Programa, 2001

Barra

Fotos: José M. Góes

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

CYRANO DE BERINJELA

Cia. de Teatro Artesanal

(Verso da Capa)

Cyrano de Berinjela é uma adaptação para o púbico infanto-juvenil do texto clássico de Edmond Rostand – Cyrano de Bergerac. É o quarto espetáculo da Cia. que existe desde 1995, com um trabalho específico para o público infanto-juvenil.

A partir de uma leitura própria do texto, a Cia. buscou explorar uma linguagem teatral dinâmica, valorizando o ator como elemento principal da encenação, mas sem perder, no entanto, o aspecto lúdico que sempre caracterizou seus espetáculos. O uso de músicas cantadas ao vivo e de bonecos interagindo com os atores continua, e a encenação é também valorizada pelos belíssimos figurinos, adereços e cenário.

Cyrano de Berinjela funciona como uma comédia leve, porém imbuída da visão humanista que caracteriza o estilo romântico do texto original e dá ao nosso herói uma dimensão mítica. Leve e descontraído, o espetáculo diverte, mas também faz pensar em valores como o amor e a amizade.

(Pagina 1)

Cyrano de Berinjela

A História

Três mercadores contam a história de Cyrano de Berinjela, um poeta narigudo que nutre uma paixão secreta por Rosa. Por crer que ela não gosta dele, resolve ajudar ao belo cadete Cristiano Rabanete a conquistar sua amada.

A estética é inspirada na obra do pintor Renascentista Giuseppe Archimboldo, que retratava personalidades da época com frutas e legumes.

Foi considerado um dos melhores espetáculos de 2001 pelo Jornal O Globo.

O espetáculo é indicado para crianças acima de 6 anos.

Infantil – O Globo Indica: Cyrano de Berinjela

(Página 2 – fotos)

(Pagina 3)

Elenco

Cid Borges, Daniela Cavanellas, Nilton Marques

Ficha Técnica

Texto: Gustavo Bicalho
Direção: Henrique Gonçalves, Paulo Rebello
Figurinos: Fernanda Sabino, Henrique Gonçalves
Maquiagem: Nilton Marques
Adereços: Edeilton Medeiros, Kátia Kamello
Cenário: Karlla de Luca
Prep. Vocal: Débora Garcia
Prep. Corp: Paulo Mazzoni
Iluminação: Alexandre Nazareth
Dir. Prod: Henrique Gonçalves
Realização: Cia. de Teatro Artesanal

Teatro crítica

Respeitoso e irrepreensível

O ano ainda não terminou, e espera-se que outras boas surpresas apareçam até dezembro nos palcos. Mas, desde já, é possível afirmar que Cyrano de Berinjela, a mais nova produção da Cia. de Teatro Artesanal – em cartaz até domingo no Teatro Sesi – está entre os grandes espetáculos de 2001.

O que torna a peça tão atraente é, em primeiro lugar, o apuro visual que acompanha a companhia desde sua estréia, em 1995. O capricho do grupo espalha-se com  igual cuidado por figurinos, adereços, cenografia e iluminação, entregues a diversas  mãos competentes.

Mas nada funcionaria se fossem capengas a adaptação do texto, feita por Gustavo Bicalho, e a direção (aqui perfeita) de Henrique Gonçalves e Paulo Rebello. Bastante fiel ao original, à adaptação de Cyrano de Bergerac, do francês Edmond Rostand, respeitando o texto inteligente, que tem o feioso narigudo mas intelectualmente brilhante Cyrano como protagonista (vivido com maestria por Nilton Marques).

Com a ação localizada numa feira, onde contadores de histórias apresentam esta, o texto vai combinando humor e plasticidade entre melões, abóboras e flores. Rosa (Daniela Cavanellas), aliás, é a bela moça por quem Cyrano se apaixona. Só que ela ama o também belo, embora obtuso, Cristiano de rabanete (Cid Borges), Cyrano empresta sua cultura ao amigo para que ele seduza Rosa, mas no fim acaba conquistando sua amada. Até lá, o público tem a sorte de saborear um espetáculo irrepreensível.

Mànya Millen

(Página 04)

Espetáculos anteriores da Cia. Artesanal:

1995: Romão & Julinha

Indicado para o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem:
– Melhor Cenário

1996: O Circo Mágico de Provolone, Goiabada e Guaraná

Indicado para o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem
– Melhor Cenário
– Melhor Música
– Melhor Produção

Indicado para o Troféu Mambembe de Teatro

– Melhor grupo – pelo processo de trabalho

Indicado nas categorias no Festival Isnard Azevedo de Florianópolis – SC:
– Melhor Figurino
– Melhor Iluminação

1998: Amaralinda

Indicado para o Troféu Mambembe de Teatro:
– Melhor Iluminação

(Verso da Última Capa – fotos)

(Última Capa)

Cia. de Teatro Artesanal

Av. Prefeito Dulcídio Cardoso 1640, bl I / 607
Barra da Tijuca – Cep 22620.311
Rio de Janeiro – RJ
Tel/Fax (21) 2496-5085
Email: ciaartesanal@bol.com.br