Programa, 1978

Carlos Freire e Ludoval Campos

 

Barra

Carlos e Siomar Ziegler

Siomar Zielgler e Carlos

 

 

 

 

 

 

Barra

 

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
                                                                                                         
(Capa – Desenho)

(Interior)

Zé de Abreu e Ludoval Campos
apresentam

O MACACO E A VELHA

de Ivo Bender

A Trilogia do Macaco e a Velha

Este espetáculo compõe uma trilogia que tem por objetivo despertar na criança o interesse pelo teatro, pelo que ele oferece de mágico e educativo, além de acionar o potencial de criatividade sem os desgastados apelos diretos tão poucos recomendados em educação para o teatro. A participação da criança se realiza na medida em que ela assiste às peças envolvendo-se na trama, dando aos professores da Área de Comunicação e Expressão a possibilidade de desenvolverem trabalhos de apreciação e avaliação com os alunos.
                       
O Macaco e a Velha tem um objetivo claro: a peça pretende recontar a estória macaco Simão que rouba bananas no sítio de Dona Doninha. Divertindo e não se desviando do conto folclórico que se baseou, mostra a criança que a violência perde o sentido se conseguirmos dialogar, democraticamente.

A Estrelinha Cadente, conservando os personagens centrais ela peça anterior, Simão e Doninha, propõe conduzir a criança para dentro de um mundo lírico e faze-la entrar em contato com a linguagem poética. É o texto mais literário da trilogia e narra o encontro do macaco com estrelinha que cai do céu.

A Invasão das Tiriricas, é o texto de conteúdo mais polêmico, na medida em que nele se discute, numa linguagem infantil é claro, o problema de alienação de bens, que correm o risco de cair em mãos estranhas que poderão fazer mal uso deles.

Assim, nesta trilogia a criança tem oportunidade de entrar em contato com três estórias tratadas de modo diverso e que originalmente escritas para serem representadas por bonecos, apresentam toda uma ação envolvente, rápida e dinâmica traduzida por uma mensagem clara e simples.

Currículos

Ivo Bender
Professor, especialista em Jazer e recreação, assessor da Divisão de Cultura da SMEC. dramaturgo. Seus textos, a maioria já encenados, foram recentemente editados em dois diferentes livros “Teatro Escolhido” e “Entrenós”. Escreve teatro desde 1961, sendo que suas peças mais importantes encontram-se nos livros citados. Sua dramaturgia, entre outros títulos inclui: A Terra Devorada, As Cartas Marcadas, Sangue na Laranjada, Alvorada Ciclâmen, Quem Roubou Meu Anabela? Queridíssimo Canalha, A Casa Sitiada, Revolta em Puerto Amaro, Monólogos Esparsos Para Mulheres-Esparsas.

A Diretora

Nara Keiserman
É formada em Direção Teatral pela UFRGS, e fez curso de especialização nos Estados Unidos, foi professora de teatro infantil em Londres, Porto Alegre e várias cidades do interior do RGS. Vem trabalhando como diretora e atriz desde 1967, tendo dirigido entre outras, Movimentos e Inspirações, Serafim, fim, fim e Sonho de Uma Noite de Verão. Fez assistência de direção de A Selamanca do Jarau, Decolagem, e Os Saltimbancos, peças em que atuou como atriz.

Os Atores

Ludoval Campos
Ator desde 1967, atuando em peças como Fuzis da Senhora Carrar, Cordélia Brasil, Arena Conta Tiradentes, Jornada de um Imbecil até o Entendimento, Arturo Ui, Sargento de Milícias, , Aventuras de Tibicuera, Transe, Metamorfose, etc.

Siomar Ziegler
Depois de fazer cursos de Expressão Corporal, Interpretação e Improvisação Teatral, faz sua estreia profissional.

Carla Danesi
Vem fazendo cursos de Dança e Teatro há alguns anos. Tem se apresentado em espetáculos de Dança e feito vários comerciais para TV.

Juarez Farinon
Atuou em Sentido Figurado ao Pé da Letra, narrador de histórias pela SEC e fez cursos com a argentina Dora Pastoriza.

Figurinista e Cenografia

Fernando Zimpeck
Além de ator desenvolve trabalhos de Figurinos e maquilagens, aparecendo em espetáculos como: A Viagem de um Barquinho, D. Xicote da Mula Manca, Bruxinha Dorotéia, Arquiteto do Imperador da Síria, Os Saltimbancos.

Lordsir (Peninha)
Deu sua contribuição como cenógrafo, sonoplasta e iluminador em espetáculos como: Salamanca do Jarau, Caminho de Volta, Saltimbancos, Chélpetuba F. C., Decolagem.

Os Produtores

Zé de Abreu
Ator e produtor, presidente da Associação dos Produtores do Estado do Rio Grande do Sul, é responsável pela produção de A Salamanda do Jarau (apresentado no Municipal de São Paulo), Decolagem e Os Saltimbancos, entre outras.

Ludoval Campos
Também ator e produtor; organizou a temporada da peça infantil As Aventuras de Tibicuera em São Paulo, fez produção executiva da peça Transe e assistência de direção de Arturo Ui. Como ator desde 1967 trabalhou em Fuzis de Senhora Carrar, Codélia Brasil, Arena conta Tiradentes, Jornada de um Imbecil até o Entendimento, etc…

Elenco

Ludoval Campos: O Macaco Simão
Siomar Ziegler: Dona Doninha
Carla Danesi: Voz da Consciência, A Compradora de Água, A Estrelinha
Juarez Farinon: Boneco de Piche, Catatão, O Poço e Dono do Circo

Ficha Técnica

Direção: Nara Keiserman
Músicas: Léo Ferlauto
Cenários: Fernando Zimpeck e Lordsir
Figurinos: Fernando Zimpeck
Costureira: Odete Bizares
Produção: Zé de Abreu e Ludoval Campos
Produção Executiva: Ludoval Campos
Assistente de Produção: Isaias Quadros
Sonoplastia e Iluminação: Jorge Campos
Divulgação: Paulinho Abreu