Convite, 2009

Programa, 2009

 

 

Barra

Fotos: Pipo Gialluisi

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia. Paidéia apresenta

COM O REI NA BARRIGA – 2009

(Interior)

Com o Rei na Barriga

A tarefa mais importante e também mais difícil na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado na vida.
                                                                                                                                                              Bruno Bettelheim

Contar uma história, através do Teatro, é um desafio e tanto quando se trata de um público tão especial como as nossas crianças. Nos contos de vários povos, de Rosane Pamplona, encontramos um material tão rico que nos fascinou para este trabalho. Em uma história simples tecemos um espetáculo teatral, que busca mostrar como seres humanos tão diferentes podem viver e se relacionar. Nesse espetáculo aparecem, entre outros, um rei que pensa ser mais do que é, um príncipe que não quer casar, um humilde e sábio monge e uma menina que defende o direito de sonhar. Com essa trama desejamos também participar da vida de muita gente, especialmente das crianças que assistirão ao nosso trabalho.
                                                                                                                                                              Amauri Falseti

Adaptação para o teatro a partir das histórias: A Moça Inteligente, tradição Sufi;

Dize-me Com Quem Andas, Índia; Quanto Vale Um Rei, China; Dignidade ou Riqueza, China; Uma Questão de Interpretação, Itália; Insatisfação, Grécia; O Dia e A Noite, tradição judaica, dos livros Novas Histórias Antigas e O Homem que Contava Histórias, de Rosane Pamplona.

Elenco

Aglaia Pusch
Camila Amorin
Fábio Coutinho
Flávio Porto
Manoela Pamplona
Rogerio Modesto

Ficha Técnica

Texto e Direção: Amauri Falseti
Preparação de Ator: Juliana Jardim

Música
Composição: Marcos Iki
Execução: Florian Hein, Marcos Iki e Simon Gmeiner

Iluminação
Criação: Wagner Freire
Assistência: Alessandra Marques
Operação: André de Azevedo

Cenário e Figurino:
Criação: Márcia de Barros e Beatris Dupin
Produção: Zan Martins
Cenotécnica: Ezequiel Tiburcio
Costura: Josy Tiburcio

Programação Visual: Ieda e Geninho

Duração: 60 minutos

Desde sua criação, em 1997, a Paidéia Associação Cultural busca, através do teatro, desencadear ações eficazes e dinâmicas capazes de despertar e envolver, principalmente a comunidade de jovens e crianças em processos culturais.

A criação, a discussão e a fantasia estão sempre presentes e contribuem para construção de instrumentos de transformação da realidade. Com esse objetivo a Paidéia se divide em dois aspectos principais: a Cia. Paidéia de Teatro e a Paidéia Cidadã, que contempla diversos projetos, cursos, parcerias e a Cia. Jovem Paidéia de Teatro.

A Paidéia tem como principal foco a continuidade e a consolidação do trabalho desenvolvido nos quatro últimos anos de atividades: a transformação permanente do Pátio dos Coletores de Cultura em um local democrático de produção artística e cultural, que ajude na formação e desenvolvimento da criança e do jovem. O eixo matriz é o teatro e todas as suas possibilidades.

Buscamos, também, envolver a comunidade nesses processos, com debates e apresentações dos trabalhos realizados, de maneira a criar um terreno fértil para multiplicação de iniciativas semelhantes.

Tudo isso para que cidadãos possam transformar o cotidiano e escapar das muitas armadilhas vigentes causadoras de dissolução de sentido e de massificação.

Agradecemos a Rosane Pamplona, Marcia Rodrigues, Wagner de Almeida, Neide e Glória.

(Última Capa)

(Logo) Paidéia Associação Cultural
Rua Darwin, 153, Alto da Boa Vista
Tel: 5522-1283
www.paideiabrasil.com.br

Apoio

(Logos) Clemente Gauer, Fotógrafo Pipo, ABT – Associação Beneficente Tobias, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Programa Municipal de Fomento ao Teatro