(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/PROGRAMA)
(Capa)
SOBREVENTO TOUR 93
(Frente – Desenho de Mapa)
Sobrevento Tour 1993
Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá, 163
(Logos) Sergio Porto, RIOARTE, Prefeitura do Rio
(Verso)
O Grupo Sobrevento
Formado em 86, no Rio de Janeiro, o Grupo Sobrevento é um Grupo de marionetistas que se propõem a desenvolver um estudo prático dentro do campo do Teatro de Animação, encenando espetáculos a partir da pesquisa de diferentes formas de manipulação de bonecos ou quaisquer objetos e da confecção dos mesmos, a partir de técnicas variadas.
Em seis anos, o Sobrevento encenou Ato Sem Palavras, Sagruchiam Badrek, Um Conto de Hoffmann e Mozart Moments, recebendo indicações e Prêmios.
Um dos mais importantes Grupos brasileiros de Teatro de Bonecos e o mais destacado Grupo carioca de Teatro de Animação, o Sobrevento participou de muitos dos mais importantes Festivais de Teatro do país e representou o Rio de Janeiro em todos os Festivais Internacionais de Teatro de Animação do Brasil. Em 88, representou o Brasil no I Encuentro Sudamericano de Marionetistas, em Trujillo, Peru, e, desde a sua fundação, está filiado Associações Rio e Brasileira de teatro e a Union Internationale de la Marionnette, órgão ligado à UNESCO e que congrega mais de uma centena de países.
No ano passado, o Grupo Sobrevento recebeu, por Mozart Moments, os Prêmios Coca-Cola de Teatro Infantil e Maria Mazzetti (RIOARTE) e organizou, no Centro Cultural Banco do Brasil, a Mostra Internacional de Teatro de Animação Rio 92, trazendo ao Rio grupos da Suécia, França, Chile e Brasil.
Há muito tempo sonhávamos com isto: alguns espetáculos de repertório prontos para viajar, algumas coisas importantes para passar adiante em uma Oficina e a estrada sem fim pela frente, como sempre a tiveram os artistas.
Parece que conseguimos. Este ano, o Grupo Sobrevento apresenta, não um novo espetáculo, mas uma grande turnê que percorrerá várias cidades brasileiras.
Nossa intenção continua sendo a mesma: difundir uma outra face do Teatro de Bonecos e de Animação e fazer um Teatro comprometido com a riqueza do Teatro contemporâneo, um Teatro que busque a tradição, mas que dela não queira mais do que o que possa falar do hoje à gente de hoje.
O Sobrevento Tour 93 faz retornar a cartaz os dois últimos espetáculos do Sobrevento: Mozart Moments – um espetáculo criado em 91, em função das comemorações do bicentenário da morte do compositor austríaco, vencedor do Prêmio Coca-Cola de 91 e Maria Mazzetti (RioArte) de 92 – e Beckett – estreado em 92, considerado uma das surpresas da temporada e indicado para o Prêmio Shell de 92. Além disto, conseguimos pôr em prática um projeto muito antigo do Grupo: o de uma Oficina de Teatro de Animação, uma introdução a certos princípios básicos que regem o trabalho de atuar com bonecos, a partir de bonecos, em nossa visão particular.
Fazer Teatro de Bonecos depois de Lorca, Jarry, Goethe, Klee, Arp, Calder, entre tantos grandes artistas, é motivo de orgulho para nós e todos os marionetistas. O Boneco – a forma ou figura animada – é a origem do Teatro. E, desde então, esteve sempre vivo. E, no entanto, sua História e suas possibilidades são do conhecimento de poucos. São estes mesmos poucos, bonequeiros ou não, os que teimam, cada qual a seu modo, em devolver aos Títeres o lugar e a dignidade que, injustamente, lhes é negado.
Beckett
Quando, em 86, nos reunimos e decidimos desenvolver um estudo prático e teórico de Teatro de Animação, estávamos convencidos de que esta opção nos iria abrir possibilidades de encenação surpreendentes.
Nossa formação acadêmica, entretanto, que nos fizera ignorar o Teatro de Bonecos e de Animação, nos deixava sempre um certo medo de que podíamos estar nos limitando e abrindo mão de alguns sonhos como, por exemplo, o de encenar, um dia, Beckett. Depois de seis anos de trabalho contínuo, estamos certos de que nossos temores eram infundados.
O que é mais interessante em cena? Um homem carregando um cubo ou um boneco realizando a mesma ação? Com esta montagem buscamos uma visão muito particular, uma visão nossa, da obra de Samuel Beckett. Ousados, mas de modo algum inconsequentes, queremos frisar o lado plástico, visual, de suas peças, um elemento grandemente enfatizado pelo próprio autor.
Com o uso de bonecos em cena (Beckett jamais escreveu para o Teatro de Bonecos), pensamos estar abrindo possibilidades de leitura de suas obras, e não as restringindo. Isto porque um boneco é mais que um boneco. É mais que um homem. É um símbolo da humanidade, do gênero humano.
Beckett é um espetáculo em três quadros, compostos das seguintes peças de Samuel Beckett:
Ato Sem Palavras I (1956)
Ato Sem Palavras II (1959)
Improviso de Ohio (1981)
Todas essas peças foram escritas, originalmente, para atores. Improviso de Ohio tem, neste espetáculo, sua estreia nacional.
Beckett é um espetáculo criado pelo Grupo Sobrevento
Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Miguel Vellinho
Com a participação de Cláudia Souto Henriques, Flávia Alfinito. Gilson Motta, Queca Vieira
Texto: Flávia Alfinito e Grupo Sobrevento
Texto: Samuel Beckett
Tradução: Fátima Saadi
Concepção Visual e Organização da Montagem: Grupo Sobrevento
Música e Direção Musical: Queca Vieira
Violino: Queca Vieira
Cenário e Figurino: Gilson Motta e Grupo Sobrevento
Confecção de Bonecos e Adereços: Flávia Alfinito e Grupo Sobrevento
Iluminação: Renato Machado
Cartaz e Projeto Gráfico: Miguel Vellinho
Direção de Produção: Sandra Vargas
Produção Executiva: Maria Clara Magalhães
Assistentes: Clélia Cherubini e Lucia Erceg
Divulgação: Grupo Sobrevento
Fotografias: Renata Dei Giudice e José Roberto Lobato
Direção Geral: Luiz André Cherubini
Mozart Moments
Contando, ora de forma cômica, ora de forma poética, algumas passagens da vida do compositor austríaco, Mozart Moments é um espetáculo para um público de qualquer idade, para crianças, jovens e adultos.
Concepção Visual e Organização da Montagem: Grupo Sobrevento
Produção e Divulgação: Grupo Sobrevento
Textos: Ricardo Soneto e Grupo Sobrevento
Coordenação das Apresentações: Cláudia Souto Henriques
Interpretação e Manipulação: Luiz André Cherubini, Sandra Vargas e Miguel Vellinho
Figurinos e Desenho da Carroça: Gilson Motta
Confecção dos Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Assistente de Confecção: Marco Aurélio Silvio
Fotografias: José Roberto Lobato
Construção da Carroça: Elias Lopes do Nascimento
Costureiras: Sônia Maria e Antonira Azevedo
Direção Geral: Luiz André Cherubini
Oficina: Introdução ao Teatro de Animação
A Oficina do Sobrevento reúne uma série de informações e técnicas que, com muita dificuldade, o Grupo acumulou em suas pesquisas, estudos, espetáculos, nos cursos de que participou e no contato com artistas de todo o mundo.
Depois de seis anos de trabalho, o Sobrevento parece ter definido um estilo ou, pelo menos, um jeito de fazer. São os princípios do Teatro de Animação que o Grupo identifica em seu trabalho – porque são infinitas as possibilidades, as facetas e os próprios princípios desta Arte – aquilo que fundamenta a Oficina desenvolvida neste Projeto. Na impossibilidade de tratar, em toda a sua diversidade – de uma Arte tão ampla, o Sobrevento não quer mais que dar aos participantes da Oficina uma visão particular do Teatro de Animação, um Teatro que permeia todas as Artes e cuja regra principal é considerar a possibilidade de não haver regras principais.
Nosso Teatro de Bonecos pode ter cenário, figurino e iluminação.
Ou não.
Pode ter técnicos e direção.
Ou não.
Como o Teatro de Atores.
Ao contrário do Teatro de Atores, porém, pode não ter atores.
Ou não.
Espaço Cultural Sergio Porto
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte
Rio Arte, Rio Prefeitura da Cidade
Grupo Sobrevento – Teatro de Animação
Rua Maria Amália, 81/3 – Tijuca
Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20.510-140