Dupla de humorista apronta cativantes peripécias

 

Crítica publicada  no Jornal do Brasil
por Carlos Augusto Nazareth – Rio de Janeiro – 14.05.2006

 

Barra

Criança também quer comédia

Em cartaz no Teatro dos Quatro, Nós no Tempo é assumidamente, uma comédia, gênero raro de ser visto no teatro para crianças – em geral o que se montam são espetáculos de clown, farsas. A comédia escrita por Marcius Melhem, em parceria com Daniel Adjafre, para Leandro Hassum e Marcius Melhem, dupla de comediantes do programa televisivo Zorra Total que agora leva sua parceria para o teatro.

No texto há elementos que encantam as crianças, como um cientista louco e atrapalhado, além de muitas peripécias. Na trama, Gegê (Hassum) e Maneco (Melhem) resolvem viajar no tempo para resolver um grande problema. A partir daí, seja no Velho Oeste, na Idade Média ou na época das cavernas, se envolvem em muitas confusões em busca do seu objetivo.

A atuação dos atores remete às grandes duplas cômicas, como o Gordo e o Magro, os eternos Tony e Clóvis circenses, realizando-se em total sintonia e fazendo do improviso sua  marca registrada. No palco, além de Hassum e Melhem, que conduzem o espetáculo, estão Alexandre Régis, Antônio Fragoso e Daniela Ocampo.

Com direção precisa de Daniel Herz, o espetáculo é um todo harmônico e equilibrado, ainda que seja concebido para a dupla brilhar. Mas as participações de apoio são valorizadas, assim como a própria história e todas as linguagens utilizadas, além da excepcional performance dos dois comediantes.

Reunindo uma equipe de criação de primeira, o cenário é de Lídia Kosovski, que cria tão bem um ambiente de depósito de obras de arte que alguns espectadores chegaram a achar que se trata de coisas reunidas aleatoriamente no palco, sem a assinatura de um cenógrafo.

Os figurinos de Marcelo Marques pontuam a proposta do espetáculo. A dupla, buscando uma identificação com o público, tem como figurinos dois macacões laranja, que os coloca sempre como foco central das cenas pela força da cor escolhida e, ao mesmo tempo, definem seus personagens como pessoas comuns. Os demais figurinos seguem adequadamente as mudanças de tempo e lugar que a viagem no tempo propõe.

A iluminação de Aurélio de Simoni cria os climas de suspense e mistério, que também integram o espetáculo e envolvem o público. É uma proposta diferenciada para o teatro infantil, que renova a safra de espetáculos de 2006. Programa para toda  a família.