(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
(Logo) Projeto Coca-Cola de Teatro Infantil
apresenta
Um musical de Tim Rescala
PIANÍSSIMO
(Interior)
Recital de Clara
“Samba de Alemão”
Voz:Carregador
Oferecimento: (Logo) Equipe Um
“O Orgulho de Gema”
Voz: Gema
Piano: Carregador
Oferecimento: (Logo) Cia Textil Ferreira Guimarães
“Areia de D. Euterpe”
Voz: D. Euterpe
Piano: Clara
Oferecimento: (Logo) Perucas Lady
“Estudo para Piano”
Voz: Clara
Piano: Clara
Oferecimento: (Logo) Cenário
“Steinway”
Voz: Steinway
Oferecimento: (Logo) Payot
‘a Bailarina”
Voz: A Bailarina
Piano: Clara
Oferecimento: (Logo) Millenium
“Bolero dos Bichos”
Voz: Clara e Steinway
Piano: Clara e Steinway
Oferecimento: (Logo) Internacional Tintas
“Funck do Kri-Kri”
Voz: Clara e Kri-Kri
Oferecimento: (Logo) Traesko
“Valsinha em Lá”
VozLeilinha
Violão: Leilinha
Oferecimento: (Logo) Coisas de Camarim
“Pianíssimo”
Piano: Clara
Oferecimento: (Logo) Hair Flash
“Música Divina”
Voz: Clara
Voz e Piano: Steinway
Voz e Contrabaixo Elétrico: Kri-Kri
Voz e Xilofone: Gema
Voz e Violão: Leilinha
Voz e Cítara: D. Euterpe
Oferecimento: (Logo) Amor de Chocolate
Pianíssimo é para nós uma história romântica, contada sob o ponto de vista de Clara. Com a sensibilidade intensa de uma menina que descobre seu universo através da música.
Não estamos lidando com o estranho e real mundo dos afetos e fantasias de Clara.
Clara quer brincar!
Vê na proibição que lhe é imposta um limite tão trágico que acaba por acionar, quase sem querer, a chave principal de toda a infância: a criação.
Como Clara, criamos juntos nosso Pianíssimo, não para solucionar um castigo, mas para unir nossas vidas com a infância que nos é tão vital.
Karen Acioly
Dedico este espetáculo ao Ciro, meu filho.
Drica Moraes: Clara
Doriana Mendes: Bailarina e Leilinha
Felipe Rocha: Carregador e Kri-Kri
Karen Acioly: Gema
Malu Valle: D. Euterpe
Marcelo Vianna: Steinway
Texto: Tim Rescala
Direção: Karen Acioly
Músicas e Direção Musical: Tim Rescala
Cenografia: Lídia Kosovski
Figurinos: Ney Madeira
Iluminação: Aurélio de Simoni e Renato Machado
Desenho Cenográfico: Doriana Mendes
Bonecos em Espuma: Marcelo Abreu
Projeto Gráfico:André Galhardo
Divulgação: Andréa Cals
Direção de Produção e Produção Executiva: Lu Grimaldi e Vera Novello
Assistente de Produção: Ruth Almeida
Cenotécnico: Adílio Athos
Costureira: Mara
Maquiagens: Cida
Fotos: Guga Melgar
Produtores Associados: Karen Acioly e Tim Rescala
Agradecimentos
Ronaldo Diamante, Moacyr Góes, Aladim, Hélio Balbi, Elisabeth Carino, Luís Fernando Madella, Leozinho, Claudinha e Daniela (Coca-Cola), Paulo Crown, Vera Gago, Wellws Costa, Eduardo Vilaça, José Neto, Cláudia Barbosa, Sônia Areias, Luis Areias, Alexandre Mazzaro, Daniela Schinter, Hamilton, Carlos Eduardo Gouveia, Fernando Cologrossi, Sueli de Oliveira, Maria Lúcia Fernandes, Marcos Frediani, Dudu Ganorret, Neuza Romano, Professora Maria Lúcia Aragão, Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e FUNARJ
A vontade de escrever Pianíssimo nasceu a partir de uma música chamada Estudo para Piano, que compus em 1989. Nela, a pianista devia falar e tocar ao mesmo tempo, contracenando com o instrumento e fazendo com que este se tornasse também um personagem.
Com a intenção de desenvolver ainda mais a ideia de humanizar o piano, encontrei na tecnologia musical as ferramentas necessárias para fazê-lo. Através de um sampler colocado no interior do instrumento, ele tornou-se capaz de emitir os sons mais inusitados, além daqueles já característicos do instrumento. Além dos sons, veio imediatamente a ideia de que do seu corpo pudessem sair as coisas mais inusitadas, de acordo com a música em que nele fosse tocada.
Foi então que surgiu o formato de uma peça infantil: a estória de um piano encantado que fala, canta e conversa com sua dona, a menina Clara. Seu maior medo é não ser tocado, é ficar empoeirado num canto da sala e ser tratado como um móvel qualquer.
Pianíssimo conta a estória da amizade entre um piano e sua intérprete, da capacidade da música de fazer desabrochar os sentimentos e as vontades; da valorização da criatividade e da imaginação sem fronteiras.
Este não é um musical escrito por um autor de teatro, e sim uma peça escrita por um músico. A música foi o ponto de partida para tudo, inclusive para a escolha dos atores, que obrigatoriamente devem ser músicos.
Graças ao empenho e a perseverança de Karen acioly, que incentivou a escrever e a Mandar este projeto para a Coca-Cola, eu vos apresento este musical, dedicado à minha sobrinha Clara e a todas as crianças encantadas pela música.
Tim Rescala
(Última Página)
(Logos) Kenner Softsteps, fundação Cultural IBAM, Coca-Cola
(INFORMAÇÕES DO RELEASE)
PIANÍSSIMO
Pianíssimo, musical infantil de Tim Rescala dirigido por Karen Acioly, estreia dia 15 de maio, às 17h, no mais novo espaço para a criançada:o Espaço III do Teatro Villa-Lobos.
Pianíssimo é o primeiro texto teatral de Tim Rescala, que desde de 79 começou a trabalhar com música para teatro. Nesses 14 anos, Tim já trabalhou em mais de 30 espetáculos como diretor musical, pianista, compositor ou ator, e recebeu o Prêmio Mambembe pela música das peças Will e A Porta.
Em Pianíssimo, Tim faz sua declaração de amor à música, em especial ao piano: Clara é uma menina de nove anos que contra a sua vontade é obrigada a ter aulas de piano… até ganhar um verdadeiro, e mágico, Steinway.
“Pianíssimo mostrará o prazer da descoberta musical como o verdadeiro aprendizado, e não aquele feito de maneira chata e enfadonha. Partirá da ideia de que a música que cada um tem dentro de si é o que importa, e que a descoberta da música para criança é o desabrochar de um universo inteiramente mágico, onde o instrumento torna-se um verdadeiro companheiro” – E o que diz a diretora Karen Acioly.
No elenco, a polivalente Drica Moraes é Clara. Além das suas qualidades como atriz, em Pianíssimo Drica aproveita para atacar também de pianista, aptidão que vem exercitando com aulas de Monique Aragão.
Karen Acioly, Malu Vale, Felipe Rocha e Doriana Mendes sãos respectivamente a mãe, a professora, o amigo e a vizinha de Clara. O ator e cantor Marcelo Viana incorpora o Steinway, o piano que irá transformar a vida de Clara.
Autoria: Tim Rescala
Direção: Karen Acioly
Direção Musical: Tim Rescala
Cenografia: Lídia Kosovski
Figurinos: Nei Madeira
Produção Executiva: Vera Novelo
Bonecos: Ferré
Iluminação: Aurélio de Simone
Coreografia: Lúcia Aratanha
Programação Visual: Brigida Baltar
Divulgação: Andréa Cals
Fotos: Guga Melgar
Direção de Produção: Lu Grimaldi
Drica Morais
Marcelo Viana
Karen Acioly
Malu Valle
Doriana Mendes
Felipe Rocha
Obs.
O ator Jorge Caethano também participou da montagem substituindo o ator Marcelo Viana