Programa, 1994

Convite da cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores de São Paulo (e do Rio de Janeiro), realizada em 19.12.1994, no Teatro Municipal de São Paulo

Neste ano, foram acrescentadas mais duas categorias à premiação (Figurinista e Cenógrafo), mas a escolha dos melhores espetáculos só voltará em 1995, como uma categoria do Prêmio MINC e também recebendo o Troféu Mambembe.

Júri

Dib Carneiro Neto
Mônica Rodrigues Costa
Pedro Autran Ribeiro
Lenine Tavares (FUNARTE) – Presidente da Comissão

Autor

Indicados

Marcos Arthur (Chibirins e Chibirons)
Atílio Bari (Lilavati, Aventuras da Matemática)
Vinícius Marques (Tip e Tap – Ratos de Sapatos)

Vencedor: Vinícius Marques

Diretor

Indicados

Vladimir Capella (Chimbirins e Chimbirons)
Eduardo Amos (Truks, A Bruxinha)
Ronaldo Tasso (Tip e Tap – Ratos de Sapatos)
Vladimir Capella (Maria Borralheira)

Vencedor: Vladimir Capella

Ator

Indicados

Caíque Benigno (Don Quixote de Mula Manca)
Márcio Mahakala (A Galinha dos Ovos de Ouro)
Ednaldo Eiras (Cegonha, Avião… Mentira Não)
Guilherme Domiciano (Procurando Firme)

Vencedor: Ednaldo Eiras

Atriz

Indicados

Fátima Queiroz (O Pastelão e a Torta)
Lau Vicente (A Galinha dos Ovos de Ouro)
Alice Borges (Tip e Tap – Ratos de Sapatos)
Selma Lucchesi (Maria Borralheira)

Vencedor: Selma Lucchesi

Figurinista

<bIndicados

J. C. Serroni (Chibirins e Chibirons)
Beth Bellando, Regina Freitas e Fátima Queirós (O Pastelão e a Torta)
João Gomes (Tip e Tap – Ratos de Sapato)
Rui Cortes (Tem Areia Maiô)

Vencedor: João Gomes

Cenógrafo

Indicados

J. C. Serroni (Chimbirins e Chimbirons e Maria Borralheira)
Edson Tomé e Paula Valéria (A Galinha dos Ovos de Ouro)
Eugênio Luiz Barbosa (Tip e Tap – Ratos de Sapato)

Vencedor: J. C. Serroni

Especial

Indicados

Cia. Truks de Teatro de Animação (por Truks, a Bruxinha)
Núcleo Zambelê (por Chimbirins e Chimbirons)
Sesi-SP (pela criação de um Núcleo Permanente de Teatro para a Infância)
Sesc-SP (por Maria Clara Clareou – Um Passeio pelo Teatro Infantil de Maria Clara Machado)

Vencedor: Cia. Truks de Teatro de Animação

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA RJ E SP)

(Capa)

PRÊMIO MINC
TROFÉU MAMBEMBE

Teatro Municipal
São Paulo, 19 de dezembro de 1994

(Interior)

Mambembe / 94

Pela primeira vez, a dança também é premiada

Neste final de 94, que permitiu tantas reconquistas na área cultural, haverá uma festa única. E, 93, o palco foi o Teatro Dulcina, no Rio; agora a classe se reunirá no Teatro Municipal de São Paulo, para aplaudir os quevão receber, por méritos e obras, os Troféus Mambembe de Melhores de 94 nas duas cidades.

1 – Relançado em 1993, o Prêmio Mambembe abrange em 94, pela primeira vez, a dança. A finalidade, segundo a proposta que a FUNARTE encaminhou ao Ministério da Cultura e este aprovou, é a de estabelecer uma referência de prestígio e qualidade dos múltiplos aspectos artísticos e técnicos dessa arte – coreografia, bailarinos funções técnicas (de ensino e de pesquisa) – sinalizando o reconhecimento oficial à dança brasileira.

2 – Pretende-se, desse modo, reparar uma falha das artes cênicas nacionais, uma vez que, apesar do alto padrão dos grupos brasileiros, as produções de dança têm sido restritas e escassamente prestigiadas por premiações regionais.

Prevê-se, como desdobramento, o estímulo à iniciativa privada para que amplie apoios e patrocínios a exemplo do modelar relacionamento da Shell com o grupo Corpo, de resultados amplamento conhecidos e louvados.

3 – Outra decorrência do Mambembe da Dança será o de facilitar a inserção internacional dos grupos brasileiros, dado que o programadores do circuitos e eventos sempre levam em conta, mundo a fora, os prêmios nacionais que constam dos currículos.

A repercussão da premiação deverá proporcionar, ainda, novo e poderoso impulso à circulação nacional  dessas produções, atraindo novos públicos e incentivando novas apresentações.

4 – No que concerne ao Teatro, a premiação continua limitada, este ano, a sete categorias, autor, diretor, atriz, ator, cenógrafo, figurinista e especial. Já foram 12. E espera-se que voltem a ser.

Por enquanto, persistem as limitações de ordem financeira que impedem a realização das duas festas tradicionais de entrega dos prêmios, uma no Rio, outra em São Paulo e a desejada amplitude dos prêmios, com a volta de itens como o de revelação, que ajudou a despertar a atenção ge para valôres emergentes.

Eis porque, neste final de 94 que permitiu tantas conquistas na área cultural, haverá uma festa única. Em 93, o palco foi o Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro; agora a classe se reunirá no Teatro Municipal de São Paulo, para aplaudir os que vãó receber, por méritos e obras, os troféus de melhores nas suas cidades.

5 – O que se espera, a partir deste relançamento do Prêmio MINC – Troféu Mambembe e de sua extensão à Dança, é que o prêmio recupere, já em 95, as características que, até 1990, o tornaram um dos prêmios mais representativos das artes cênicas brasileiras. E que junto com ele possam ser desenvolvidas e aperfeiçoadas outras iniciativas que também estão sendo retomadas e que muito poderão favorecer o crescimento da produção artística no Brasil.

Ferreira Gullar – Presidente da FUNARTE

O Programa da Festa

Realçando a extensão de Mambembe à Dança, o Grupo República da Dança apresenta ao longo da entrega dos prêmios, o seu espetáculo Boleros.

1- Abertura oficial. Bolero Sabor a Mi, de A. Carrilho, Entrega de prêmios.
2 – Entrega de prêmios. Bolero Quizas, Quizas, de O. Farrés
3 – Entrega de prêmios. Bolero Amor, Amor, de R. L. Mendez
4 – Entrega de prêmios. Bolero Aquelos Ojos, de Nilo Menendez – Urera
5 – Entrega de prêmios. Bolero Tu me Acostumbraste, F. Dominguez

Ficha Técnica

Espetáculo: Boleros
Coreografia: Ana Mondini
Assistente de Cenografia: Lena Maia
Músico Convidado: Jether Garotti Jr.
Iluminação: Fernando Guimarães
Figurinos: Alexandre Hercovitch

Elenco

Aguinaldo Bueno, Ana Elisa Supra, Armando Aurich, Beth Risoléu, Carlos dos Santos, Cláudia Palma, Gabriela Machline, Icleiber Klaus, Key Sawao, Mirian Druwe, Ricardo Vinícius e Sergio Rocha

República da Dança

Aliar o que é mais novo em arte e cultura. Esta é a proposta da República da Dança, que aponta para o século XXI na busca de um formato mais moderno, ao mesmo tempo em que percorre as raízesda brasilidade, num estilo genuinamente nacional, composto de um “mix” de etnias.

A expressão “mix” é um apelo, um manifesto da emoção que deve falar aos povos da Terra e a tantos outros que olham o Brasil com atenção, interessados numa arte que renova  em meio a tantas e tortuosas crises.

As bailarinas Ana Mondini e Gabriela Machline, representantes de duas gerações de dança do país, dirigem a companhia.

A Republica da Dança nasce adulta, vigorosa, qualitativamente embasada no elenco formado por 12 dos melhores bailarinos da atualidade, selecionados por partilharem do mesmo interesse em desenvolver um projeto moderno e verdadeiramente inovador.

Nessa república da dança, Ana Mondini é corógrafa residente. Seu estilo inconfundível de vanguarda, inserido na pós-modernidade da dança nacional e internacional, marca o grupo com aparência de impacto; estruturas rápidas e cortantes de movimento, que espelhem situações paradoxalmente cotidianas, onde a vibração dos desenhos e formas seduza as plateias com sede de novidades.

Vale destacar que Mondini e Machline não seguem sozinhas nesse empreendimento, quase aventureiro, que é a de construir uma nova companhia de dança no Brasil, pois ao seu lado estão os melhores e mais qualificados profuissionais. Um exemplo, dos mais significativos, é a participação da DM-9 (Nizan Guanaes) na criação e produção de todo o material gráfico tanto institucional quanto dos espetáculos. O sucesso alcançado pela República da Dança com o espetáculo Forró for All, sinaliza que a companhia está no caminho certo.

Mambembe / Teatro

A atriz Patrícia Selonk foi a grande novidade de 1994

Relação dos indicados do Teatro Adulto e Infantil RJ

Relação dos indicados Teatro Adulto e Infantil SP

Relação dos Vencedores do Teatro Adulto e Infantil RJ

NB – Os vencedores de São Paulo (adulto e infantil) serão revelados na festa de premiação

(Última Capa – Foto: Balet Nazareth, criação do Grupo Corpo)

Mambembe / Dança

Um júri nacional consagra talento, pesquisa e tendências

Relação dos indicados da Dança

Relação dos vencedores

Relação Menções Honrosas

Apoio Cultural

(Logo) Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura