficha Técnica

Texto: Rogério Blat
Argumento: Luana de Jesus Castro
Direção: Lúcia Coelho
Direção de Arte: Cica Modesto
Iluminação: Luiz Paulo Nenen
Direção Musical e Trilha Sonora: Guilherme Hermolin
Preparação Corporal: Denise Stutz
Música: Tema Baía de Guanabara: Gilberto Gil
Cenotécnica, Confecção de Figurinos e Adereços: Celestino Sobral
Costureira: Déia A. Souza
Operador de Luz: Clarisse Sá Earp
Operador de Som: Alexandra Jordão
Administração: Rômulo Vilhena
Fotógrafas: Cristina Granato
Programação Visual: Opus4 Design

Estagiários de Arte: Alunos da Espectaculu – Escola Fábrica de Espetáculos
Direção de Produção: Eveli Ficher e Miriam Brum
Produção Executiva e Divulgação: Brum&Ficher Produções

Realização

CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente

Agradecimentos

Magda Modesto

Patrocínio

(Logos) Petrobrás, CIMA

Apoio

(Logos) Secretarias Municipais de Educação/RJ, Prefeitura da Cidade Rio – Secretaria Municipal das Culturas/RJ, Governo do Estado RJ – Secretaria de Estado de Educação/RJ, Lei de Incentivo a Cultura – Ministério da Cultura, Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal.

Apoio Cultural

(Logos) Teatro Villa-Lobos, UGF, Oficinas de Criação de Espetáculo, Viga Rio Comércio e Materiais, São Sebastião – bar e restaurante, Veneshoping1, Alcoa, Kiabin Embalagens, Coca-Cola, Braspet, Ecoshit

Você Sairá daqui Contando um Monte de Novidades

A começar pela embalagem do programa. Esse tubinho é uma garrafa de plástico no seu primeiro estágio: um sopro quente na fábrica transforma-o em garrafa de refrigerante. O papel você já deve conhecer: é reciclado.

Sobre a peça de teatro, nem mil palavras seriam suficientes para expressar a emoção que você viverá. Gostaríamos apenas de contar o que veio antes dela, senão você conheceria apenas metade da história.

Primeiro: quem escreveu a ideia foi uma estudante de Nova Iguaçu, Luana de Jesus Castro. Ele ganhou o primeiro lugar no “Concurso de Argumentos para Peça Teatral”, que envolveu as escolas públicas dos 16 municípios que abraçam a Baía de Guanabara.

Segundo: além de Luana, foram premiadas as estudantes Rádima da Rocha Carvalho de Cachoeiras de Macacu, e Jordana Vicente Gonçalves, de Belford Roxo, que tiraram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Todas as três ganharão uma bolsa de estudo para formação em teatro.

Terceiro: receberam centenas de trabalhos. Isso nos fez imaginar a quantidade de diretores de escolas, professores e alunos que estiveram envolvidos em estudos, pesquisas e proposições para a criação dos argumentos. É um grande exemplo para a formação das novas gerações.

Quarto: tudo o que você verá na peça é reaproveitado ou reciclado. Até o tecido das roupas e do cenário foi feito com garrafas de plástico recolhidas da Baia de Guanabara – eles viraram malhas novamente.

Quinto: este projeto que o CIMA vem realizando em parceria com a Brum &Ficher é patrocinado pela PETROBRAS e conta com o apoio das Secretárias de Educação do Estado e dos Municípios e dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura. Destacamos também os demais apoiadores, que demonstraram na prática que a parceria nos faz viver mais felizes e com mais dignidade.

CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente.

PETROBRÁS Abastecendo Sonho
Responsabilidade social. Essas duas palavras passa.