Programa, 1990

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa – Desenho)

(Verso da Capa)

Apoio Cultural

FUNDACEN
FUNARJ
Secretaria Estadual de Cultura – RJ

(Página 01)

O Grupo Sobrevento
apresenta

ATO SEM PALAVRAS

de Samuel Beckett
espetáculo de bonecos para adultos

(Página 02)

O Grupo

1986
– Fundação do Grupo Sobrevento
– Montagem de Ato sem Palavras, de Samuel Beckett, utilizando a técnica do Bunraku, teatro de bonecos japonês

1987
– Criação e montagem de Ato sem Beckett, um estudo sobre a obra de Samuel Beckett através do uso de máscara, animação de objetos e técnica de Bunraku.
– Ato sem Palavras e Ato sem Beckett participam da Mostra oficial do XIV Festival Nacional de Teatro de Bonecos, em Nova Friburgo

1988
– Criação e montagem do espetáculo de rua Sagruchian Badreck, reunindo acrobacia, máscaras, animação e formas e manipulação de boneco gigante
– Sagruchian Badreck participa do projeto O Teatro de Bonecos. Vai aos CIEPs, promovido pela RIOARTE
– Participação no I Encontro Oficina Sul Americano de Marionetistas, em Trujillo, Peru
– Oficinas / Estágio com Philippe Genty e Mary Underwood, da Compagnie Phippe Genty e com Yves Marc e Claire Heggen, da Compagnie Théâtre du Movement
– Criação e montagem do espetáculo infanto-juvenil Um Conto de Hoffmann, baseado na ópera de Jacques Offenbach e Jules Barbier, valendo-se de uma aproximação técnica do Teatro de Brinquedo.

1989
– Um Conto de Hoffmann estreia no Rio de Janeiro, em temporada regular. Realiza apresentações também em Campo Grande (MS), inaugurando o Teatro Aracy Balabanian, e integra a Mostra Oficial do XV Festival Nacional de Teatro de Bonecos, em Nova Friburgo (RJ)
– Um Conto de Hoffmann recebe duas indicações para o Prêmio Mambembe, nas categorias Revelação e Grupo, Movimento ou Personalidade, e duas indicações para o Prêmio Coca-Cola, nas categorias Atriz e Pesquisa

1990
– Um Conto de Hoffmann participa do I Festival Internacional de Teatro, em Campinas (SP).
– Entra em cartaz regularmente na cidade de São Paulo, o espetáculo Um Conto de Hoffmann

(Página 03)

Mas, afinal de contas, o que Beckett tem a ver com teatro de bonecos?

Peças sem clímax, sem uma historinha para contar, sem nós dramáticos, que são ao mesmo tempo, farsas e tragédias… E isso é teatro? Beckett traz à cena um teatro moderno, novo, vigoroso em sua universalidade e que se afasta do padrão que se tornou o convencional através de séculos em que se bateu na mesma tecia.

Teatro da incomunicabilidade, de protesto, do absurdo, os textos beckettianos só vivem em função da cena, em função de um espetáculo. E colocar em cena é trabalho do encenador, não do dramaturgo. Se Beckett é considerado, hoje, um autor “sagrado”, “intocável”; consideramos mais sagrado ainda o direito de um encenador exercer sobre um texto sua atividade criativa. A ideia pode ser ousada – é experimental e inovadora – mas não é, de modo algum, inconsequente. Encenar o Ato sem Palavras usando, ao invés de um ator, um boneco.

A intenção não é gratuita. A nosso ver, o uso do boneco nesta encenação acompanha bem o clima que acreditamos que Beckett proponha no texto original. Mais que isso, adquirimos com nossa proposta uma ênfase ainda maior no que há de simbólico no texto. E ganhamos, mais ainda, uma carga de significações, de conotações, muito forte.
Estamos interferindo no texto sem feri-lo. E foi buscando, também, a plasticidade, o apelo visual, que decidimos por uma adaptação do texto para boneco.  Utilizando a técnica – quase mágica – da caixa preta. E, afinal de contas, o que é o homem para Beckett senão um simples boneco?

(Página 04)

O Teatro de Animação Hoje

Não é de hoje que se tem uma ideia muito limitada a respeito do teatro de bonecos. A primeira ideia que vem à cabeça quando se fala disto é a de que trata-se de teatro para crianças. E, ainda por cima, de que trata-se de uma arte menor e mal realizada.

É preciso lembrar que há séculos, o Bunraku, teatro de bonecos japonês, vem renovando seu interesse, em relação às plateias adultas. Também no mundo ocidental, em outras épocas, observam-se exemplos que encantaram tanto os jovens quanto os adultos: é o caso de Punch e Judy, na Inglaterra.

Hoje porém, o conceito de teatro de bonecos vem sofrendo sérias modificações. e é desta questão, que inquieta marionetistas do mundo inteiro, que surge o termo ”teatro de animação”.

A definição mais precisa para qualificar a marionete, conforme a entendemos hoje, seria a seguinte: “toda forma, todo objeto manipulado”. Com isto as possibilidades que este gênero oferece multiplicam-se sem parar. Fala-se também, hoje, de Teatro de Objetos.

(Verso da Última Capa)

Ato sem Palavras

de Samuel Beckett

Elenco

Manipulação
Luiz André Cherubini
Sandra Vargas
Miguel Vellinho
Andréa Freire

Ficha Técnica

Iluminação: Grupo Sobrevento
Confecção do boneco e Objetos: Grupo Sobrevento
Figurinos: Gilson Motta
Violino: André Araújo
Concepção Visual e Organização da Montagem: Grupo Sobrevento

Agradecimentos

Alexsandro Mello de Azevedo, Clélia Cherubini, Dionísio Cherubini, Fernando Sant’Anna, FUNDACEN, Laura Brasil, Madeireira V. Soares da Costa, Medeiros de Moraes Material de Construção, Senior Consultoria e Serviços Ltda., Aspásia Camargo, Rogério Froes, Rodrigo Farias Lima, FUNARJ

Grupo Sobrevento – Teatro de Animação
Rua Maria Amália, 81/3 – Tijuca 20510
Rio de Janeiro – RJ