Programa, 2002

Filipeta do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro, RJ, no Teatro Villa Lobos, em maio de 2002

Barra

Rogério Freitas, Rogério Freitas, Letícia Medela, Gualter Costa. Fotos: Guga Melgar

Rogério Freitas, Fernanda Coelho, Letícia Medela, Ines Cardoso e Gualter Costa

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Frente)

BAÍA DA GUANABARA

O Olhar da Direção

Partindo do conceito “reclagem”, transformamos os materiais mais poluentes da Baía de Guanabara em cenários, figurinos, adereços e bonecos. Nas experiências vividas no palco, encontre. Eu sinto uma ideia: o texto se entrelaçando nas imagens, no movimento, no ritmo, no som e na luz, formando o desenho cênico. Neste jogo de transformação, os pensamentos e valores se reciclaram. Humanizando a Baía, os bichos, os vilões e os personagens, nos sentimos parte deste todo que precisa reagir para ressuscitar aquela que quer nos presentear com a vida: a Baía de Guanabara.
Lúcia Coelho

Elenco

Fernanda Coelho: Empresária / Caranguejo / Peixe
Gualter Costa: Vendedor / Deputado / Garça / Alga
Inês Cardoso: Menino / Peixe
Letícia Medella: Baía de Guanabara
Rogério Freitas: Pescador / Repórter / Diretor
André Carvalho: Pescador / Repórter / Diretor

Ficha Técnica

Texto: Rogério Blat
Argumento: Luana de Jesus Castro
Direção: Lúcia Coelho
Direção de Arte: Cica Modesto
Iluminação: Luiz Paulo Nenen
Direção Musical e Trilha Sonora: Guilherme Hermolin
Preparação Corporal: Denise Stutz
Música: Tema Baía de Guanabara: Gilberto Gil
Cenotécnica, Confecção de Figurinos e Adereços: Celestino Sobral
Costureira: Déia A. Souza
Operadora de Luz: Clarisse Sá Earp
Operadora de Som: Alexandra Jordão
Administração: Rômulo Vilhena
Fotógrafas: Cristina Granato
Programação Visual: Opus4 Design

Estagiários de Arte: Alunos da Espectaculu – Escola Fábrica de Espetáculos
Direção de Produção: Eveli Ficher e Miriam Brum
Produção Executiva e Divulgação: Brum&Ficher Produções

Realização

CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente Agradecimentos Magda Modesto

Patrocínio

(Logos) Petrobrás, CIMA

Apoio

(Logos) Secretarias Municipais de Educação/RJ, Prefeitura da Cidade Rio – Secretaria Municipal das Culturas/RJ, Governo do Estado RJ – Secretaria de Estado de Educação/RJ, Lei de Incentivo a Cultura – Ministério da Cultura, Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal.

Apoio Cultural

(Logos) Teatro Villa-Lobos, UGF, Oficinas de Criação de Espetáculo, Viga Rio Comércio e Materiais, São Sebastião – bar e restaurante, Veneshoping1, Alcoa, Kiabin Embalagens, Coca-Cola, Braspet, Ecoshit

Você Sairá daqui Contando um Monte de Novidades

A começar pela embalagem do programa. Esse tubo de plástico é uma garrafa de plástico no seu primeiro estágio: um sopro quente na fábrica em garrafa de refrigerante. O papel que você já deve conhecer: é reciclador.

Sobre a peça de teatro, nem mil palavras que você viverá para o teatro, nem mil palavras que você viverá. Gostaríamos apenas de contar o que veio antes dela, senão você conheceria apenas metade da história.

Primeiro: quem escreveu a ideia foi uma estudante de Nova Iguaçu, Luana de Jesus Castro. Ele ganhou o primeiro lugar “Concurso de Argumentos para Peça Teatral”, que foi criado como escolas públicas dos 16 municípios que abraçam a Baía de Guanabara.

Segundo: além de Luana, foram premiadas como estudantes Rádima da Rocha Carvalho de Cachoeiras de Macacu, e Jordana Vicente Gonçalves, de Belford Roxo, que tiraram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Todas as três ganharão uma bolsa de estudo para formação em teatro.

Terceiro: recebidos de trabalhos. Fizeram a quantidade a que a criação de estudos, professores e alunos e alunos propõem de estudos que estudam, estudos, pesquisas e estudos que propõem isso. É um grande exemplo para a formação das novas gerações.

Quarto: tudo o que você verá na peça é reaproveitado ou reciclado. Até o tecido das roupas e do cenário foi feito com garrafas de plástico recolhidas da Baía de Guanabara – elas viraram malhas novamente.

Quinto: este que o CIMA vem participando em projeto em parceria com a Brum &Ficher é patrocinado pela PETROBRAS e conta com o apoio das Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios e dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura. Destacamos também os apoiadores, que na prática mais feliz e com parceria nos faz viver.

CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente.

PETROBRÁS Abastecendo Sonho
Responsabilidade social. Essas duas palavras passa.