Cartaz/Programa, 1983

Filipeta, 1985

Barra

(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/PROGRAMA)
                                                                                                    
(Frente)

Teatro Ventoforte

Com o Patrocínio do Serviço Brasileiro de Teatro
Serviço Nacional de Artes Cênicas
Secretaria da Cultura

Órgãos do Ministério da Educação e Cultura

ESTOU FAZENDO UMA FLOR

(Verso)

Teatro Ventoforte – 9 Anos

Estou Fazendo uma Flor

O Ventoforte é um movimento, ou melhor, um grupo em movimento por onde já passaram muitos artistas e educadores que hoje continuam trabalhando em teatro, música e outras atividades ligadas ao jovem e a criança.

É verdade que todo trabalho do Ventoforte está centrado na produção teatral, mas também, é verdade que através destes nove anos de existência nasceram e cresceram experiências preocupadas com toda a produção cultural.

O grupo Ventoforte aconteceu e se gerou junto com seu primeiro espetáculo: História de Lenços e Ventos em 1974, e também com os Festivais “do Vento” e “de Mãos e Pés”. Destes grandes festivais públicos realizados no Parque do Aterro do Flamengo participaram crianças e adultos de várias idades e classes sociais, realizando num espaço da mais de 5.000 metros quadrados festas que redescobrem o ato criativo do próprio corpo. Através de linguagens criativas chegava-se á festa e à percepção de que a criação, tanto individual quanto coletiva, não requer espaços sagrados e que ela pode acontecer plena, através da liberdade partindo da própria realidade.

Em 1976 e 1979 quase toda a equipe participou de atividades com a comunidade do Méier na periferia do Rio de Janeiro, num centro de criatividade do Departamento de Cultura. Lá foram iniciados projetos de pesquisa de linguagem que até hoje estão sendo desenvolvidos. Entre eles está o projeto “Eu e o outro” que deflagrava não só festas de rua com a participação de vizinhos do bairro, mas também leva o teatro e a festa aos espaços esquecidos do quintal, da rua etc. Aqui em São Paulo com o nome de “O Quintal – o Espaço Esquecido”, o grupo deu prosseguimento a este projeto e dele participam alunos, jovens, adultos e crianças, além de bolsistas de escolas estaduais e municipais dos bairros do Itaim e de Pinheiros.

É uma volta ao quintal, o espaço esquecido e necessário, imprescindível para o desenvolvimento do homem. O espaço não estruturado onde não só se redescobrem as brincadeiras que foram sendo esquecidas, mas também se valoriza o espaço no qual se preenchem, através de jogos conscientes e inconscientes, as carências, as dúvidas e os limites de uma educação excessivamente racional, centrada na aquisição intelectual e que deixa de lado os ritmos mais individuais e as próprias indagações existenciais do jovem e da criança.

Além disso, está sendo realizado, desde 1982, na escola artística De Castro no bairro do Itaim o projeto “Os muros que cantam, falam, representam”. Nosso objetivo é estimular e buscar junto com os alunos e professores a possibilidade de um espaço de criação mais rico e descondicionante da estrutura rígida da escola, onde o cotidiano, os conflitos, o universo imaginário e as emoções tenham vias de expressão mais concretas. O uso do muro desencadearia uma nova dinâmica que deixa marcas e cria um produto cultural no próprio desenvolvimento do currículo da escola com possibilidades de gerar eventos que a comunidade participaria. Outro projeto que pretendemos começar ainda este ano com o patrocínio da Funarte, tem o nome de “Mitos e Heróis da Transformação”. Ele será realizado em praças e lugares abertos da comunidade e se propõe a resgatar e fazer emergir, tanto quanto possível, os mitos subjacentes, as histórias e os contos de fada.

O Teatro Ventoforte andou pelo Rio de Janeiro, cidades, bairros e cidades do interior e por São Paulo, cidades e bairros, Santos e muitos lugares pelo Brasil, Porto Alegre, Pelotas, Curitiba, Belo Horizonte, Ouro Preto, São João del Rey, Goiânia, Brasília e cidades satélites, Vitória, Salvador, Aracajú, Maceió, Recife, São Luis do Maranhão, e no Uruguai – Artigas e Montevidéo, na Argentina – Buenos Aires e nos Estados Unidos – Washington, New York, Kansas, Tucson, São Francisco, na Alemanha – Berlim, em Portugal – Lisboa, na França – Anemasse, Anecy, na Suíça – Genebra e Lugano.

Estou Fazendo uma Flor

Brincando com bonecos, títeres, objetos, músicas e pétalas…

Elenco

Brincando: Osvaldo Gabrieli e Ilo Krugli
Tocando e cantando: Tião Carvalho, Marta Ozetti, Marcos Vinicius (Peninha)

Ficha Técnica

Versão livre sobre os textos de Javier Villafañe, Tristan Klingsor e Ilo Krugli
Iluminando: Bob Mello
Costurando: Márcia Cabral
Bonecos: Osvaldo e Ilo
Direção Geral: Ilo Krugli

Temas Musicais
Populares: Canarinho – Vai Moreninha
Adeus sobre um tema de Ronaldo Mota
Estou fazendo uma Flor de Ilo Krugli e Tião Carvalho

Estou Fazendo uma Flor

Apresentação do espetáculo

Estou fazendo uma flor, mais uma flor, com a vontade de interferir na paisagem geométrica determinada pelos números em crise, com a vontade de aproximar os jogos misteriosos dos sonhos e dos palhaços.

A flor não é o fruto, é só o ritual que antecipa, o centro da festa que vira dia.

Neste pequeno espetáculo os atores resgataram histórias de bonecos que alimentaram os primeiros passos na adolescência. Mais uma vez o Ventoforte vai desnudando o ato da criação, os atores inventam e reinventam o movimento dos bonecos frente ao público, tudo visível, sem segredos de coxia, sem técnicas amarradas em fios de nylon, aços temperados ou raios laser, o mais direto, sensorial, corpo a corpo.

Novamente tentaremos mostrar que os conteúdos que se desprendem da peça não bastam para realizar a transcendência do espetáculo, que dentro dele o ator que brinca com os bonecos (*) tem que se apresentar com a sinceridade e transparência, porque ele precisa iluminar o espelho das identificações tanto do público como dele mesmo. A criança, como o público precisa de identificação com os atores também, e estes mostram sua escolha e relacionamento com o personagem, podendo mudar de personagem para personagem, podendo passar do diabo para o inocente soldadinho de chumbo ou ao contrário, usando da possibilidade de linguagem de vestir o boneco em cena. Os sentimentos e os conflitos correm mais transparentes e acessíveis e a pequena comédia de Tristan Klingsor fica menos rígida, menos moral, menos definitiva.

E os bonecos quando se desprendem de nossas mãos como o Manoel e a Manoela poderão partir por caminhos opostos, mas as suas almas, as suas vivências ficaram na nossa pele, nas nossas mãos, e são elas que vão realizar o último e definitivo “casamento” .

O espetáculo poderia acontecer na praça, na rua, no circo ou nos cantinhos escondidos, onde as crianças desenvolvem os seus próprios métodos pedagógicos e as alquimias intuitivas eternas, que elaboram os dramas das dualidades, das oposições e as guerras explosivas que apontam só para as cabeças de papelão. Onde é fácil vencer o medo de dizer “Eu tenho medo”.

(*) Preferimos chamar o ator de “Brincante” que é mais profundamente significativo que “Manipulador” ou “Bonequeiro”.

Estou Fazendo uma Flor

Música: Tião Carvalho
Letra: Ilo Krugli

Estou fazendo uma flor
Com que? Com que?
Com as minhas mãos,
o meu violão, a minha emoção
e o meu coração…
e a saudade de você!…

De que cor é a vida
eu me pergunto
de que cor é o amor
de que cor é a flor, de que cor?
de que cor? de que cor?
de que cor? eu faço a minha flor?…

De que cor o amigos, inimigos
os perigos e os sentidos,
de que cor? de que cor?
de que cor? de que cor? eu faço a minha flor?…

Casa do Ventoforte

Curso de Formação de Atores
Paulo César Brito, Thaia Perez, Graziela Rodriguez, Osvaldo Gabrieli

Curso de Máscaras e Bonecos
Curso de Dança Contemporânea
Curso de Arte para Crianças
Coordenação Geral de Ilo Krugli

Rua Tabapuã 1569 – Itaim Bibi
Tel.: 210 3095

Teatro Ventoforte – 9 Anos
Repertório

História de Lenços e Ventos
De Ilo Krugli
Música: Beto Coimbra, Caíque Botkay

Da Metade do Caminho do País do Último Círculo 
De Ilo Krugli
Música: Beto Coimbra / Caíque Botkay

As Pequenas Histórias de Garcia Lorca
De Frederico Garcia Lorca, adaptação Ilo Krugli
Música: F. Garcia Lorca, Beto Coimbra, Caíque Botkay

Mistério das Nove Luas
De Ilo Krugli, Paulo César Brito, Sonia Piccinin
Música: Ronaldo Mota

Sonhos de Um Coração Brejeiro Naufragado na Ilusão 
De Ernesto Albuquerque
Música: Ronaldo Mota

Luzes e Sombras
Roteiro: Ilo Krugli
Depoimento Coletivo, Cantigas de Roda, Cantigas de Trabalho

História do Barquinho 
De Ilo Krugli, Alejo Carpentier
Música: Ronaldo Mota, Silvano Michelino, Tião Carvalho, David Tygel

Estou Fazendo uma Flor 
De J. Vilhafañe, Tristan Klinsor, Ilo Krugli
Música: Tião Carvalho, Anônimas Populares

Espetáculos dos Cursos de Bonecos Formação de Atores

Misteriosos Pássaros de Barros 
De Osvaldo Gabriele

Brisa Branda 
Espetáculo de Rua

As Quatro Chaves
Espetáculo em Espaço Aberto

Espetáculos em Preparação – Curso de Teatro

Brinquedo da Noite
Continuidade Experiência de Luzes e Sombras

Vai Começar Tudo de Novo 
Trabalho Coletivo dos Alunos, Poemas de Drumond, Baudelaire

Junto ao Muro 
Espetáculo de Rua, Dança e Teatro

Projetos de Repertório

O Labirinto de Januário
Espetáculo Infanto-Juvenil