(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Brasil
Cia. de Teatro Medieval
SHAKUNTALÁ – O ANEL PERDIDO
Dias 18 e 25 de Maio
SESC Ipiranga
Temporada SESC Outono 97
SESC São Paulo
(Interior)
Shakuntalá pode ser considerado um dos primeiros contos de fadas, pois traça a trajetória de sua heroína, a princesa que dá título à sua história, seus encontros e desencontros ao vencer obstáculos em busca de um par amoroso.
Durante uma caçada, o príncipe Dushyanta encontra a princesa Shakuntalá. Os dois se casam e o príncipe deixa com ela seu anel como símbolo da união, retornando ao palácio. Mas o caprichoso bruxo Rayvasa lança uma maldição sobre a princesa: aquele em quem ela estiver pensando só se lembrará dela ao ver o anel e, durante a viagem para o palácio, ela perde o anel…
Esta peça foi escrita no séc. V por Kalidasa, um dos mais importantes escritores de sua época, período em que a Índia vivia seu Renascimento nas Artes, durante o império de Chandra Gupta. Foi necessário, portanto, adaptar esta saga de mais de cem páginas ao teatro ocidental de hoje, sem perder a poesia e o humor que o texto oferece, além de acrescentar dinamismo à forma narrativa original.
Esta produção teve música especialmente composta e adaptada, além de contar com objetos originais da Índia, como tecidos, bonecos e sinos, que compõem os figurinos e adereços.
Criada em 1988, a Companhia de Teatro Medieval vem atuando com dois objetos básicos: formar novas plateias e utilizar o teatro como instrumento educacional e social. Para tanto foi buscar no gênero popular da Farsa Medieval a sua linha mestra de encenação.
A qualidade técnica e artística e, sobretudo, a linguagem inovadora são decorrentes da pesquisa permanente desenvolvida por seu núcleo de criação.
Os resultados têm merecido a aceitação e aprovação não só do público e da crítica especializada, como também de profissionais das áreas de educação e cultura. A Cia. de Teatro Medieval conta em seu currículo com 43 indicações e 12 prêmios (entre os quais um Moliére) nos dez espetáculos que compõem seu repertório permanente.
Shakuntalá – o Anel Perdido
Eduardo Andrade
Isaac Bernat
Marcia Frederico
Raquel Libório
Ricardo Venancio
Participação Especial: Isadora
Texto adaptado: Marcia Frederico
Direção, Cenário e Figurino: Ricardo Venancio
Coordenação de Pesquisa, Adereços e Máscaras: Heloisa Frederico
Direção de Produção: Marcos Edom
Participação Especial: Isadora
Iluminação: Fred Pinheiro
Preparação Corporal e Danças Indianas: Suzane Travassos
Trilha Sonora: Grupo Luz da Ásia
(Última Capa)
(Logo) Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822
Tel.: 273 1633