(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Faculdade da Cidade
apresenta
A VIDA COMO ELA ERA…
de Arthur Azevedo
Direção André Paes Leme
Produção Nandi Produções Artísticas
Supervisão Ítala Nandi
(Verso da Capa)
No espetáculo A Vida Como Ela Era… os atores contam / interpretam dez histórias de Arthur Azevedo. A coletânea que reúne contos de humor, principalmente ligados à temática do amor, cria um delicioso panorama da vida amorosa do Rio antigo.
Os atores que se dividem ora como narradores, ora como personagens, fazem o espetáculo possuir além de uma rica dinâmica teatral, um tom coloquial e envolvente. A plateia tem algumas vezes um “bate-papo”, ou quem sabe ser cúmplice de uma maliciosa “fofoca”.
A encenação optou por não contar uma história de cada vez e sim entremeá-las. Isto faz com que o palco não seja um lugar específico na convenção teatral; ele pode ser, ao mesmo tempo, um escritório, uma sala de estar, ou até mesmo um bonde. O palco antes de tudo é uma porta para o imaginário do espetáculo; um exercício do faz-de-conta teatral.
A Vida como Ela Era… é um espetáculo leve e divertido que aventura-se pelos costumes do Rio antigo e pelos costumes do Rio Antigo e pelos mecanismos do jogo cênico.
André Paes Leme
(Interior)
Desde os tempos mais antigos, os atores, os músicos e os dançarinos formam uma classe à parte, de caráter semi-sacerdotal, um pouco à margem da sociedade. “idealistas”, “sonhadores”, “revoltados” “misteriosos”, etc., etc. Esses são alguns dos adjetivos que os classificam. Além disso, faz parte desse mito que cerca o artista, dizer que o teatro está ligado à magia. É tudo verdade e é tudo mentira. Mas o ator, como um mago, é capaz de criar “climas”, “atmosferas”, de metamorfosear-se quando empresta seu corpo para chamar, evocar personagens. Ele passa a ser uma espécie de médium e chega a ultrapassar os limites de sua própria compreensão. Muitos dos grandes atores, depois de maquiados, não são mais eles mesmos. O ator estuda métodos, procura racionalizar e brechtianamente não cair nessa armadilha da identificação. Mas há um momento no ato de interpretar, na criação, que: “perco a noção de mim, apesar de saber que eu sou”. É complicado? Para nós não. Somos assim, “aqueles que podem viver sonhando acordados”.
Na humanidade são poucos os que não desejam realizar o sonho de serem artistas e muito raros os que conseguem realizá-lo. Pois a carga humana é demasiadamente humana, sem a perspectiva de saber – Viver com arte!
Nossos atores (15 no palco) e mais de uma centena deles no Curso de Formação de Atores, estão podendo estudar, forma-se e ter, além de um palco, condições para “sonhar acordado” e é isso que nos faz a todos muito felizes!
Divirtam-se
Ítala Nandi
Arthur Azevedo
“Plebiscito”, “Velho Lima”, “A Polêmica”, “A Filha do Patrão”, “A Reclame”, “Sabina”, “História de um Soneto”, “O Espírito”, “A Cozinheira“,“A Mo;a mais Bonita do Rio de Janeiro“, foram estes os contos de Arthur Azevedo, (185551908), que André Paes Leme escolheu para adaptar ao espetáculo A Vida Como Ela Era… Através dessa montagem, o diretor pretende resgatar a memória do ilustre maranhense que tornou-se mais carioca e tão brilhante em sua época como é em nossos dias Nelson Rodrigues. Seu conto mais famoso, “Plebiscito” (encenado agora), mostra como as coisas não mudaram tanto, de um século pra cá – até esse plebiscito em 1993. Arthur Azevedo foi ainda jornalista e combativo abolicionista, fez campanha a favor da Biblioteca Nacional e… contra a novidade das casas de “chope” que tiravam o público dos teatros. Além de uma exuberante criatividade, possuía particular, único e admirável senso de humor, qualidade essas, entre outras, que fizeram a sua gloria.
Direção: André Paes Leme
Assistente: Fred Tolipan
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Figurinos: Luciana Maia
Composição Musical, Coreografia e Preparação Musical: Ju Casson
Iluminação: Fred Tolipan
Fotografia de Cena: Simone de Almeida
Programação Visual: Silvia Szczupak
Divulgação: Ronaldo reis
Direção de Produção: Luiz Joselli
Assistente: Simone de Almeida
Supervisão: Ítala Nandi
Produção: Nandi Produções Artísitcas
Apoios
(Logos) Clinance Cosméticos, Scalp Hair, Regini’s Coiffeur, Lunetterie, Tratoria Gambino, Werner
(Última Capa – Foto da equipe)