Matéria publicada na Revista de Teatro SBAT
Sem Identificação – Rio de Janeiro – Jul/Ago 1962

Teatro Infantil

Lúcia Benedetti está dando no Conservatório Nacional de Teatro, um curso de teatro infantil. Para autores. E candidatos a autores. As inscrições para esse curso já estão abertas. Durante muito tempo, faltou ao Brasil um teatro infantil digno desse nome.

Depois, o teatro interpretado por crianças conseguiu, numa iniciativa de Olavo de Barros, atrair alguma atenção. Não chegava, porém, a firmar conceito e criar um movimento.

Foi Lúcia Benedetti quem deu início a uma renovação total no gênero. Suas peças, na Argentina, são hoje tidas como a mais importante contribuição da América Latina para o teatro de nosso tempo, sendo que, em todas as vezes que se montam ali trabalhos seus, costumam os programas mencionar, sob o nome de Lúcia Benedetti, estas palavras: “la madre el moderno teatro infantil mundial”.

No curso que se preparou para agora, esquematizou Lúcia Benedetti alguns princípios a que tem obedecido na feitura de suas obras. Não há propriamente uma dogmática do trabalho criador. Daí, a dificuldade de serem organizados cursos de criação, isto é, do que o norte-americano chama de “creative work”, quando anuncia, nos seus suplementos literários, aulas por correspondência sobre a arte de escrever contos, romances, estudos e até poemas.

É, contudo, possível que se estabeleçam princípios capazes de afastar o jovem escritor de uma série de equívocos primários e de levar muito candidato à obra de arte a não cair nos lugares-comuns da elaboração literária. Nisto se concentrará Lúcia Benedetti no curso que vai dar e que se constituirá, dada a autoridade internacional de sua autora, numa das melhores iniciativas culturais do país este ano.