(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Abrecampo Produções e Promoções Artísticas Ltda
Ludoval Campos e Instituto Goeth
apresentam
Os Palhaços do Circo Beija-Flor
Autor: Karl Friedrich Waecter
Adaptação: Irene Brietzke
Produção da Abrecampo Prod. e Prom. Artísticas Ltda.
Associado à APTERGS
Rua General Câmara, 413/704 – Porto Alegre
Fone: 24-9670
(Interior)
Circo! Palhaços! Quem não tem dentro de si a imagem clara e definida de um picadeiro, suas emoções e fascínio?
Circo Beija-Flor! Um pedacinho especial do circo onde se reúnem quatro palhaços para ensinar e fazer palhaçadas. Brincar. Salsicha: uma palhaça ágil e que muitas vezes fica emburrada e furiosa. Pipoca: uma palhaça meiga, ingênua, um tanto “desligada” das coisas que acontecem ao seu redor. Branquinha como uma pipoca. Torresmo: um aluno palhaço compenetrado, um tanto trapalhão e que adora puxar-o-saco do professor Perdigoto, este bondoso e acima de tudo excelente palhaço. Famoso no mundo inteiro! Todos interessados no riso solto e feliz. Na brincadeira que nos enche de emoção. Que incita nossa imaginação!
Crianças! O que mais nos interessa é sentir o riso de vocês brotarem como na brincadeira. Queremos sentir o riso de vocês dentro de nós. Reavivar, recriar em nós, adultos, nossa criança por vezes adormecida. Nós adultos, devemos parecer idiotas completos para vocês, muitas vezes. Ou não? Devemos ser chatos… Mas aqui a gente vem de palhaço. Aqui nós buscamos o riso. Principalmente daqueles e daquelas pequeninas que têm que se espichar nas cadeiras para poderem nos enxergar e rir. Gostar ou não gostar. Mas nós apostamos que arrancaremos estes risos e sorrisos. De vocês. De nós. E para isso trouxemos palhaços num circo. Este circo, um pouco diferente daqueles que aparecem por aqui e se instalam nos parques da cidade, este só tem palhaços. Uma só sessão. E tem músicas alegres e faceiras:
Nós somos os palhaços do vivemos sempre a palhaçar, num dia armamos nossa lona no outro viemos representar.
A vocês crianças, desde as menores, é dedicado este espetáculo. A todas as crianças dissimuladas em adultos. A todos que têm vontade e querem rir. Apesar dos pesares.
PS. Um agradecimento especial à Irene Brietzke, uma pessoa que sabe rir das coisas. Que sabe chorar. Que sempre tenta enxergar o mundo real de uma maneira simplificada. Agradeço.
Atenção!
O espetáculo vai começar!
O Circo Beija-Flor brincadeiras vai mostrar…
Léo Ferlauto, aquele que dirigiu o trabalho.
Antonio Falcão
Eleonora Prado
Ludoval Campos
Roseline Baumann
Autor: Karl Friedrich Waecter
Adaptação: Irene Brietzke
Direção e Música: Léo Ferlauto
Letras das Músicas: Denize Barella
Figurinos e Adereços: Fernando Zimpeck
Cenário: Ludoval Campos
Confecção dos Figurinos: Odete Bizarra
Confecção dos Adereços: Fernando Zimpeck
Assistente de Confecção dos Adereços: Melchior Almeida
Confecção dos Cenários: Nildo Fulginiti, Serralheria Viezzer, Luiz Francisco Acosta
Iluminação e Sonoplastia: Denize Barella
Músicos que Participaram da Trilha Sonora: Léo Ferlauto, Didado, Boca, Bebeto, Paulinho
Cartaz: Telmo Lanes
Patrocínio: I.C.BA
Produção: Abrecampo Produções e Promoções Artísticas Ltda.
Produção Executiva: Roseline Baumann
Produtor: Ludoval Campos
Agradecimentos
Instituto Cultural Brasileiro Alemão, Escolinha Só Arte, Livraria do Globo, Lojas a Brasileira
A Abrecampo Produções e Promoções Artísticas Ltda., através de seu sócio-gerente Ludoval Campos, já produziu, coproduziu e promoveu os seguintes trabalhos desde 1976:
As Aventuras de Tibicuera (Teatro Infanto-Juvenil)
O Macaco e a Velha (Teatro Infantil)
Metamorfose (Dança contemporânea)
Coro dos Perdidos (Musical de Fernando Ribeiro – Temporada Teatro Leopoldina)
Gato Malhado e Andorinha Sinhá… Uma História de Amor (Teatro Infantil)
Céu, Terra, Água e Ar Tudo Fede Sem Parar (Teatro Infanto-Juvenil)
Lenda da Cobra Grande (Teatro Infanto-Juvenil)
Quem já sentou para observar, descobriu que a teatralidade está presente em todo o brinquedo infantil. A ação do brinquedo da criança se desenvolve no nível do faz-de-conta. As situações, os personagens, a localização, o figurino e a utilização dos objetos são convencionados antes de iniciar o brinquedo e passam a existir de forma fictícia exatamente como no teatro.
Na vida comum a verdade é aquilo que existe realmente, ao passo que no teatro e no brinquedo infantil a verdade consiste em algo que não tem existência de fato, mas que foi convencionado que é assim. Daí o fato de “Os Palhaços do Circo Beija-Flor” trazer para o palco a aula em forma de brinquedo infantil, de jogo teatral.
Ao adaptar para o teatro brasileiro o texto alemão de Karl Friedrich Waecter, “Escola com Palhaços” tentei reproduzir o mecanismo do brinquedo infantil e suas convenções. A criança quando brinca não se estende por muito tempo, mas passa de uma brincadeira para outra natural e rapidamente. Da mesma forma, a adaptação do texto sugere que o espetáculo se desenvolva em cenas relativamente curtas, evoluindo de uma para outra com naturalidade. Procurei em “Os Palhaços do Circo Beija-Flor” não tomar situações, valores e convenções do mundo adulto, disfarçando-as de infantis, mas recolher da própria criança o material para o trabalho, digeri-lo e transformá-lo em linguagem cênica. O Circo Beija-Flor um jogo cênico, uma brincadeira e um espetáculo teatral, onde o limite de cada um passa quase desapercebido.
Para tal, colaboram fundamentalmente as letras das canções escritas por Denize Barella, que apanham com precisão o clima de brinquedo sugerido pelo texto.
Irene Brietzke
(Última Capa – Anúncio da Escolinha Só Arte)
(INFORMAÇÕES DO CARTAZ)
(Frente)
(Logo) ABRECAMPO – Associado a APETERGS
Ludoval Campos e Instituto Goeth
apresentam
OS PALHAÇOS DO CIRCO BEIJA-FLOR
de Karl Friedrich Waechter
O maior sucesso de público do ano em teatro infantil
Com
Heloisa Palaoro
José Gonçalves
Ludoval Campos
Roseline Baumann
Teatro Renascença
Sáb e Dom – 16 horas