Programa, 1982

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Mauro Caon, Cid Pimentel, R. A. Produções Artísticas

Apresentam

CHAPEUZINHO AMARELO

de Chico Buarque

(Verso da Capa – Anúncio São Paulo Alpargatas)

(Página 01 – Foto de Chico Buarque)

Chapeuzinho Amarelo

De Chico Buarque

(Página 02 – Foto Mauro Caon)

(Página 03 – Foto Cid Pimentel)

“… o espetáculo foi montado considerando as necessidades da criança”.

Chapeuzinho Amarelo é um espetáculo musical infantil, montado sob a falsa estrutura de um show. É um show musical infantil que não tem a estrutura narrativa de uma peça teatral. O grupo partiu de adaptação do livro de Chico Buarque de Holanda Chapeuzinho Amarelo, por Zéca Ligiero para criar um espetáculo basicamente sensorial – uma sucessão de imagens, sensações e climas que vão acontecendo sem nenhuma preocupação de sequencia linear, tudo com muita música e muita dança.

A situação medo é apresentada em vários quadros sempre de uma maneira diferente enfocando o lado novo, ou seja, dando a maior amplitude possível ao que se entende por medo e o que poderia ser o lobo. Para isso é utilizado no espetáculo a linguagem da história em quadrinhos, com signos gestuais de entendimento fácil e objetivo, feitos pelo ator numa leitura bidimensional e criando comportamentos físicos que determinam figuras, estereótipos ou arquétipos sociais.

Não existe a construção de um personagem.

A intenção é de que a história seja contada de uma forma que possibilite o espectador raciocinar através de blocos, e não um raciocínio lógico e linear, permitindo assim, uma interpretação sensorial do espetáculo. Pode-se dizer que se trata de um jogo teatral onde o espectador seja ele adulto ou criança, faça uso de sua própria imaginação para completar as situações apresentadas no palco. Criam-se vários quadros onde o texto é dito através de signos verbais não identificados, ou seja, um conjunto de palavras inventadas que juntamente com o comportamento físico do ator oferecem ao espectador a oportunidade de colocar o texto que ele quiser.

É um grande faz-de-conta em que prevalece o aqui e agora, num jogo onde há regras e normas que devem ser cumpridas pelo ator na medida em que cada um possa estimular a necessidade de brincadeira e de jogo. As situações criadas são sempre muito curtas e bastante diferentes entre si, considerando a capacidade pequena que a criança tem em acompanhar uma trama muito comprida. Todo o espetáculo foi montado levando em consideração as necessidades da criança, pensando como criança. Neste sentido a nossa preocupação foi fazer com que cada ator procurasse liberar a criança que existe em si, possibilitando assim uma comunicação criança-criança e não adulto-criança.
                                                                                                                                                                            Cid Pimentel

(Página 04 – Foto)

Roberto Lage

Últimos Trabalhos

Infantil

1979 – Super Etc… Contra a Seita do Dragão Vermelho, de Josep P. Bevet, T. Anchieta
1979 – Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, Teatro Anchieta
1980 – Ufa, Que Perigo…, de Augusto Francisco, excursão pelo Estado de São Paulo
1980 – Quem Conta um Conto Aumenta Um Ponto, de Raimundo Matos, Teatro Anchieta
1981 – A Lenda de Piuí, de Servulo Augusto e José Rubens Chasseraux, Teatro Anchieta

Adulto

1980 – Mãos ao Alto São Paulo, de Paulo Goulart, Teatro Paiol
1981 – Mal Secreto, de José Antonio de Souza, Teatro São Pedro, Eugenio Kusnet

Prêmios em Teatro Infantil

Melhor espetáculo (um dos 5) S.N.T. – 74/75/76/77/78/79/80/81
Prêmio Molière, Direção, 75, Melhor Espetáculo APCA 76
Melhor Diretor, Prêmio Governador do Estado 77
Melhor Diretor, Troféu Mambembe – SNT 81

(Página 05 – Fotos)

Paulo Herculano e Mário de Campos

Colabora com o Teatro desde 1965, tendo, desde então, participado de dezenas de espetáculos, como compositor, diretor musical, ator e diretor.

Entre seus trabalhos cita-se:
Hair
Violonista no Telhado
Jesus Cristo Superstar
A Viagem
Franck V
Hoje é Dia de Rock
Mahagonny,
etc

Com os espetáculos seguintes, ganhou prêmios:

Bodas de Sangue
, APCA 1973
Nosso Tempo, APCA, 1976
39, APCA, 1981

Foi várias vezes indicado para o prêmio Mambembe

(Página 06 – Foto)

Clarisse Abujamra

Coreografou os seguintes trabalhos:

Romeu e Julieta, direção Jô Soares
As Alegres Comadres de Windsor, Direção B. Corsi
Pop Garota Legal, direção Ronaldo Ciambroni
Dona Rosita, direção Antonio Abujamra
Revista do Henfil, direção Ademar Guerra
Festança, Grupo de Dança Experimental, direção Grupo Penho Souza
Hei- Ballet Stagium, direção Décio Otero
Concerto Brandenburg No 5 (para TV)
Super Etc, direção Roberto Lage
Bye-Bye Pororoca, direção Antonio Abujamra
Margarida Margot de Meio Fio, direção Naul Alves de Souza
Godspell (Prêmio Melhor Coreografia, 1975, A.P.C.A), direção Altair Lima
Macaco da Vizinha, direção Claudio Correia Castro
Um Grito de Liberdade, direção Osmar Rodrigues Cruz

Atividade como Direção de Danças (atualmente)

Dirige Dança Clarisse Abujamra – Um Espaço Para Dança Moderna

(Página 07 – Fotos Nabor Souza Filho, Gilberto Lourenço, Antoninho Mathias, Cecília Camargo)

(Páginas 08 e 09 – Fotos: Loira, Sandro, Cláudia, Baró)

Mauro Caon e Cid Pimentel apresentam

Chapeuzinho Amarelo

de Chico Buarque de Holanda

Elenco

Alexandra Correa
Dada Cyrino
George Otto
Hilda Zerlotty
Nancy Galvão
Noeli Santisteban
Regina Machado
Silvia Mazza

Ficha Técnica

Autor: Chico Buarque de Holanda
Adaptação: Zéca Ligeiro
Direção: Roberto Lage
Direção Musical: Paulo Herculano e Mário Campos
Coreografia: Clarisse Abujamra
Assistente de Coreografia: Ceres Artico
Produção Executiva: Nabor Souza Filho e Ciça Camargo
Administração: Antoninho Matias
Divulgação: Gilberto Lourenço
Iluminação: Caca
Operação de Som e Luz: Nabor Souza Filho
Camareira: Dida
Coordenador Geral de Produção: Antoninho Mathias
Produção: R.A.Produções Artísticas Ltda.
Fotos: Valdir Silva
Programa: Luiz Udaquiola Laport

Agradecemos a

Amilton Monteiro, Antonio Abujamra, Antonio Fagundes, Beti Losic, Carol Sonenreich, Cecilia Bueno, Fernando de Souza, Flávio Império, Gilberto Vigna, Glauco Mirko Laurelli, Joney C.L.Elias, José Renato de Almeida, Lenine Tavares, Manuk Bedros Masseredjian, Marcio de Luca, Maria Luiza de Azevedo Ferreira, Marieta Severo, Miriam Muniz, Naum Alves de Souza, Osmar Fiorin, Oswaldo Barreto, Pedro Paulo Martoni Branco, Roberto Maksoud, Sandra Moreira de Souza Freitas, Sergio Bento, Tawfic, Wagner Bizzetto, Wanderlei Braghin

(Página 10 – Foto)

Alexandra Corrêa

1965 – Curso de Música no Conservatório do Maestro Federovsky e na Escola Magdalena Tagliaferro, piano
1969 – Curso de Monitoria em História da Arte pela Fundação Bienal Brasileira

Monitoria de Arte na Bienal de São Paulo; Curso de Dança, Escola Maria Duschenes e Escola Ruth Meller

1973 – Curso de Graduação em Ciências Sociais na PUC
1975 – Professora de Criatividade e Expressão Corporal para crianças na Escola Criarte de São Paulo; Curso de Dança na Escola Ruth Rachou
1976 – Produtora Artística no Movimento de Artes realizado na Construção Geodésica, FAU;

Curso de Dança na Escola Ivaldo Bertazzo

1977 – Curso de Dança na Escola Marilene Silva; Atriz no musical Boy Meets Boy
1978 – Atriz na peça Depois do Arco Iris; atriz no espetáculo Jardim das Borboletas; atriz no curta-metragem Beijo no Asfalto n.2; atriz na peça Macunaíma; Curso de Dança na Escola Ismael Guizer
1979 – Atriz na peça No Natal a Gente Vem te Buscar; Curso de Dança J. C. Violla
1980 – Atriz em Saltimbancos; Curso de Colocação da Voz; Curso de Dança na Escola Ruth Rachou; Atriz Locutora na M.C.R.
1982 – Atriz em Lição de Anatomia; Atriz do Telecurso 1º Grau, Rede Globo

(Página 11 – Foto)

Dada Cyrino

Formada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo da Universidade de São Paulo em 1978

Teatro

1977 – Do Lamento do Sol à Miséria de Sal; É Hora de Cirandar, criação coletiva; Os Saltimbancos, de  Chico Buarque
1978 – O Dragão, Jesgenij Schwarz; Mariana Pineda, de Federico Garcia Lorca

Teatro Profissional

1979 – Tudo em Tudo, de R. D. Laing
1980 – Supermen, de Colin Spencer; Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, de Raimundo Mattos
1981 – Swing, a Troca de Casais

Televisão

1980 – Um Homem Muito Especial, de Rubens Ewald Filho

Propaganda

1981 – Filme Toalhas Artex; Filme Dobra Feita Garcia

Cursos

1977 – Ballet Clássico e Dança Moderna, Conservatório Musical de Campinas
1979 – Educação Vocal, Paulo Herculano

1980 – Jazz, Ruth Rachou

(Página 12 – Foto)

George Otto

Cursos – Teatro

Conservatório Musical Carlos Gomes, Campinas

Danças

Teatro Galpão, Teatro de Danças, Prof. Sonia Mota, Addi Adar, Antonio Carlos Cardoso, Célia Gouveia, Maurice Vaneau, Ksnen Attix, Ruth Rachou, Julio Vilsn

Teatro

1972 – Hipólito, de Eurípides
1973 – Os Perigos da Bondade, de Chico de Assis
1974 – O Palhaço Imaginador, de Rolando Ciambroni
1977 – Os Cigarras e Os Formigas, de Maria Clara Machado
1978 – Hair II, de Gerome Ragne e James Rado
1979 – Lição de Anatomia, de Carlos Mathus
1979 – Tiro Ao Alvo, de Flávio Márcio
1980 – Super Flor, de Walter Quaglis
1981 – As Gralhas, de Braulio Pedroso

Dança

1975 – Pulsações, de Celia Gouveia
1977 – Quem Sabe Um Dia, de Sonia Mota
1977 – Montagem Atlântico Pacífico, de Karem Attix
1976 – Feira Paulista de Poesia e Arte, Teatro Municipal

(Página 13 – Foto)

Hilda Zerlotti

Cursos

Secundário, Licenciatura Plena de Artes Plásticas PUC, Campinas
Estudo de Piano, Estudo de Canto Lírico, Curso de Inglês, Escola Study Hall

Teatro

1977 – A História de Dona Baratinha, direção Abílio Guedes; Via Sacra, direção de Abílio Guedes; Noite do Castelo, de Carlos Gomes, direção Tereza Aguiar e Regência do Maestro Benito Juarez (Ópera); Madrigal Decasom, Orientação de Niza de Castro Tank
1978 – Hair II, de Ragni, Rado e McDermot, direção Silney Siqueira
1979 – Chapéu, Chapelão & Cia., de Fausto Brunini e Ivan José, peça Infantil, direção de Ivan José
1980 – Calabar, de Chico Buarque de Holanda e Rui Guerra, direção de Fernando Peixoto
1980 – Revista do Bexiga, de diversos autores. Trabalho na parte de assessoria na realização do espetáculo
1981 – Presença de Vinicius, direção de Celso Nunes e Paulo Herculano, 39, direção Flavio Rangel, O Planeta Lilás, Direção de Carlos Arruda
1982 – Aula de Canto no Teatro Ruth Escobar

Shows

1979 – Show no Café Teatro; A Pulga, Show no Halleluya, Show no Happy Days, Show no Off

(Página 14 – Foto)

Nancy Galvão

Cursos

Escola de arte Dramática ECA/USP, Curso de Extensão Corporal Barbara Caister

Teatro

1979 – Marat Sade, de Peter Weiss, direção de Luiz Damaceno e Rachel Araújo, Local MASP, Paulo Eiró, Municipal de Ribeirão Preto
1980 – O Estado de Sítio, de Albert Camus, direção Odavlas Petti, TUCA; Divinas Palavras, de Ramón Del Valle Inclan, direção Iacov Hillel, Teatro João Caetano/Arthur Azevedo
1981 – O Casamento do Pequeno Burguês, de Bertold Brecht, direção Iacov Hillel, Stúdio São Pedro, TBC, João Caetano; Lição de Anatomia, de Carlos Mathus, Teatro Brasileiro de Comédia

Televisão

1982 – Teleromance – Maria Stuart, direção Edson Braga, Canal 2
Modelo – Pintura, Ruth Roher

(Página 15 – Foto)

Noeli Santisteban

Montagens Oficiais da Escola EAD:
Marat-Sade, de Peter Weiss, apresentada em julho/agosto de 1979 no MASP.
Os Veranistas, de Máximo Górki, apresentada de 23 de fevereiro a 02 de março de 1980 no MASP

Trabalhos realizados em 1980 na EAD:
Sonho de Uma Noite de Verão, de W.Shakespeare, Os Credores, de Strindberg, As Preciosas Ridículas, de Molière

Trabalhos Realizados em 1981 na EAD:
Papo de Asilo: Um Exercício de Tipos ou um Tipo de Exercício

Talentos 81, Show de Encerramento do Curso

Cinema

1980 – Participação no filme Das Tripas, Coração, sob direção de Ana Carolina

Teatro

1974 – Curso de Teatro com Odair Magalhães
1978 – Leitura Dramática das Peças: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e Fala Baixo Senão Eu Grito, de Leilah Assunção, ambas sob a direção de Timochenco Whebi, na FAAP

Atividades Profissionais

Cantora dos Estúdios da RCA Victor e do MOSH
Professora de Educação Artística e Educação Musical, Atriz Manequim/Modelo

(Página 16 – Foto)

Regina Machado

Trabalhos Realizados

1977 – Teatro de Rua, Criação Coletiva, Cantava no Coral do MAC
1979 – Teatro de Rua; Cantava no Premeditando o Breque
1980 – Show Saudades do Brasil, com Elis Regina, direção Ademar Guerra; Último capítulo do Cabaret Literário, no
Canal 2, direção Ademar Guerra; Especial de Elis Regina na Globo, direção Daniel Filho1981 – Musical 39, direção Flávio Rangel, com Clarisse Abujamra

(Verso da Última Página – Foto)

Silvia Mazza

Artes Cênicas

1978 – Auxiliar de produção de peças de teatro realizadas nas FIAM Participação, dentre os personagens principais, na  peça  Auto da Compadecida; Participação de um grupo de teatro com o objetivo de criação coletiva de uma peça teatral baseada em música de Gilberto Gil, tendo como supervisora Regina Machado
1979 – Teatro Amador dirigido pelo professor Wilson Maux, incluindo apresentações pelo interior de São Paulo; participação como atriz no filme Gaijin, de Tisuka Yamasaki; participação no Curso de Teatro Educação realizado nas FAAM, Faculdade de Artes Alcântara Machado.
1980 – Realização de um trabalho de criação coletiva, como conclusão do curso de Teatro Educação intitulado Quase Um Ato Só, apresentado em várias faculdades.
1981 – Participando como atriz na montagem da peça O Burguês Fidalgo, de Molière sob a direção de Magno Bucci a ser apresentada em dezembro
1982 – Participação como atriz na peça O Burguês Fidalgo, de Molière, que está sendo apresentada em faculdades, teatros da prefeitura e cidades do interior.

(Última Capa – Espaço Reservado para Publicidade)