(INFORMAÇÕES DO RELEASE)
Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina
de Sylvia Orthof
O Teatro SENAC apresentará, até 14 de dezembro, aos sábados e domingos, às 16 horas, a peça infantil Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina, de Sylvia Orthof.
Locomotiva Leopoldina: Ingrid Vorsatz
Zé Vagão: Gê Orthof
Jubilosa: Laís Dória
Canto e Violão: Maria Alice e Braz Henrique
Iluminação: Lóca
Bonecos, Cenário, Figurinos e Direção: Sylvia Orthof
Leopoldina, a locomotiva-super-mãe, arrasta Zé Vagão pelos trilhos. Zé Vagão implica com a mãe e vice-versa, mas os dois sempre brigam e fazem as pazes. Surge Jubilosa, a bruxa da alegria, personagem feérica, que defende os sábados e domingos. Jubilosa, às vezes, é pássaro, às vezes, borboleta, às vezes transforma-se em jabuticabeira. Num momento de bruxaria, mãe e filho brincam numa ciranda fantástica e saem dos trilhos. Ao terminar a peça, Zé Vagão já é locomotivo-adulto. Veste terno e paletó. Usa pasta de executivo e implica com seu filho, tal qual fazia su mãe. Leopoldina, como vové, torna-se doce e meiga e Jubilosa volta a rodar sua ciranda-pássaro.
O espetáculo tem sido recomendado por Ana Maria Machado, do Jornal do Brasil e por Clovis Levi, do Globo.
O grupo chama-se Casa de Ensaio de Sylvia Orthof. O primeiro espetáculo do grupo foi A Viagem de um Barquinho, de Sylvia Orthof, que apresentou- se, durante seis meses, no Rio, no MAM e no SENAC.
O texto de A Viagem de um Barquinho foi classificado em 1º lugar no Concurso do Teatro Guaíra.
Obs. O Espetáculo estreou no MAM – Museu de Arte Moderna (Sala Corpo e Som) em 15.03.1975, com temporada até 15.07.1975