(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Grupo Sobrevento – Teatro de Animação
apresenta
MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANIMAÇÃO RIO BONECOS 92
Centro Cultural Banco do Brasil
28 a 31 de maio – 1992
(Interior)
Entre a tradição e a contemporaneidade, o Teatro de Bonecos segue em frente, rumo ao próximo século, mesclando-se à Dança, às Artes Plásticas, ao Vídeo e a outras Artes afins. Ano após anos, os bonecos vêm renovando seu interesse junto às plateias de todas as idades, e, com isto organizam-se Mostras e Festivais em todo o mundo, com o intuito de estender o prazer existente entre o espectador e um títere a um número cada vez maior de pessoas.
Nossa Mostra traz ao Rio de Janeiro Companhias de Teatro de Marionetes de renome internacional, como o Coatimundi e Marionetteatern, que vêm juntar-se a Grupos brasileiros para apresentar uma panorâmica do que de melhor está sendo feito na área do Teatro de Animação, uma ampliação do termo Teatro de Bonecos, que pode incluir desde um trabalho arraigado na Cultura Popular até a moderna animação de formas e objetos.
Se existe algo que une os espetáculos desta Mostra, certamente é a inquietude, comum aos Grupos e presente em seus espetáculos.
A Mostra Internacional de Teatro de Animação traz ao público carioca os que preferem o novo, o ousado, o incerto, os que transitam sem medo por novos caminhos da criação artística.
Grupo Sobrevento
Espetáculos
Chapeu la Mer
Compagnie Coatimundi (França)
Foyer – Sábado às 18h e Domingo às 15h
Em uma combinação de máscaras, mímica, animação de objetos e marionetes, este Grupo francês, formado há 22 anos, apresenta Chapeau La Mer, um espetáculo que rompe as fronteiras entre o Teatro, a Dança, a Música, as Artes Plásticas e o Desenho Animado, contando a história do Sr. Séraphin Lemercier, um homem comum que, um certo dia, abandona a sua casa e parte em direção ao mar, em uma viagem de auto-descobrimento. Chapeau La Mer (Saudação ao Mar), é um espetáculo para todas as idades, com muito humor e poesia, onde as imagens são o que mais importa.
Cristóvão Colombo
Marionetteatern (Suécia)
Foyer – Sexta-feira às 18h
Este grupo sueco convida especialmente as crianças a acompanharem Cristóvão Colombo em sua viagem de descobrimento da América. Com bonecos de luva manipulados à vista do público, este espetáculo mostra o cuidado e o acabamento de uma das mais importantes Companhias europeias, dirigida por Michael Meschke, um dos mais renomados marionetistas do mundo.
Carlitos Pescador… Enamorado y com Bastón
El ChonchonTeatro de Muñecos (Chile)
Foyer – Sábado às 15h
Apresentar Carlitos (Charlie Chaplin) como boneco de luvas significa um apaixonante desafio. Para colocar no palco de bonecos a graça, as gags e os gestos de Carlitos, o grupo recorreu aos ensinamentos de um mestre, reconhecido internacionalmente, da pantomina de títeres: Dom Hector di Mauro.
O El Chonchon, anteriormente chamado Pirulim, Pirulero, foi fundado no Chile em 1983.
João Redondo
Chico Daniel (Rio Grande do Norte)
Foyer – Sexta-feira às 13h
Representante da manifestação mais popular e tradicional do Teatro de Bonecos no Brasil, Chico Daniel brinca o seu João Redondo, mostrando que o bonequeiro tradicional não cristaliza sua arte. Explorando temas sempre atuais com uma impressionante capacidade de improviso e facilidade de comunicação com o público. Atrás de um simples pano, com seus bonecos de madeira, Chico Daniel mantém viva a Arte que herdou do pai e diverte o público com o talento que faz de si um dos maiores bonequeiros populares do país.
Ato Sem Palavras
Grupo Sobrevento (Rio de Janeiro)
Teatro II – Quinta-feira às 20h30
Mozart Moments
Grupo Sobrevento (Rio de Janeiro)
Foyer – Domingo às 18h
Um dos mais importantes Grupos de Teatro de Bonecos do país e o mais destacado Grupo carioca de Teatro de Animação, o Sobrevento apresenta dois espetáculos – um adulto e um infanto- juvenil – na Mostra Rio Bonecos 92. Ato Sem Palavras é um espetáculo para adultos que apresenta uma encenação de um texto do dramaturgo irlandês Samuel Beckett sob a técnica da manipulação direta e aparente de um único boneco a seis mãos, derivada do Bunraku, Teatro de Bonecos japonês. Mozart Moments, para público de todas as idades, conta a vida do compositor austríaco através de uma técnica rara de manipulação de bonecos e da relação entre atores e marionetes. Estreado no CCBB em maio do ano passado, o espetáculo ganhou o Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil, por sua linguagem de animação.
Oficina
O Grupo Coatimundi estará oferecendo uma oficina sobre tema Teatro de Objetos, uma vertente do Teatro de Animação que utiliza objetos prontos em lugar de bonecos, como meio de expressão. A oficina terá lugar na Sala 13 do CCBB, no dia 29 de maio, das 10h às 13h e das 15h às 18h.
(Última Capa)
Mostra Internacional de Teatro de Animação Rio Bonecos 92
Criação, Organização e Produção: Grupo Sobrevento
Agradecimentos
Bertrand Rigot-Müller, Centro Cultural Banco do Brasil, Clélia Cherubini, Carlos Eduardo Novaes, Elói Fernandez Y fernandez, Fernando Newlands, Flávia Alfinito, Giselle Rocha Paes, Gilson Motta, Henrique Culkierman, José Carlos S. Matos, Júlia Guedes, Magda Modesto, Michel Menal, Rosita Silveirinha, Rodrigo Silveirinha, Roberta Rangel, William Pereira Taranto.
Patrocínio
(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil
Apoio
(Logos) Alliance Française, AFAA, RIOTUR, Forestier, Instituto Brasileiro de Arte e Cultura / Secretaria de Cultura da Presidência da República