Programa, 1991

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

CORAÇÃO DE GIGANTE

Com Isa Xavier e Raul Farias Lima

Roteiro e Direção Zé Zuca

(Interior)

Coração de Gigante

Um concerto público e Teatral para dois atores sobre perna de pau.
Sucesso na Europa e no Brasil!

O Espetáculo

No fundo mais profundo da Floresta Amazônica existem dois gigantes que se amam, Ele é Ubá e ela, Naíra.

Durante muitos séculos, estiveram transformados em montanhas e agora dançam entre árvores, céu e terra. Roupas de folhas, pele de árvore, braços de cipó, pés de raízes. Dançam felizes com olhos de sol e lua. Toda a natureza sorri encantada, até que um tiro interrompe a respiração da floresta…

O desfecho trágico dessa relação de amor expulsa Ubá para o asfalto urbano, onde conhecerá a anã Amanda. Lá, vai viver uma relação de impossibilidades e conhecer o circo infinito dos tamanhos.

Os Atores

Isa Xavier
Formada em teatro pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), com intensas apresentações em festivais, com seu reconhecimento artístico no Brasil, Europa, México e Argentina.

Raul Farias Lima
Cursou a CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), Escola Nacional de Circo, prêmio Mambembe (ator revelação 89) e reconhecimento artístico no Brasil, Europa, México e Argentina. Realizou diversas novelas na TV Globo.

A crítica

“Na bagagem, além de pernas de pau, eles levaram muita coragem e disposição de mostrar ao mundo a arte brasileira de representar a cerca de três metros do chão…”
                                                                                                                                                              O Globo

“Pernas de pau parecem utensílios mais circenses do que propriamente teatrais. Ledo engano. Raul Farias Lima e Isa Xavier tanto se exercitaram com elas que as tornaram extensões naturais do seu jogo histriônico… Coração de Gigante é o teatro sobre pernas de pau elevado à categoria de arte.”
                                                                                                                                            Armindo Blanco – O Dia

“Zé Zuca dirigiu a montagem com a delicadeza e sensibilidade de quem acredita visceralmente na mensagem que pretende transmitir. Abstendo-se totalmente de impor ao espetáculo um tom panfletário, o diretor renunciou a palavra e criou uma mise-en-scéne impregnada de irresistível lirismo, sendo as ideias transmitidas através de elaboradas composições visuais. Mas isso só foi conseguido, naturalmente, graças a capacidade dos dois intérpretes de converterem os extravagantes objetos que utilizam quase que numa extensão de si mesmos.”
.                                                                                                               Leonel Ficher – Tribuna da Imprensa

O Autor e Diretor

Zé Zuca estudou na Escola de Teatro Martins Pena, entre outras. Dirigiu diversos espetáculos no Brasil e Europa, foi professor na CAL, Martins Pena e Casa de Cultura Laura Alvim.

Palavras do Diretor

“Quando a Isa e o Raul pediram para escrever e dirigir este espetáculo, não imaginava estar diante de uma aventura tão instigante pelo mundo do teatro e pelo teatro deste mundo. Depois que apresentei o primeiro tratamento de Coração de Gigante muita coisa aconteceu. A vida deu uma volta tão grande que nossas pernas saíram mundo afora. Nossas cabeças acumulam ideias, culturas, idiomas… Teatro no parque, na rua, no estádio, na praça, em casa, teatro no teatro… Sucesso. Brasil, Holanda, Alemanha, Espanha, Brasil outra vez. Amsterdã, que lugar! Nunca mais vamos esquecer Amsterdã. Cinco anos por lá. Um espetáculo que começa mostrando a técnica das pernas de pau, continua mergulhando em sua inspiração ecológica, segue varando mitos amazônicos e se espaira pelo mundo da imaginação ecológica. É poesia, romance, tragédia, um reencontro, uma quase ressurreição.

Senhoras e senhores: é com muito amor que lhes apresentamos Coração de Gigante. Um concerto poético-teatral, assentado na música lírica e dramática do mestre Villa Lobos. É simples, profundo e interpretado por dois gigantes da entrega, da determinação, da paixão pelo que fazem. Depois de muita luta quero aplaudir sobre o palco de suas pernas de pau: Isa Xavier e Raul Farias Lima. Trabalhar com a equipe que trabalhamos é uma bênção. E viva pra sempre o mestre Tawfic que se foi.

Coração de Gigante é linguagem sem fala, é som o tempo todo sem palavras, é uma dança a quase três metrôs de altura. Um sonho. Como disse um espectador: “E tão singelo que até um orangotango entende.”
.                                                                                                                                                                            Zé Zuca

(Última Capa)

Elenco

Isa Xavier
Raul Farias Lima

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Zé Zuca
Direção Vocal Interpretativa: Marly Santoro de Brito
Preparação Física: João Gaspar Mello
Coreografia: Carlinhos de Jesus e Stelinha
Cenografia: Dione Vegas
Cenotécnico: Irlan Nery
Figurinos: Tawfic (In Memorian) e Mirela Nocera
Costura: Maria Helena Azevedo Xavier e Leia Bianco
Bonecos: Zé Andrade e Jorge Crespo
Iluminação: Paulo César Medeiros
Programação Visual e Arte: Vagner D’Almeida Gráfica Digital
Fotografia: Levy Moraes
Produção: Dupla do Rio
Produção Executiva: Raul Farias Lima
Cartola: “A Radiante” – Sr. Tavares (In Memorian)

Patrocínio

(Logos) Biscoitos e Massas Gameleira, Jequié e Café Rio Novo.

Apoio Cultural

(Logos) Nild Cine Foto, 95 FM, ASPLAN, Rotary, Gilfas, 93 FM, Cerveja Shincariol e Clínicas de Saúde Integrada.

Barra

Obs.
O espetáculo estreou no Teatro do Museu Tropical, em Amsterdan. Fez apresentações na Holanda, Alemanha, Itália e França. No Brasil, estreou em 10.05.1991, no Mercado São José das Artes. Em São Luís, no Maranhão se apresentou no Teatro Praia Grande