Catálogo do Evento, que aconteceu no CCBB, de 04 a 16.10.1994

Convite para o espetáculo Beckett, um dos apresentados no evento, em 05.10.1994

Barra

(INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA)

(Capa)

NÓS&OS BONECOS

O Teatro do Grupo Sobrevento

(Verso da Capa – Foto do Espetáculo O Theatro de Brinquedo)

(Página 01)

Nós&os Bonecos

Fazer Teatro de Bonecos, depois de Loca, Jarry, Goethe, Klee, Arp, Calder, entre tantos grandes artistas é motivo de orgulho para nós e todos os marionetistas. O Boneco – a forma ou a figura animada – é a origem do Teatro. E É esta História que poucos conhecem e as possibilidades que poucos vislumbram, o que nos anima a enfrentar os preconceitos injustos que fazem do Teatro de Bonecos uma arte menor e que o confundem com entretenimento de baixa qualidade para crianças.

Estamos certos de que nossa teimosia tem ajudado, dentro de nossos limites, a devolver um pouco de dignidade ao Teatro de Bonecos. Nosso sonho é que, junto à obstinação e ao esforço daqueles que comungam da mesma paixão, possam provar que o Teatro de Animação é muito maior, mais rico e mais diverso do que nós mesmos podemos imaginar.

NÓS&OS BONECOS mostra, ensina e fala deste Teatro de Bonecos. Do Teatro de animação. De um Teatro que pode misturar bonecos a atores. Que pode ser Dança, Artes Plásticas, Música. Que pode tudo o que quiser. Como toda Arte.

(Página 02 – Fotos de Cena)

Nosso Teatro pode ter cenário, figurino e iluminação
Ou não.
Pode ter técnicos e direção.
Ou não.
Como o teatro de Atores
Ao contrario do Teatro de Atores, porem pode não ter atores.
Ou não.

(Página 03)

O Grupo Sobrevento

O Sobrevento está junto há oito anos, remexendo tudo aquilo que os bonecos têm feito por todas as épocas e em todos os cantos do mundo. Da longa tradição do Teatro de Bonecos, porém, o Grupo não quer mais do que o que fale do hoje à gente de hoje. E dos bonecos, só quer aquilo que é Teatro.

O trabalho não tem sido fácil. Mas parece que é própria dificuldade o que move o Grupo Sobrevento. A Cada nova montagem, ele se impõe um novo risco. Foge da fórmula. Busca novos públicos, novos espaços. Busca novas técnicas. Foge do cômodo e do conhecido. Mas o Grupo não quer apenas criar espetáculos. Do Teatro, quer o encontro. E muitos. E diferentes encontros.

O Sobrevento tem levado seu teatro a praças, a ruas, a escolas, a parques, a museus, a bibliotecas, a teatros. Tem ido às capitais e ao interior. Tem ido a Congressos, Encontros, Festivais. Tem sido Teatro e tem sido Educação.

Comemorando os seus oito anos, o Grupo Sobrevento volta à sua cidade para esta retrospectiva, depois de dois anos de temporadas e viagens por muitos lugares do Brasil. Fundado por Luiz André Cherubini, Sandra Vargas e Miguel Vellinho, conta hoje, com a participação de Alzira Andrade e com um repertório variado, com peças para diferentes espaços e públicos. Peças que, neste Evento, você vai poder conhecer ou relembrar.

(Página 04 – Foto de Cena)

Beckett

O que é mais interessante em cena! Um homem carregando um cubo ou um boneco realizando a mesma ação? Com esta montagem, o Sobrevento mostra uma visão muito particular, uma visão sua, da obra de Samuel Beckett. Ousado, mas modo algum inconsequente, o Grupo reforça o lado plástico, visual, das peças de Beckett e jogo com a tragicidade que brota do próprio humor dos textos encenados.

Com o uso de bonecos em cena (Beckett jamais escreveu para o Teatro de Bonecos), o sobrevento termina por abrir possibilidades de leitura das obras do dramaturgo irlandês, sem restringi-las. Isto porque um boneco é mais que um boneco. É mais que um homem. É símbolo da humanidade, do gênero humano.

Beckett é um espetáculo em três quadros, composto das peças Ato sem Palavras I (1956), Ato sem Palavras II (1959) e Improviso de Ohio (1981), todas escritas, originalmente, para atores, pelo próprio Samuel Beckett. Neste espetáculo, Improviso de Ohio tem sua estreia nacional.

O Theatro de Brinquedo

Há cem anos, na Europa, as famílias costumavam ter um pequeno teatro em casa, pequeno o suficiente para caber no meio da sala de visitas. À noite, reuniam-se parentes e amigos para que se contasse uma história qualquer. Podia ser Aladim, mas também podia ser Hamlet. Os personagens, os cenários e o texto haviam sido comprados em uma livraria e, depois, recortados, pintados e montados com cuidado.

Com a vinda do Rádio, do cinema e da Televisão, o tal teatrinho perdeu-se no tempo. Resgatar, hoje, o Theatro de Brinquedo requer uma boa dose de coragem. O Teatro sofisticou-se para se sobrepor aos recursos que o Cinema oferece e a Televisão fez do planeta uma aldeia. Buscando formas simples de contar uma história, deparamo-nos com os antigos Toy Theatres e suas ingênuas possibilidades de encenação. Ingênuas, porém, aos nossos olhos, encantadoras.

Inspirados em argumento original da dinamarquesa Karen Blixen, o Grupo Sobrevento recria um sarau do final do século passado e resgata uma velha forma de divertir e se divertir.

Apresentado em são Paulo, em 1993, e sendo o único espetáculo do Sobrevento estreado fora do Rio de Janeiro, O Theatro de Brinquedo tem, em Nós&os Bonecos, sua estreia na cidade.

Barra

(Página 05)

Mesas – Redondas

Há muitas formas de entender o Teatro de animação. Para dar a conhecer algumas delas, o Grupo Sobrevento convidou pessoas que fazem e pensam Teatro, ainda que nenhuma delas seja um “bonequeiro ortodoxo”. Para discutir o Teatro de Bonecos, é preciso reunir aqueles que se preocupam com o Teatro, antes de se preocuparem om os Bonecos, e que de uma forma ou de outra, se valem de um conceito muito próprio de animação, seja em seu fazer, seja em seu pensar.

Os participantes destas mesas-redondas são da primeira linha de sueas especialidades. E é com muito orgulho que o Sobrevento os tem na comemoração de seu oitavo aniversário.

Mesa-Redonda I

Teatro de Bonecos é Teatro? – A Estética do Teatro de Bonecos
Alberto Gúzik, crítico de Teatro do Jornal da Tarde (SP)
Luiz Arthur Nunes, Diretor Teatral (RJ)
Raquel Ribas, Grupo Contadores de Histórias (RJ)

Mesa-Redonda II

O que Acontece no Teatro de Bonecos? – O Teatro de Bonecos Hoje
Álvaro Apocalypse, Grupo Giramundo (MG)
Ilo Krugli, Teatro Ventoforte (SP)
Ana Maria Amaral, Doutora em Teatro de Bonecos, Prof. da USP

(Página 06)

Oficina – Interpretação no Teatro de Animação

Em suas experiências, em suas pesquisas e no contado com muitos profissionais de grande renome da área, o Grupo Sobrevento estabeleceu princípios que servem a uma boa manipulação de bonecos, formas e objetos, em diferentes técnicas. São princípios como foco, direção do olhar, eixo, ponto fixo, variações rítmico-dinâmicas, precisão, etc.

Por trás dos bonecos, entretanto, existem manipuladores, que podem enriquecer – e muito os recursos expressivos do Teatro de Animação, se puderem aceitar e aproveitar a sua própria existência. Um manipulador é, como o boneco, um ator. E estar oculto atrás de um pano deve ser, sempre, uma opção, e não uma falta dela.

Buscando enfrentar alguns dos problemas que, a seu ver, mais dificultam o desenvolvimento do Teatro de Animação, o Grupo Sobrevento abordará, nesta Oficina, os seguintes temas: princípios básicos de Manipulação, dramaturgia e Direção em Teatro de Bonecos, relação ator/objeto animado, diferenças entre várias técnicas de Teatro de animação, e integração do Teatro de animação e outras Artes.

As aulas, práticas, visam reciclar profissionais de Artes Cênicas e Plásticas, contribuir para a formação de novos marionetistas e divulgar uma nova imagem do Teatro de Animação: uma imagem mais à altura do que sua própria História faz merecer.

Barra

(Página 07)

Beckett

Elenco

Interpretação e Manipulação
Sandra Vargas
Luiz André Cherubini
Miguel Vellinho
Alzira Andrade

Ficha Técnica

Criação e Realização: Grupo Sobrevento
Música e Direção Musical: Queca Vieira
Textos: Samuel Beckett
Tradução
Fátima Saadi
Iluminação: Renato Machado
Cenário e Figurinos: Gilson Motta
Confecção dos Bonecos e Adereços: Grupo sobrevento
Direção: Luiz André Cherubini

Barra

O Theatro de Brinquedos

Elenco

Interpretação e Manipulação
Sandra Vargas
Luiz André Cherubini
Miguel Vellinho
Alzira Andrade

Ficha Técnica

Criação e Realização: Grupo Sobrevento
Desenhos do Teatro e Bonecos: Gilson Motta
Direção Musical e Músicas: João Poleto e Paulo Rosas
Iluminação: Renato Machado
Construção do Teatro e Mecanismos: Grupo sobrevento
Ambientação Cenográfica e Figurinos: Carlos Alberto Nunes
Assistência Teórica: Rosita Silveirinha
Preparação vocal: Marcos Marques
Texto Inspirado na obra: A Verdade Vingada, de Karen Blixen

Barra

Mozart Moments

Elenco

Interpretação e Manipulação
Sandra Vargas
Luiz André Cherubini
Miguel Vellinho
Alzira Andrade

Ficha Técnica

Operação de Som: Alzira Andrade
Figurinos e Desenho da Carroça: Gilson Motta
Confecção dos Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Iluminação: Renato Machado
Ambientação Cenográfica: Gilson Motta
Textos: Grupo Sobrevento e Ricardo Soneto
Direção Geral: Luiz André Cherubini

Barra

(Verso Última Capa)

O Teatro do Grupo Sobrevento – Nós&os Bonecos

4 a 16 de Outubro de 1994

Ficha Técnica

Realização: Grupo sobrevento
Projeto Gráfico e Produção: Ana Soter, Monica Soffiatti
Assistência: Fernanda Reis
Divulgação: Mário Senise e Fernando Albuquerque
Direção de Produção: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini
Produção Executiva: Lucia Erceg
Fotografias de Divulgação: José Roberto Lobato
Assistência de Iluminação: Francisco Rocha
Fotolito: Quimicolor
Impressão: DRQ

Agradecimentos

Claudia Bernardo, João e Maria José Motta, Fernando Newlands, Humberto Effe, Alex Azevedo, Clélia e Carlos Mauro Cherubini, J. Andrade, diva e Adriane Silva, Kastello, Karl Erik Scholhammer, Fátima Saadi, Tania de Castro, Cosette de Castro, Amarílio Gastal, Gauira Miranda, Ana Lúcia Toledo e a todos os funcionários do CCBB que colaboraram com o Evento.

Grupo Sobrevento
Rua Marilia Amália 81/3 – Tijuca – 20510.130 – Rio de Janeiro, RJ – Brasil

(Última Página – Logo do Centro Cultural Banco do Brasil)

Barra

Beckett foi apresentado nos 5, 6, 7, 8 e 9 de outubro, às 19h. Theatro de Brinquedo, nos dias 13,14,15 e 16 de outubro, às 19h. e Mozart Moments, nos dias 8 e 9, às 17 horas.