Programa do espetáculo que estreou no CCBB, em 09 de maio,  com temporada até 09 de junho de 1991

Barra

Barra


Convite do espetáculo que reestreou no Museu da República em 09 de novembro com temporada até 01.12.1991

Programa do Museu da República, 1991

cbtij-acervo-luiz-andre-cherubini-mozart-moments-m-rep-cartaz-1991

Cartaz, 1991

Barra

Programa do SESC Ipiranga, 1991

Apresentação no Museu da República. Foto Guga Melgar

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA DO CCBB)

(Capa)

Grupo Sobrevento
apresenta

MOZART MOMENTS

(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil

(Interior)

O Teatro de Bonecos não poderia ficar de fora da comemoração dos 200 anos de morte de Mozart

Mozart Moments

Neste espetáculo, o Grupo Sobrevento, procurou aprofundar o estudo iniciado com Um Conto de Hoffmann, seu último: a pesquisa da relação do ator com o objeto animado.

Mozart Moments apresenta diferentes técnicas de animação, desde uma manipulação mais complexa, derivada do Bunraku, japonês, até uma manipulação mais simples, utilizando bonecos de luva.

Tratando, ora de forma cômica, ora de forma poética, algumas passagens da vida do compositor austríaco, Mozart Moments é um espetáculo de esquetes, apresentados com intervalos regulares de 40 minutos.

Mozart Moments marca os cinco anos do Sobrevento, um grupo de marionetistas que quer mostrar que o Teatro de Bonecos não é só para crianças e não tem, necessariamente, caráter folclórico.

W. A. Mozart

Nascido em um ambiente musical, a Áustria do século XVIII, Mozart, desde cedo, revela o seu talento para a música. Já aos cinco anos de idade, Mozart, escreve um Andante e um Allegro para piano.

Em pouco tempo, Mozart transforma-se em um menino prodígio e fez grande sucesso em toda a Europa, em excursões organizadas por seu pai, Leopold.

Adulto, Mozart torna-se um músico marginalizado. Vive de assinaturas para concertos e de pequenas encomendas, sem conseguir uma vida estável.

Mozart casa-se com Constanze Weber e instala-se, definitivamente, em Viena. Nesta época, ele intensifica sua produção musical, mas n]ao consegue que sua situação financeira melhore.

Em seu último ano de vida, já doente, Mozart recebe uma encomenda misteriosa de uma issa de Réquiem e a toma como premonição de sua própria morte.

Falecendo na madrugada de 5 de dezembro de 1791, Mozart deixa a mulher, dois filhos e um acervo musical que inclui peças sinfônicas, de câmara e óperas como Dom Giovanni, As Bodas de Fígaro e A Flauta Mágica.

Grupo Sobrevento

Formado em 1986, o Grupo Sobrevento de Teatro de Animação reúne três marionetistas que se propõem a desenvolver um estudo prático dentro do campo do Teatro de Animação, encenando espetáculos a partir da pesquisa de diferentes formas de manipulação de bonecos ou quaisquer objetos e da confecção dos mesmos a partir de técnicas variadas.

Assim surgiram os espetáculos Ato sem Palavras, de Samuel Beckett – baseado na manipulação direta e aparente derivada do Bunraku, teatro de bonecos japonês – Sagruchiam Badrek – espetáculo de rua, com bonecos gigantes e animação de formas – e um conto de Hoffmann – a partir de libreto de uma ópera de Offenbach e baseado na técnica do Teatro de Brinquedo. Com estes espetáculos, em cinco anos de trabalho, o Grupo Sobrevento tornou-se um Grupo conhecido no pouco reconhecido campo do Teatro de Animação.

Em 1989, o Grupo Sobrevento foi indicado pelo espetáculo Um Conto de Hoffmann, para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola de Teatro Infantil nas categorias Melhor Grupo, Melhor Atriz, Revelação e Especial – pelo trabalho de pesquisa.

Elenco

Interpretação e Manipulação
Luiz André Cherubini
Sandra Vargas
Miguel Vellinho

Ficha Técnica

Concepção Visual e Organização da Montagem: Grupo Sobrevento
Produção e Divulgação: Grupo Sobrevento
Textos: Ricardo Soneto e Grupo Sobrevento
Figurinos e Desenho da Carroça: Gilson Motta
Confecções dos Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Assistente de Confecção: Marco Aurélio Sílvio
Assistente de Produção: Aline Bittencourt
Construção da Carroça: Elias Lopes do Nascimento
Costureiras: Sônia Maria e Antonira Azevedo
Direção Geral: Luiz André Cherubini

Agradecimentos

Magda Modesto, Victor Giudice, Marie Louise Néri, Renata Soeiro, Cica Modesto, Marua Yeda Sílvio, Abelardo Carvalho, Clélia Cherubini, Paulo Menezes, Marlene Fonseca

(Última Capa)

(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA DO MUSEU DA REPÚBLICA)

(Capa)

(Logo) Grupo Sobrevento
apresenta

MOZART MOMENTS

(Interior)

O Teatro de Bonecos não poderia ficar de fora da comemoração dos 200 anos de morte de Mozart

Mozart Moments

Neste espetáculo, o Grupo Sobrevento, procurou aprofundar o estudo iniciado com Um Conto de Hoffmann, seu último: a pesquisa da relação do ator com o objeto animado.

Mozart Moments apresenta duas técnicas diferentes de animação: uma manipulação mais complexa, derivada do Bunraku, japonês, até uma manipulação mais simples, utilizando bonecos de luva.

Contando, ora de forma cômica, ora de forma poética, algumas passagens da vida do compositor austríaco, Mozart Moments é um espetáculo para um público de qualquer idade, para crianças, jovens e adultos.

Mozart Moments marca os cinco anos do Sobrevento, um grupo de marionetistas que quer mostrar que o Teatro de Bonecos não é só para crianças e não tem, necessariamente, caráter folclórico.

W. A. Mozart

Nascido em um ambiente musical, a Áustria do século XVIII, Mozart, desde cedo, revela o seu talento para a música. Já aos cinco anos de idade, Mozart, escreve um Andante e um Allegro para piano.

Em pouco tempo, Mozart transforma-se em um menino prodígio e fez grande sucessoem toda a Europa, em excursões organizadas por seu pai, Leopold.

Adulto, Mozart torna-se um músico marginalizado. Vive de assinaturas para concertos e de pequenas encomendas, sem conseguir uma vida estável.

Mozart casa-se com Constanze Weber e instala-se, definitivamente, em Viena. Nesta época, ele intensifica sua produção musical, mas n]ao consegue que sua situação financeira melhore.

Em seu último ano de vida, já doente, Mozart recebe uma encomenda misteriosa de uma missa de Réquiem e a toma como premonição de sua própria morte.

Falecendo na madrugada de 5 de dezembro de 1791, Mozart deixa a mulher, dois filhos e um acervo musical que inclui peças sinfônicas, de câmara e óperas como Dom Giovanni, As Bodas de Fígaro e A Flauta Mágica.

Grupo Sobrevento

Em novembro de 1991, o Grupo Sobrevento de Teatro de Animação comemora os seus cinco anos de fundação.

Formado em 1986, o Grupo Sobrevento de Teatro de Animação reúne três marionetistas que se propõem a desenvolver um estudo prático dentro do campo do Teatro de Animação, encenando espetáculos a partir da pesquisa de diferentes formas de manipulação de bonecos ou quaisquer objetos e da confecção dos mesmos a partir de técnicas variadas.

Assim surgiram os espetáculos Ato sem Palavras, de Samuel Beckett – baseado na manipulação direta e aparente derivada do Bunraku, teatro de bonecos japonês – Sagruchiam Badrek – espetáculo de rua, com bonecos gigantes e animação de formas – e Um Conto de Hoffmann – a partir de libreto de uma ópera de Offenbach e baseado na técnica do Teatro de Brinquedo. Com estes espetáculos, em cinco anos de trabalho, o Grupo Sobrevento tornou-se um Grupo conhecido no pouco reconhecido campo do Teatro de Animação.

Em 1989, o Grupo Sobrevento foi indicado pelo espetáculo Um Conto de Hoffmann, para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola de Teatro Infantil nas categorias Melhor Grupo, Melhor Atriz, Revelação e Especial – pelo trabalho de pesquisa.

De maio a junho de 1991, Mozart Moments foi apresentado no Centro Cultural Banco de Brasil, no Rio, para cerca de 8.000 pessoas.

Elenco

Interpretação e Manipulação
Luiz André Cherubini, Sandra Vargas e Miguel Vellinho

Ficha Técnica

Concepção Visual e Organização da Montagem: Grupo Sobrevento
Produção e Divulgação: Grupo Sobrevento
Textos: Ricardo Soneto e Grupo Sobrevento
Coordenação das Apresentações: Andréa Freire
Figurinos e Desenho da Carroça: Gilson Motta
Confecções dos Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Assistente de Confecção: Marco Aurélio Sílvio
Fotografias: José Roberto Lobato
Construção da Carroça: Elias Lopes do Nascimento
Costureiras: Sônia Maria e Antonira Azevedo
Direção Geral: Luiz André Cherubini

Grupo Sobrevento

Sandra Vargas, Andréa Freire, Miguel Vellinho e Luiz André Cherubini

Agradecimentos

Magda Modesto, Victor Giudice, Marie Louise Néri, Renata Soeiro, Cica Modesto, Maria Yeda Sílvio, Abelardo Carvalho, Clélia Cherubini, Paulo Menezes, Marlene Fonseca, Aldomar Conrado, Lucia Vargas, Paulo Tarso, Martha Pagy, Daniela Chindler.

(Última Capa)

(Logos) Fundação Cultural IBAM, Museu da República, IBAC, Centro Comercial do Catet, Centro Cultural Banco do Brasil

Grupo Sobrevento – Teatro de Animação
Rua Maria Amália, 81/3 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.510

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA SESC IPIRANGA)

(Capa)

SESC São Paulo
apresenta

Teatro para Crianças e Toda Família

MOZART MOMENTS

com
Grupo Sobrevento – Teatro de Animação

(Interior)

O Programa de Teatro para crianças do SESC Ipiranga tem sido conduzido com olhar crítico, cuidadoso e seletivo, procurando, dessa maneira, oferecer ao público infantil espetáculos que privilegiem seu imaginário e sua capacidade de pensamento, aliados a uma proposta estética bem acabada e a um conteúdo lúdico-educativo que veicule visões de mundo criativas e solidárias.

Sobrevento traz Mozart com Bonecos

Formado em 1986, no Rio de Janeiro, o Sobrevento dedica-se à pesquisa, em nível prático, da animação de bonecos, formas e objetos.

Desde sua fundação, o Grupo tem representado o Rio de Janeiro e o Brasil em todos os Festivais Internacionais de Teatro de Animação realizados no país e tem participado dos mais importantes Festivais Brasileiros de Teatro, como os de Curitiba, Canela e Campinas, normalmente dedicados ao Teatro de Atores. O grupo esteve, também, em importantes festivais realizados na América Latina e Europa.

Titeriteiros Ambulantes

De repente, não se sabe de onde, surgem dois distintos cavalheiros e uma jovem senhora do século XVII. Trata-se e uma companhia de titeriteiros ambulantes que, rapidamente, reúne o público mais próximo em torno de si. Ao toque de uma sineta, o espetáculo começa.

Bonecos Contam Mozart

Reunindo o público, a companhia se põe a contar, em pequenas cenas, através de seus bonecos, passagens pitorescas da vida de Mozart. Os bonecos, assim como todos os adereços necessários, são tirados de dentro da carroça, que logo se transforma no palco de toda ação.

Cenário Simples

A carroça é todo o cenário de que se necessita. Esta na realidade, não passa de um balcão móvel disfarçado. O balcão é o espaço indispensável à manipulação de bonecos que seguem uma técnica adaptada do Bunraku, o Teatro de Bonecos Japonês. Esta mesma carroça, porém, pelo simples levantar de sua tampa, pode transformar-se, em um instante, em uma empanada, espaço típico de bonecos de luva.

Figurinos de Época

Presentes em cena, os atores-manipuladores criam, desde sua chegada, o clima que envolvia o tempo de Mozart. Seus trajes de época, brancos, em veludo, brocados e seda, seus sapatos de fivela larga, suas perucas, revelam o cuidado da produção, até nos menores detalhes, com a pesquisa, o desenho e a confecção.

Música de Mozart

Em Mozart Moments, a música entra para ressaltar algumas passagens da vida do compositor. Em cenas como a de Mozart ao piano, a música serve como efeito e, em outras cenas, mais narrativas, como ilustração ou fundo, entrando incidentalmente.

Todas as músicas usadas são, claro, de Mozart, o que é fundamental para trazer à montagem todo o clima do final do século XVII na Europa.

Bonecos em Fibra

Confeccionados em fibra de vidro, espuma e madeira, os bonecos de Mozart são animados por duas técnicas diferentes de manipulação de um único boneco a quatro ou seis mãos, ao mesmo tempo, derivada do Bunkaru.

Precisão Técnica

Nas mãos do Grupo Sobrevento, os bonecos ganham vida e até respiram. Através de uma sofisticada técnica de manipulação, os bonecos, confeccionados pelos próprios marionetistas do Sobrevento, ganham movimentos muito precisos e minuciosos, que dão a impressão de terem vida independente das mãos que os seguram.

Atores e Manipuladores, ao Mesmo Tempo

Mozart Moments revela uma relação pouco ortodoxa entre o manipulador e o boneco. Narrando a história, conversando, cochichando e, até mesmo, ralhando com os bonecos que manipulam, estes artistas não se fingem de ausentes, quando na realidade não estão. Representando alguns personagens secundários da história, contracenam com suas marionetes. São atores, ao mesmo tempo que marionetistas.

O Grupo Sobrevento é composto por Luiz André Cherubini, Sandra Vargas e Miguel Vellinho

(Última Capa)

SESC Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822
Tel.: 3340 2000
Email sescipi@uninet.com.br

Barra

Obs.
Antes de se tornar um espetáculo, foram apresentadas cenas curtas no foyer do CCBB Rio,  estreando no dia 09 de maio, com apresentações até 09 de junho de 1991.
Reestreou no Museu da República, com temporada de 09 de novembro a 01 de dezembro de 1991.
Apresentado no Museu Imperial nos dias 14 e 15.12.1991 e no dia 02.02.1992, no SESC Pompéia, em São Paulo.
Recebeu do Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil de 1991, as indicações pelo de Texto e de Categoria Especial pela linguagem de animação.
Apresentado no Projeto Ibambini, no Teatro do IBAM, em 12.04.1992.
Apresentado no Festival de Teatro de Bonecos de Canela, em 16.05.1992.
Apresentado no Foyer do CCBB, na Mostra Internacional de Teatro de animação, organizado pelo Grupo Sobrevento,  em 31.05.1992.