Fotos: Ligia Jardim

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 10.10.2014

Barra

Ursos protagonizam linda fábula sobre o poder

A premiada Cia Delas nos brinda com o impecável A Famosa Invasão dos Ursos da Sicília

Primeiro, elas adaptaram Clarice Lispector: Quase de Verdade. E ganharam prêmios. Depois veio Gianni Rodari, com Histórias por Telefone. Mais reconhecimentos. Agora, a paulistana Cia. Delas mergulhou no universo alegórico do escritor e jornalista italiano Dino Buzzatti (1906-1972), conhecido no mundo todo sobretudo por sua obra O Deserto dos Tártaros. O único livro infantil escrito e ilustrado por ele, em 1945, foi A Famosa Invasão dos Ursos da Sicília. Nas mãos da Cia. Delas e da diretora Carla Candiotto, virou um peça linda e imperdível, em cartaz em São Paulo, no Teatro Alfa.

Essa fábula sobre disputa de poder é rica em camadas temáticas e repleta de personagens encantadores, todos ursos. Eles se veem obrigados a sair de seu seguro reduto, protegido pelas montanhas, em busca do filho do rei, que foi capturado por caçadores. A árdua jornada, cheia de obstáculos a serem vencidos, simboliza a superação de nossos limites – tema universal que fisga não só as crianças, mas o público de todas as idades.

Cada quesito da ficha técnica é cumprido de forma muito talentosa e criativa pelos profissionais envolvidos na peça. A Cia. Delas demonstra mais uma vez que não abre mão de escolher gente boa em seu entorno. Absolutamente incrível é a cenografia de Marco Lima, caprichando em cada detalhe, cada ambientação, cada adereço. Circo, montanhas, bolas, a torta, o trono, a coroa, o portão, o grande javali – enfim, uma sucessão de elementos cenográficos bem retratados e bem representados. Mais uma vez o casamento da cenografia de Marco Lima com a iluminação de Wagner Freire compõe um inacreditável show de encher os olhos.

Direção musical, trilha sonora e canções estão a cargo do competente Dr. Morris. Mais um ponto positivo para o espetáculo. São canções muito boas, cativantes, divertidas, como a que é composta só por palavras que começam com a letra T. Mais ou menos lá pela metade da peça, há um pulo no tempo, que não seria o mesmo não fosse também a eficiência da música. Aliás, nessa passagem do tempo, que quase divide a peça em duas peças, há outra boa sacada cenográfica, que é a representação de uma cidade em miniatura passeando pelo palco em forma de cortejo. E, ainda com relação à música, funcionam bem as referências musicais que permeiam o tempo todo o personagem de um mago, que adora citar trechos de letras de canções de nossa MPB. O resultado é sensacional.

Impossível não se deslumbrar também com o refinado e detalhista trabalho da figurinista Mira Haar. Como ela explica no programa da peça, “as atrizes ganharam grandes calças com cintura alta e forradas com espuma (fina camada estruturadora de neoprene), que lembram o tamanho dos ursos e as ajudam a caminhar como eles”. Cores luminosas e ensolaradas, estampas geométricas e alguns ícones de vestuário da Commedia dell’arte completam as caracterizações. Há, ainda, uma esperta coerência entre cores e formatos dos chapéus de cada urso, tudo alusivo à personalidade de cada um desses encantadores personagens. Mira merece nota mil.

Quanto ao elenco, bem, o que dizer? A Cia. Delas prima pelo alto nível de interpretação de suas atrizes-fundadoras, resultando sempre em um conjunto harmonioso e homogêneo no palco. Cecília Magalhães (Esmeril e o Grão Duque), Thaís Medeiros (Rei Leôncio), Fernanda Castello Branco (Barbone, Ambrosis), Lilian Damasceno (Tônio) e Paula Weinfeld (Jasmim e Estafeta) nos encantam a cada cena.

E, claro, a orquestração maior de todas essas competências individuais está nas hábeis mãos de uma das diretoras mais requisitadas atualmente no teatro para crianças, Carla Candiotto (sim, a mesma de Le Plat Du Jour). Sua direção é fluente, criativa e segura, mesclando diversas linguagens e soluções cênicas, como, por exemplo, o acertado ritmo de desenho animado escolhido para a cena dos tiros, em que as balas percorrem seus trajetos em ‘câmera lenta’. O momento em que todos os ursos encolhem de tamanho e viram mimosos ursinhos de pelúcia, depois de comerem uma torta mágica, também é muito bem realizado e surpreendente. Tudo isso faz de A Famosa Invasão dos Ursos da Sicília, sem sombra de dúvida, um dos melhores espetáculos infantis de 2014 em cartaz em São Paulo. Que venham mais prêmios. Elas merecem.

Serviço

Teatro Alfa. Sala B. Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Telefone: (11) 5693-4000
Sábados e domingos, às 17h30
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Até 30 de novembro