(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
M M 10 ANOS
(Verso da Capa)
Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
César Maia
Secretário Municipal das Culturas
Ricardo Macieira
Instituto Municipal de Arte e Cultura – RIOARTE
Presidente
Fábio Ferreira
Diretor de Projetos
Alberto Benzecry
Coordenadora dos Teatros do Rio
Keila Fontoura
Coordenador de Teatro de Bonecos e de Animação
Luiz André Cherubini
(Página 01)
M M 10 Anos
O Grupo Sobrevento comemora os dez anos do espetáculo Mozart Moments, fazendo um pequeno balanço de sua carreira: uma trajetória ininterrupta, feita de apresentações constantes e muitas viagens. É com muito orgulho que festejamos este feito particularmente impressionante em se tratando de um espetáculo brasileiro, infantil, de bonecos e experimental.
(Páginas 02 e 03)
Dos 10 Anos
O Grupo Sobrevento criou o espetáculo Mozart Moments, em 1991, para as comemorações dos duzentos anos da morte de Mozart. Apresentada com grande êxito no Centro Cultural Banco do Brasil (que a patrocinou), no Rio de Janeiro, a montagem ganhou a simpatia das escolas, que passaram a requisitá-lo para apresentações em seus próprios espaços, o que terminou por transformar um apanhado de cenas em um espetáculo em quadros. Em temporadas pioneiras no Museu da República, no Rio de Janeiro, no Museu Imperial, em Petrópolis, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, bem como em espaços familiarizados com o Teatro, como o Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, o espetáculo veio construindo uma carreira impressionante. Das temporadas regulares no Rio e em São Paulo, Mozart Moments passou a circular por diversas cidades, viajando de ônibus, na Kombi que o Sobrevento chegou a comprar, em vans com motorista, até que convites para viagens mais longas levaram o espetáculo, de avião, para outros estados e outros países, em temporadas, como a que cumpriu durante todo um mês, de terça a domingo, em Santiago do Chile, ou em turnês como as que o fizeram correr muitas cidades espanholas. Completar 10 anos de uma carreira ininterrupta, com mais de 500 apresentações, tendo participado de 32 Festivais, Encontros e Eventos Internacionais, em 66 cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina e Espanha, tendo-se apresentado em 55 escolas, tendo integrado 14 projetos governamentais e tendo cumprido 8 temporadas regulares, é definitivamente um feito notável. Um feito que só foi possível pelas mudanças constantes do espetáculo, no figurino, no cenário, nos adereços, nos bonecos, no texto, na interpretação, em ao menos 400 ensaios e quase uma centena de sessões de manutenção e confecção. Este feito que nos orgulha tanto é que queremos celebrar, partilhando aqui um pouco da história deste espetáculo. Esta história certamente não termina aqui: temos a esperança de seguir adiante ainda por muito tempo, mantendo sempre a certeza de que não faremos mais nenhuma apresentação desta peça quando já não acreditarmos naquilo que dizemos e quando já não nos emocionarmos com esta história que contamos tantas vezes.
(Página 04)
Das Críticas
Nos jornais e revistas das cidades por onde passou, os críticos tem sido muito elogiosos e são vários os aspectos do espetáculo que eles costumam destacar. Em relação ao público, chama a atenção o envolvimento atento, entusiasmado e emocionado que Mozart Moments costuma provocar nas crianças e a empatia que o personagem termina por criar. Em relação aos bonecos, sua delicadeza, beleza e riqueza de detalhes. Em relação à manipulação, a precisão e a habilidade dos manipuladores, a humanidade e a sutileza dos gestos do boneco e a raridade da técnica empregada. Em relação à temática, a coragem de tratar um tema pouco familiar às crianças, a vida de um compositor erudito no século XVIII, e a ousadia de abordar o assunto da morte. Em relação ao espetáculo como um todo, a delicadeza, o cuidado com os detalhes e a beleza da encenação.
Mozart Moments ganhou os prêmios Coca-Cola, em 1991, e Maria Mazzetti RioArte, em 1992.
Mozart Moments é um dos espetáculos de bonecos mais criativo dos últimos tempos.
Dib Carneiro, O Estado de São Paulo
Complicado? Mozart para crianças? Música clássica e vida trágica combinam com sorrisos infantis? Nada complicado. Quando feito com inteligência, o teatro conta histórias que as crianças entendem e apreciam, mesmo que tenham momentos tristes. E é isso o que o Sobrevento consegue. Em Mozart Moments tudo se encaixa muito bem para a realização de um espetáculo criativo, diferente e de muito bom nível.
Pedro Autran Ribeiro, O Estado de São Paulo
Assistir a Mozart Moments é uma grata surpresa. Há um rigor e uma precisão na manipulação que conferem impressionante realismo aos bonecos. Nas mãos do Sobrevento até a morte do protagonista, de forte impacto, adquire tons poéticos e delicados. Mozart Moments é dos raros espetáculos que neutralizam as diferenças etárias entre os espectadores.
Edgar Olímpio de Souza, Diário Popular
(Página 05)
Quem pensa que Mozart pode tornar-se maçante para crianças está redondamente enganado e ficará encantado com mais um trabalho de alto nível do Sobrevento. A técnica do Grupo é tamanha que as marionetes chegam a respirar. Cada movimento é perfeito, delicado e exato, como poucas vezes se vê em marionetes.
Luciana Sandroni, O Globo
O espetáculo entretém tanto crianças quanto adultos, fundamentalmente pela graça, pela inventividade e pela simpatia dos três atores que, durante uma hora, dão vida a bonecos que cativam por suas simples presença.(…) Em suma, um belo e sério trabalho profissional.
Eduardo Guerrero del Rio, La Época – Chile
Com uma estética atraente, um sentido didático e um humor cândido, Mozart Moments é um espetáculo fluido, onde crianças e adultos desfrutam a música e o encanto do ambiente de Mozart.
Carola Y. Oyarzún, El Mercurio, Chile
A história de Mozart ganha vida com os pequenos bonecos habilmente manipulados pelo grupo (…) aliando uma técnica de manipulação impecável a um texto inteligente, o Grupo Sobrevento conquista a criançada.
Mània Millen, O Globo
O Sobrevento demonstra um claro sentido de docência avançada e este objetivo supõe não só bonecos muito especiais, como também um tipo de artista capaz de manipulá-los com total habilidade e, além disso, atuar dando vida a todos os personagens com alto nível profissional e convincentemente.
Yolanda Montesinos, La Tercera, Chile
O resultado é absolutamente encantador e altamente criativo, tem uma beleza cuidada e resulta gracioso e – o melhor de tudo – muito estimulante, capaz de abrir uma janela para aspectos da cultura e do passado com o qual a criança não tem contato normalmente.
Pedro Labra, La Segunda, Chile
Foi do Brasil que vieram os titeriteiros do Sobrevento, para fechar com chave de ouro a 14ª edição do Festival de Títere Ciudad de Cádiz, com um espetáculo que nos conta passagens da vida de Mozart. (…) Os brasileiros encantaram o público gaditano com seus encantadores bonecos que são manipulados a quatro mãos e dos quais consegue tirar expressões e gestos quase humanos.
Maria Ângeles Robles, Diario de Cádiz, Cádiz, Espanha
(Páginas 06 e 07)
Dos Festivais
1992
XVI Festival Internacional de Teatro de Bonecos, ABTB / UNIMA Brasil e
V Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela / Bonecos Brasil 92, Canela, RS, Brasil
Mostra Internacional de Teatro de Animação – Rio Bonecos 92/CCBB, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
I Mostra Maria Mazzetti de Teatro de Bonecos, RioArte, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
1994
Mostra Internacional de Teatro de Animação, SESC Pompéia, São Paulo, SP, Brasil
Nossos Bonecos, CCBB, Organização: Grupo Sobrevento, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
1996
Mostra Teatro a Mil, Centro Cultural Estación Mapocho, Santiago, Chile
XXVIII Festival de Inverno da UFMG, Ouro Preto, MG, Brasil
1997
XX Inverno Cultural de São João Del Rey, São João del Rei, MG, Brasil
XIV Festival de Títeres de Cádiz, Cádiz, Espanha
XVI Festival Internacional de Títeres de Bilbao , Bilbao, Espanha
Gijón em el País de Los Titeres, Gijón, Espanha
1998
VII Festival Internacional de Títeres La Fanfarria, Medelin, Colômbia
VII festival Espetacular de Teatro de Bonecos, Curitiba, PR, Brasil
VIII Festival Nacional de Teatro São José do Rio Preto, São José do Rio Preto SP, Brasil
Mostra Samarco de Teatro, Mariana (MG), Brasil
1999
I Encontro Internacional de Teatro de Bonecos de Recife, Olinda / Recife, PE, Brasil
XVII Festival Internacional de Marionetes de Tolosa, Tolosa, Espanha
II Festival Internacional de Marionetes de Pamplona, Pamplona, Espanha
XII Festival Internacional de Títeres de Alicante, Alicante, Espanha
2000
I Festival Internacional Telemig Celular de Teatro de Bonecos, Belo Horizonte, MG, Brasil
2001
XVII Fira de Teatre de Titelles de Lleida, Lérida, Espanha
Titereal 2001, Alcalá La Real / Noalejo, Espanha
XI Festival Internacional de Titelles de Gavá, Gavá, Espanha
VII Festival de Títeres Y Marionetas de Barañain, Barañain, Espanha
Titirimundi 2001, Segóvia, Espanha
Festival Internacional de Títeres y Marionetas de Zamora, Zamora, Espanha
XXI Feria Internacional Del Títere de Sevilla, Sevilla, Espanha
II Festival de Inverno de Bonito, Bonito ,MS, Brasil
VII Festival Internacional de Títeres Y Animación Escénica de Mar del Plata, Mar del Plata, Argentina
V Festival de Inverno Olmos 2001 de Títeres y Teatro de Figura, Córdoba. Argentina
V Festival Internacional de Títeres Y Teatro de Figura da cidade de La Plata, La Plata, Argentina
I Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul, Jaraguá do Sul ,SC, Brasil
(Páginas 08 e 09)
66 Cidades, 5 Países….
Alicante, Espanha; Andes, Colômbia; Angra dos Reis, RJ; Arjonilla, Espanha; Armação de Búzios, RJ; Barañain, Espanha; Bauru, SP; Bertioga, SP; Bilbao, Espanha; Bogotá, Colômbia; Bonito, MS; Burgos, Espanha; Cádiz, Espanha; Caieiras, SP; Caldas, Colômbia; Campinas, SP; Canela, RS; Córdoba, Argentina; Curitiba, PR; Diadema, SP; Duque de Caxias, RJ; Eibar, Espanha; Elgoibar, Espanha; Gavá, Espanha; Gijón, Espanha; Guarne, Colômbia; Guarujá, SP; Guarulhos, SP; Irún, Espanha; Jaraguá do Sul, SC; La Plata, Argentina; Lleida, Espanha; Mar del Plata, Argentina; Mariana, SP; Medellin, Colômbia, Miranda de Ebro, Espanha; Noalejo, Espanha; Nova Friburgo, RJ; Nova Iguaçu, RJ; Ouro Preto, MG; Palencia, Espanha; Pamplona, Espanha; Paty do Alferes, RJ; Petrópolis, RJ; Piracicaba, SP; Presidente Prudente, SP;
Recife, PE; Ribeirão Preto, SP; Santa Isabel, SP; Santiago, Chile; Santo André, SP; Santos, SP; São Bernardo do Campo, SP; São Caetano do Sul, SP; São Carlos, SP; São João Del Rei, MG; São José do Rio Preto, SP; São José dos Campos, SP; São Paulo, SP; São Sebastião, SP; Segóvia, Espanha; Sevilla, Espanha; Suzano, SP; Taubaté, SP; Tolosa, Espanha e Venecia, Colômbia.
(Páginas 10 e 11)
55 Escolas Visitadas
Em sua temporada de estreia, no marco das comemorações do bicentenário da morte de Mozart no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, Mozart Moments causou bastante surpresa, terminando por atrair um grande público a cada uma de suas apresentações. Abordando um tema pouco ortodoxo para um espetáculo infantil e provocando grande empatia em cenas ora cômicas, ora poéticas, o espetáculo gerou o interesse de escolas, que passaram a solicitar apresentações em seus espaços, ao fim daquela temporada que se imaginou ser a única que o espetáculo faria. Mozart Moments terminou por ganhar uma carreira longa, estendendo-se a muitas escolas, sempre várias apresentações em cada uma, graças não só ao seu caráter didático, como também à sua estrutura simples e à sua facilidade de adaptar-se às situações e aos espaços mais diversos.
Neste espetáculo, o Grupo Sobrevento quer gerar o interesse das crianças pela discussão dos temas que aborda, aguçando o seu senso crítico, envolvendo o público com o personagem e não se atendo aos fatos importantes. Divertindo e emocionando, o espetáculo fala de um Mozart familiar e humano, evitando os conceitos românticos de herói ou de gênio que alheiam o personagem das crianças, mais do que inspirá-las. Mais do que um mero entretenimento, o espetáculo tem mesmo um caráter educativo, familiarizando o público infantil com diferentes aspectos relacionados a Mozart, seu ambiente e sua época, de uma forma sutil e delicada, evitando um didatismo desinteressante e aborrecido
(Páginas 12 e 13)
Do Espetáculo
De repente, não se sabe de onde, surgem dois distintos cavalheiros e uma jovem senhorita do século XVIII. Trata-se de uma companhia de titeriteiros ambulantes que, rapidamente, reúne o público mais próximo em torno de si. Ao toque de uma sineta, o espetáculo começa.
Mozart Moments é um espetáculo infantil formado de pequenas cenas que contam passagens da vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, em pouco menos de uma hora. De dentro de uma carroça, são tirados bonecos pequenos e delicados, que logo se tornam os personagens centrais da ação, transformando os marionetistas que os animam em simples coadjuvantes.
Confeccionados em fibra e vidro, espuma e madeira pelo próprio Sobrevento, os bonecos de Mozart Moments são animados por duas técnicas diferentes de manipulação: a técnica de luvas – fantoches -, mais simples, e a sofisticada manipulação de um único boneco a quatro ou seis mãos, ao mesmo tempo, derivada do Bunraku. Nas mãos do Grupo Sobrevento, os bonecos ganham vida e até respiram. Através de movimentos muito precisos e minuciosos, dão a impressão de terem vida independente das mãos que os seguram.
Desde sua chegada, os atores-manipuladores constroem o ambiente que envolvia o tempo de Mozart. Seus trajes de época, brancos, em veludo, brocado e seda, seus sapatos de fivela larga, suas perucas, revelam o cuidado da produção com a pesquisa, o desenho e a confecção , até nos menores detalhes. A música, com o tratamento visual e a empatia criada pelo personagem principal da história aproximam o público infantil de um assunto, de costumes e de um ambiente que não lhe são familiares, cumprindo uma função didática e pedagógica de forma bem diferente das costumeiras aulas.
Criado para espaços não tradicionais e contando com toda a infraestrutura técnica necessária à sua realização e à sua adaptação a diferentes situações, Mozart Moments pode ser apresentado em quase todos os lugares, como praças, pátios, jardins, saguões, salões e, até mesmo, pequenos teatros: uma flexibilidade que lhe permitiu alcançar, em dez anos de carreira, mais de 500 apresentações em 66 cidades de 5 países.
(Páginas 14 e 15)
Do Grupo
O Grupo Sobrevento é uma Companhia estável e independente de Teatro, fundada no final de 1986, que se dedica à pesquisa prática e teórica da animação de bonecos, formas e objetos. O Grupo mantém, hoje, oito espetáculos em repertório, com os quais tem realizado uma média de 100 a 200 apresentações por ano, o que significa uma apresentação a cada 2 ou 3 dias. Nos últimos seis anos, tem realizado pelo menos uma turnê no exterior e é reconhecido, nacional e internacionalmente, como uma das companhias teatrais mais destacadas do país e um dos maiores especialistas brasileiros em Teatro de Animação. Além de participar de muitos dos Festivais de Teatro mais importantes do país, como os de Curitiba, Porto Alegre, Canela, Ouro Preto e Campinas, normalmente dedicados ao Teatro de Atores, o Grupo esteve, também, no Peru, 1988; Chile, 1996; Espanha, 1997, 1999, 2000 e 2001; Colômbia, 1998; Escócia, 2000; Irlanda, 2000 e Argentina, 2001.
A partir de seus estudos e pesquisas, o Sobrevento tem criado espetáculos bastante diferentes ente si, no que toca a técnicas de animação empregadas, público e espaço aos quais se destinam temáticas abordadas, etc. De Mozart ao Heavy-Metal, de Beckett ao Mamulengo, da rua ao grande teatro, do sarau à performance, estes espetáculos tem dado ao Grupo prêmios importantes como o Mambembe, o Coca Cola, o APCA e o Prêmio Estímulo do Ministério da Cultura, este pelo conjunto dos seus trabalhos, e pela sua contribuição ao panorama das Artes e da Cultura do país.
Os últimos espetáculos do Sobrevento foram Um Conto de Hoffmann, 1989; Mozart Moments, 1991; Beckett, 1992; O Theatro de Brinquedo, 1993; Ubu!, 1996; Cadê o Meu Herói?, 1998; O Anjo e a Princesa, 1999; Brasil, Para Brasileiro Ver, 1999 e Sangue Bom, 1999.
Além das apresentações de seus espetáculos, o Sobrevento desenvolve diversas atividades relacionadas ao Teatro de Bonecos e de Animação no campo da Organização de Eventos, tendo realizado duas Mostras Internacionais de Teatro de Animação no Rio de Janeiro, em 1992 e em 1995, e tendo sido diretor artístico do Primeiro Festival Internacional de teatro do rio de Janeiro – Rio Cena Contemporânea – em junho de 1996. Coordenou, também, turnês pelo país de companhias chinesas como o Teatro de Bonecos de Yang Feng, especializado na técnica da luva chinesa, e as Marionetes de Yang Zhou, especializada na técnica chinesa de varas. No campo da Educação, o Sobrevento atua na realização frequente de Cursos, Oficinas, Palestras e Mesas-Redondas, tanto no Brasil como no exterior. Ministrou cursos no Chile, na Universidade Católica Blas Cañas, que reuniram artistas e arte-educadores de todas as regiões daquele país. Em Diadema, criou projetos de Arte-Educação que desenvolveu durante um ano na periferia da cidade. Além disto, os integrantes do Sobrevento são ou foram professores de Teatro das Universidades de São Paulo, USP e Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
(Página 16)
Interpretação e Manipulação
Sandra Vargas
Luiz André Cherubini
Miguel Vellinho
Criação e Realização: Grupo Sobrevento
Operação de Som: Victor Seixas ou Anderson Gangla
Figurinos e Desenho da Carroça: Gilson Motta
Confecção de Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Iluminação: Renato Machado
Textos: Grupo Sobrevento e Ricardo Soneto
Direção Geral: Luiz André Cherubini
Esta publicação foi desenhada por Ato Gráfico, Hannah e Marcos Corrêa, com textos de Luiz André Cherubini. Foi impresso nas oficinas da Grafitto sobre Couchê Matte 120g para miolo e Couchê Matte 240g para capa em tiragem limitada de 1000 exemplares, no mês de dezembro de 2001.
(Verso da Última Capa)
Grupo Sobrevento
Luiz André Cherubini, Sandra Vargas, Miguel Vellinho
São Paulo
R. Tenente Azevedo, 104/61-B
01528.020 São Paulo, SP
Tel: 55 11 3399 3589
Rio de Janeiro
R. Maria Amália, 81/3
20510.130 Rio de Janeiro, RJ
Tel: 55 21 2238 7549
sobre@vento.com.br
(Logos) Paço Imperial, MINC IPHAN, Prefeitura da Cidade Rio, Secretaria das Culturas, RioArte
(Última Capa)
Grupo Sobrevento – Teatro de Animação
Desde 1986