Programa, 1990

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(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Projeto Didática da Encenação

PEER GYNT

Desgraças de Uma Criança
Casa de Orates
Angelicus Prostituto

Secretaria de Estado da Cultura

(Interior) 

Peer Gynt

09 a 19/08 e 30/08 a 02/09 – quinta a domingo, 20 horas

Elenco

Anna Becker
Adler Pellegrini
Braulio Alexandre
Camila Bolaffi
Claudia Leonor Guedes A. Oliveira
Carlos Mamberti
Dan Filip Stulbach
Domingos Alcantara
Donaldo Honorato
Dorothy Cross
Edgard Castro
Eliene Palma
Everton Bortotti
Evandro Dantas
Fausto Fernando Ferrari
Gerson Salviano
Idelleni do Amaral
Joyce Ruiz
Kazue Aksue
Lea Chaib
Luiz Casado
Marcelo Cunha
Mila Poci
Muriel Matalon
Paolo Schechtmann
Paula Ernandes
Pin Nogueira
Rudifran Ibrahim
Sérgio Cavalcante
Sidney Cirillo
Thaís Fantauzzi
Verônica Julian
Wladimir Mafra

Ficha Técnica

De Henrik Ibsen
Tradução de Leo Gilson Ribeiro
Direção de Roberto Lage
Assistentes de Direção: André Contijo, Filomena Porto, José Adjafre de Souza Filho, Marcus Cardelíquio, Mila Poci, Toninho Galdeano
Cenografia e Figurinos: Márcio Medina (coordenador), Hélio Melo, Marcos Solon Kretli Silva, Mônica Del Mônaco, Paula Valéria Andrade
Adereços: Alderi Lima, André Cañada
Iluminação: Edvaldo Rodrigues (coordenador), Lúcia Chedieck, Sérgio Rodrigues, Valdir de Brito
Sonoplastia: Otávio Machado (coordenador), Randolfo Pinto de Oliveira Neto
Preparação Corporal: Vivien Buckup (coordenadora), Arina Ramalho, Camila Bolaffi, Claudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira, Francisco Rider da Silva
Acompanhamento Vocal: Geni Barbosa (canto), Lucia Helena Gayotto (voz)
Produção Executiva: Marco Antonio Rodrigues (coordenador), Célia Márcia Pagan, Maria Alice Gouveia, Vagner Seraglia, Vera Lúcia Martins de Sá

Participaram também na realização deste espetáculo:

Alice Correia (costureira)
Estevão Nascimento (serviços cenotécnicos)
Eunice Gonçalves Pagan ( bijouterias)

Agradecimentos

Aimar Labaki, Bel Marcondes Circo-Escola Picadeiro, Beraldi, Casa de Couros Montalves, Celso Curi, Fibranorte – Armazenadora e Comercial de Sacaria Ltda., Finn Berg, Mercado Central – Box 30, Painel do Anhangabaú, Pedro José Braz, Peter Munck, Pessoal da Oficina Cultural Oswald de Andrade, Pessoal do Teatro do Bixiga: Cacá Soares, Roberto Lima e Marco Rica, Santo, Sr. Chaves, Serraria Parecís Ltda., Tanoaria Labbate

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Desgraças de uma Criança

11 a 12/08, sábado e domingo, 16 horas

Elenco

Alberto Adoay Donley: Abel, velho
Alexandra Oliveira Santos: vizinho
André Luiz G. Oliveira: Pacífico
Araceli Moreno Reis: empregada
Eliana Morais Meireles: Rita
Jefersson Oliveira Pontes: soldado
José Elias B. Mendonça: Manuel, sacristão
Josuel Costa de Mello: criado, prólogo
Márcio Rogério Henriques: criado, prólogo
Sérgio Roberto Cavalcanti: criança

Ficha Técnica

De Martins Pena
Direção: Elias Andreato
Assistentes de Direção: Fábio Borandi Torres, Tereza Rosa
Cenografia e Figurinos: Carlos Moreno (coordenador), Berenice S. Calandriello, Kellin Kássia G.R. dos Santos, Idelma de Araújo Resende, Wagner Menegare
Iluminação: Antonio Bezerra (coordenador), Alexandre A. Santos, Edson Hiroshi, Jefferson R. Santos
Sonoplastia: Solange de Araújo Mendes (coordenadora), Dorcina S. Ramos, Marco Antonio Luiz, Renata Alessandra Bueno, Wagner T. Cavalcanti
Preparação Corporal: Patrícia Gaspar (coordenadora), Solange Coutinho da Silva

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Angelicus Prostituto
28 e 29/08, terça e quarta feira, 21 horas

Elenco

Antonio Augusto Brasileiro, Ari Santos, Claudemir B. de Almeida, Cláudio Oliveira, Cristiane L. Takeda, Ely Ribeiro de Queiroz, Lilian Regina T. da Silva, Luzinete Ferreira, Nélson W. da Silva, Nílton N. Coelho, Rosana Ramos de Carvalho, Sandra Almeida Silva, Sérgio Marques, Sulamita Samy, Willians Fioque.

Ficha Técnica

De Hamilton Saraiva
Direção: Heitor Saraiva
Assistentes de Direção: Adão Faustino da Silva, Alex Saldanha, Carlos Tucka, César Augusto R. Alves, Mauro Soares Pereira
Cenografia e Figurinos: Leonardo Medeiros (coordenador), Clóvis Ribeiro da Cruz, Estevão Nascimento (cenotécnico)
Iluminação: Hamilton Saraiva (coordenador), Ari dos Santos, Clóvis Ribeiro da Cruz, Lilian Regina T. da Silva
Sonoplastia: Edson Amorin (coordenador), Daniel Pires Carvalho, Fábio Henrique Silva, Thadzio A. Saraiva, Valéria Souza Ramos, Demetrius Comendouros (assessoria musical)
Preparação Corporal: Elizete Gomes (coordenadora), Cláudio Oliveira, Josafá Pereira, Mário César Carvalho
Produção Visual Gráfica: Paulo Navarro

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Casa de Orates

14 e 15/08, terça e quarta feira, 21 horas

Elenco

Marcelo Farjoni: Manuel (Comendador)
Elisete Bastos: Mariana
Gilma J. Lago: Júlia
Orlando da Silva Ferreira: Dr. Fortes
Rui Calisto: Roberto
Antonio Conselheiro: Cazuza
Amorim Sebastião: Capitão
João Vieira Jr: Pereirinha
Mônica Jaquinto: Margarida
Mariah Nascimento: Germana
Marco Rosa: José e Enfermeiro
Wagner Saes Moreno: Enfermeiro
Reinaldo Sabino: Soldado
Romão Simões: Soldado

Ficha Técnica

De Aluízio e Arthur Azevedo
Direção de Eugênio Pupo
Assistentes de Direção: Reinaldo Sabino, René Barreto, Sonia Gomes, Carmen A. de Oliveira, Romão Simões
Cenografia e Figurinos: Sergio Gonzales (coordenador), Silvia Malta, Simone Martins, Silvana Cosentino, Silvia Lima
Iluminação: Hamilton Saraiva (coordenador), Luiz Fernando Siwashita, Cinthia Cristina B. Ramos, Arnaldo Sinelli
Preparação Corporal: Mariângela Barrela (coordenadora), Fernando de Moraes, Simone Lobo de Jesus, Vera Lucia da Silva
Direção Musical: Edinho Amorim, Antonio Gomes Santana

(Interior – Anúncios em folhas soltas: Strip Steel Fitas de Aço, Cortiris, Colchões Soft Spuma, Globo FM 90.5, Drastosa, Tweed, Indústria de Feltros Santa Fé, Osram, Jornal da Tarde – Caderno 2, Munck Guindastes)

(Última Capa)

Peer Gynt de Ibsen, Casa de Orates de Aluízio e Arthur Azevedo, Desgraças de uma Criança de Martins Pena e Angelicus Prostituto de Hamilton Saraiva: estes espetáculos são o resultado de uma iniciativa pioneira na Secretaria de Estado da Cultura – o Projeto Didática da Encenação.

Após a constatação de que há carência de mão de obra com informação e experiência nas áreas técnicas da atividade teatral, a Secretaria resolveu fugir do esquema tradicional de financiar um produto e preferiu dar apoio ao processo de criação, propiciando aos profissionais,  formação mais consolidada e integração no mercado de trabalho.

A implementação do projeto envolveu a participação de quatro Oficinas Culturais da Capital: a Oficina Oswald de Andrade (matriz), e as Oficinas Alfredo Volpi (Itaquera), Jacob Schik  (Água Fria) e Luiz Gonzaga (São Miguel Paulista). Roberto Lage coordenou todo o projeto e dirigiu Peer Gynt na Oficina Oswald de Andrade. Elias Andreato – Desgraças de Uma Criança na Jacob Schick, Eugênio Pupo – Casa de Orates na Alfredo Volpi e Heitor Saraiva – Angelicus Prostituto, na Luiz Gonzaga.

Estes profissionais escolheram os coordenadores nas áreas de preparação corporal, cenografia e figurino, sonoplastia, iluminação e produção executiva – selecionados não só pela competência artística, mas também pela capacidade de expor de forma organizada seu processo criativo.

As inscrições para os estagiários e atores foram abertas em março de 1990 e os coordenadores selecionaram 180 pessoas dos 407 candidatos que se apresentaram. A partir daí todos iniciaram o trabalho de leitura e análise de textos e ensaios gerais, passando a elaborar, junto com os coordenadores, os projetos específicos  e sua execução efetiva, até a apresentação pública do produto final.

O Projeto Didática da Encenação é fruto de uma necessidade histórica e não de um impulso pessoal. A idéia só me ocorreu depois de vivenciar e tentar compreender os diversos caminhos do (des)ensino no país. Ela só ganhou corpo graças à atuação e reflexão de Pedro Braz frente à experiência pontual que é a Oficina Cultural Oswald de Andrade.

E só encontrou uma identidade através do trabalho pioneiro de Roberto Lage. A estrutura é simples. Oficinas integradas, tendo por objeto os diversos fazeres ligados ao teatro, se casam a uma montagem de verdade. O resultado é uma base humanista que nossos técnicos raras vezes sabem necessárias ou mesmo possível. E uma base prática que nossos estudantes sempre experimentam pela metade. E um estágio que não é, como no mercado, apenas a utilização de mão de obra gratuita para trabalhos braçais. Um ovo de Colombo. Nesse momento ainda não sabemos se o resultado estético será plenamente satisfatório (até que ponto a priorização do didático não compromete o artístico?). Mas já estamos seguros de que não se pode mais pensar o ensino do teatro no Brasil sem levar em conta essa experiência pioneira.
                                                                                   Aimar Labaki, Assessor especial – Secretaria de Estado da Cultura

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro – Tel: 221.3929
Estação Tiradentes do Metrô

Oficina Cultural de Itaquera Alfredo Volpi
Rua Vitório Santim, 206, Itaquera, Tel: 205.5180

Oficina Cultural de São Miguel Paulista Luiz Gonzaga
Rua Parioto, 402, Tel: 297.0392

Oficina Cultural de Água Fria Jacob Schick
Rua Florinéa, 33, Tel: 267.8796

Local das apresentações:
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 155, Tel: 288.0136

(Logos) Secretaria de Estado de Cultura SP