Convite do espetáculo que estreou no Teatro Gláucio Gill, em 09.11.1999

Programa, 1999

Barra

Fotos: Simone Rodrigues

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Grupo Sobrevento

SANGUE BOM

Uma Historia de Amor, Risos e Dentes Afiados

(Interior)

Sangue Bom é o resultado de um estudo das possibilidades de animação de bonecos através da manipulação direta, sem fios ou varas. Buscando transpor a linguagem do Cinema e do Desenho. Animado para a encenação, a montagem busca reproduzir efeitos típicos destas linguagens: cortes, closes, panorâmicas, travellings da primeira e claro-escuros , nonsense e gags recorrentes da segunda, por exemplo. Tudo isto para contar uma história de uma hora, sem palavras.

Os vampiros surgem, no trabalho, em uma etapa posterior, como um simples tema para variações. A ideia caiu como uma luva e parece, agora, que não haveria nada melhor do que este tipo tão rico em possibilidades cênicas, misterioso, que pode voar e transmutar-se, para contar uma singela história de um amor impossível. Junto ao personagem central surgiram os outros dois personagens  que formam o clássico triângulo amoroso de Sangue Bom: uma mulher abandonada e um caçador de vampiros. Para cada personagem – e cada boneco – estabelecemos uma cartilha gestual, com movimentações próprias, marcadas e elaboradas como uma coreografia.

Sangue Bom veio sendo preparado, em um ano inteiro de ensaios, como se fosse um filme. Depois de todas as cenas prontas, partimos para a edição, a sonorização e o corte final, chegando a eliminar quadros que, somados, triplicariam o tempo do espetáculo. A vantagem do Teatro sobre o Cinema, porém, é que, chegados à forma final do espetáculo, ainda podemos continuar a modificá-lo e corrigi-lo eternamente. Como convém a um vampiro.

Sangue Bom é um espetáculo do Grupo Sobrevento e estreou no Teatro Gláucio Gill no dia 9 de novembro de 1999, na cidade do Rio de Janeiro.

Sobrevento

Formado em 1986, por Sandra Vargas, Miguel Vellinho e Luiz André Cherubini, o Grupo Sobrevento é um dos mais importantes grupos de teatro do país e o mais destacado grupo carioca de teatro de animação. Em 1988, recebeu Bolsa de Estudo do governo francês para participar de um curso com o diretor Phillipe Genty. Representou o Brasil no I Encontro Sul Americano de Marionetistas, em Trujillo, Peru, neste mesmo ano. Com seus espetáculos, fez temporadas em dezenas de cidades em vários estados. Participou dos mais importantes festivais de teatro do país como os de Curitiba, Porto Alegre e Canela entre outros. Recentemente participou de consagrados festivais internacionais do Chile, Colômbia, Espanha, Escócia, Irlanda e Argentina. O Sobrevento tem uma trajetória marcada por vários sucessos e inúmeros prêmios, os mais importantes do País como o Mambembe, Coca Cola de Teatro Infantil e o APCA e organizou ainda a Mostra Internacional de Teatro de Animação Rio Bonecos 92, no Centro Cultural Banco do Brasil, e a Mostra Maria Mazetti de Teatro de Bonecos  em 1995 no Teatro Ziembinski, que trouxeram ao Rio de Janeiro companhias da China, Espanha, Suécia, França, Argentina, além de grupos e solistas de outros estados do Brasil. A preocupação com a formação profissional no teatro de bonecos tem levado o Sobrevento a promover palestras e oficinas em várias cidades do país.

Agradecimentos

Marco Aurélio Silvio, Yeda Maria Silvio, Ausônia Bernardes, Alair, Cláudia Bittencourt, Roberta Rangel, Fernando Newlands, Mona Magalhães, Helena Vieira, Regina Vieira, Angela Vieira, Suli Fontaine, Ronald Teixeira, Renata Del Giudice, Maribel Suarez, Carlos Alberto Nunes, Fernando Sant’Anna, Alexandre Pring, Alexandre Vieira, Otávio Reis, Magda Modesto, Luiz André Cherubini, Sandra Vargas, Cristófaro, Gisele Kronemberg, Celso Arrilha, Fabricio Coimbra (Ponto Filmes), Sylvia Ramos, Adriane Andrade, J. Andrade, Diva Andrade, Luci Bello, Sérgio Sabóia, Miwa Yamagizawa, Eric Plesk, Maria Magdalena Ramos, Alberto Nunes, Neyd Veiga, Ricardo Ferreira, Luiz Reis, Luciana Reis, Francisco Cavalcante, Edi Pereira, Daniela Risenfield, Dirce Oliveira, Túlio Tenório, Carlos Tenório, Enzo Cali, Raphael Jafet, Kitty Soares, Lídia Kosovsky, Isabel Gomide, Michelle Santoro, Sugatri, Rui e Felipe Lourenço, Marielena Nunes de Figueiredo, Márcio Malard, Daniel Morena

Elenco

Atores-Manipuladores
Alzira Andrade
Andréa Renk
Astrid Toledo
Márcio de Souza
Márcio Newlands
Nadam Guerra

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Miguel Vellinho
Coordenação Geral da Montagem: Grupo Sobrevento
Figurinos: Maurício Carneiro
Iluminação: Renato Machado
Cenografia: Miguel Vellinho e Andréa Renk
Trilha Sonora: André Luiz
Programação Visual: Nadam Guerra
Fotos: Simone Rodrigues
Assistência de Direção: Alexandre Boccanera
Assistência de Figurino: Alzira Andrade
Assistência de Cenografia: Márcio Newlands
Bonecos: Gabriela Bardy
Confecção de Bonecos e Adereços: Andréa Renck, Gabriela Bardy, Márcio Newlands e Miguel Vellinho

Apoio

(Logos) Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria das Culturas, RIOARTE, Werner, Klabin, SP Alpargatas

(Última Capa)

“Sempre muito bom (…) Sangue Bom é um espetáculo cheio de recursos e truques que vem encantando a jovem plateia. Mais do que isso é o teatro de bonecos que, enfim, deixa a carreira de festivais para ganhar temporada regular nos teatros.”
                                                                                                                              Lucia Cerrone, Jornal do Brasil, 01/12/99

Contato

Miguel Vellinho  – Grupo Sobrevento
Tel.: 21 2527397
Endereço: Rua Santo Amaro, 328/101- Sta. Teresa
Rio de Janeiro RJ – 22211-130
E-mail: vellinho@rio.com.br