Matéria publicada no Diário de Notícias – Por trás dos Bastidores
Sem Identificação – Rio de Janeiro – 25.04.1961

Barra

Aventuras del Valiente Caballero e Cominos foram as duas peças de teatro de fantoches apresentadas, ontem, na Escolinha de Arte do Brasil por Pedro Touron e Ilo Krugli, titeriteiros argentinos que ministrarão cursos naquela instituição dirigida por Augusto Rodrigues. Nada menos que 50 bonecos encenam aquelas duas peças apresentadas no Brasil, pela primeira vez. Os dois artistas portenhos, que dirigem o Teatro Cocuyo (Vaga-lume), estiveram também na Bolívia e no Peru.

Importância Cultural

Augusto Rodrigues, diretor da Escolinha de Arte do Brasil, que funciona na Avenida Marechal Câmara, 314, falando sobre as atividades artísticas das crianças daquele curso, disse serem intensas, tanto assim que no momento a Escolinha de Arte está fazendo exibição de trabalhos na Turquia, enquanto se organiza para outra exposição nos Estados Unidos. A propósito o governo do Estado de Oregon, Sr. Mark Hatfield escreveu uma carta para aquela instituição considerando especial privilégio a visita recente que fizera á Escolinha de Arte do Brasil juntamente com sua esposa. Sendo ambos educadores por vocação, apreciaram imensamente essa experiência brasileira, de grande importância na formação cultural dos jovens.

Também a escritora norte-americana Seonaid Robertson, em livro, publicado pela UNESCO, ao fazer referências ao Brasil cita dois únicos aspectos: Brasil e a Escolinha de Arte do Brasil.

Diz a escritora que no mundo de hoje as escolas, por falta de tempo, não podem desenvolver a contento a capacidade criadora das crianças. E cita, então, o exemplo das escolinhas de arte do Brasil como solução para o problema em âmbito mundial.

Teatro de Fantoches

Dois artistas argentinos que fizeram, ontem a exibição para educadores, de seu Teatro Vaga-lume, realizarão na Escolinha de Arte do Brasil, em Maio e Junho dois cursos de teatro de fantoches, para professores e demais interessados , Pedro Tourinho e Ilo Krugli, vieram ao Brasil sob os auspícios da “Dirección de Cultura de Municipalidades de la Província de Buenos Aires”. O curso será realizado em 16 aulas e incluirá vasto programa: noções gerais sobre teatro de fantoches dos vários países do mundo, aulas sobre preparação de fantoches, cenários, cenografia, dialogação manejo técnico construção de peças.