Programa, 1980

Silvia Aderne, Regina Linhares, Tarcísio Ortiz, Sérgio Fidalgo e Beto Coimbra

Barra

Convite do espetáculo que reestreou no Teatro João Caetano, 06.12.1980

Filipeta, 1980

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Hombu apresenta

FALA PALHAÇO

(Interior)

Fala Palhaço

Depois de um mergulho simbólico bem sucedido na Gaiola de Avatsiú, o grupo Hombú retomou a sua função principal: a criação.

O grupo é uma família. E porque não falar dela. Demos uma cambalhota quando descobrimos que devia ser uma família de palhaços. O palhaço é aquele que representa o ridículo, e o ridículo nada mais é que o natural. Em exagero.

Fala Palhaço começa com uma função terminando, e o público chegando. A estrutura teatral se resume num dia na vida de uma família circense. A trama se desenvolve basicamente em como sobreviver a uma crise econômica. As opções são várias, mas todas se fundem na proposta inicial que é trabalhar. Mas de que forma? É o X da questão.

Para nós do Hombu, enquanto perdurar nosso desejo de criação coletiva, unidos é que podemos correr o risco de acertar.

O que fala a Imprensa

“… Fala Palhaço, do grupo Hombú, uma companhia que tem um trabalho da mais alta qualidade e que até já ganhou um prêmio Molière, com a Gaiola de Avatsiú. A simplicidade do fio narrativo do Fala Palhaço é pretexto para uma série de situações engraçadas, serias e poéticas, que são resolvidas cenicamente mediante inesgotável recursos de aproveitamento de objetos. Cenário excelente, música impecável, num espetáculo nota dez.”

Ana Maria Machado – Jornal do Brasil

“…O grupo Hombú, mostra com Fala Palhaço, que seus integrantes estão decididos a manter uma linha de trabalho contínua e de alta qualidade… Fala Palhaço, um espetáculo alegre, bonito, envolvente e versátil.”

Clóvis Levi – O Globo

Fala Palhaço, um regalo para crianças de qualquer idade (Felizes os adultos, como dizia o poeta Shelley, que conservam os traços da criança que foram)… Os integrantes do Hombú são particularmente talentosos. Eles criam o espetáculo em todos os seus níveis, do texto à cenografia, passando pela música e pelos imaginativos e dúcteis adereços. Além disto, são atores de uma simpatia estuante e irresistível comunicabilidade… e me atreveria a arte e o engenho dessa inacreditável família.!

Armindo Blanco – O Dia

Prêmios

Prêmio MEC – Troféu Mambembe 79 – Melhor Atriz

Prêmio MEC – Troféu Mambembe 79 – Melhor Direção

Prêmio SNT 79 – Um dos cinco Melhoras do Ano

(Última Capa)

Elenco

Personagens
Cadaum: Beto Coimbra
Paiaço: Tarcísio Ortiz
Lambe Fogo: Regina Linhares
Trepa Trepa: Silvia Aderne
Come Come: Sérgio Fidalgo

Ficha Técnica

Texto, Direção, Cenário, Figurino e Adereço: Grupo Hombu
Música: Beto Coimbra e Caíque Botkay
Iluminação: Jorginho de Carvalho
Cartaz e Programa: Carlos Veiga
Produção Executiva: Zéh Maria Naves
Produção: Hombu Produções Artísticas Ltda.