Crítica publicada no Site do CEPETIN
Por Carlos Augusto Nazareth – Rio de Janeiro – 25.02.2007

Barra

A Bela Adormecida por Lasanha e Ravioli

Ana Barroso e Mônica Biel comemoram 15 anos de trabalho com os clowns Lasanha e Ravioli. Sempre recontando clássicos da literatura, desta vez a escolha recaiu sobre A Bela Adormecida. O trabalho é extremamente autoral, com texto de Mônica Biel, direção, cenário, figurinos e adereços de Ana Barroso e Mônica Biel. Mônica vai, aos poucos, na progressão dos seus recontos que formam o repertório da companhia das duas atrizes, dividindo, cada vez mais, o foco da ação entre a história recontada e as intervenções de Lasanha e Ravioli, tendo conseguido, neste trabalho, um equilíbrio bastante satisfatório entre os dois focos de seu texto.

Na verdade Lasanha e Ravióli estão ensaiando O Chapeuzinho Vermelho e recebem um pedido para levar para a França A Bela Adormecida, que não faz parte de seu repertório, então começam a ensaiar o espetáculo no escritório mesmo dos dois palhaços. Esta “melànge” entre ensaio, o lado empresarial dos palhaços, a história recontada, os comentários e críticas dos dois não só sobre a história, mas sobre o modo de ver personagens e situações, a crítica à própria vida do artista, seus percalços e dificuldades compõem um interessante mosaico bem orquestrado.

A intimidade das duas atrizes com seus personagens, totalmente à vontade em cena, o jogo teatral revelado e a brincadeira em seu sentido amplo, são as maiores qualidades do espetáculo.

As crianças – e os adultos – se divertem com os dois clowns e aproveitam para revisitar os clássicos que já fazem parte de seu repertório, só que desta vez com uma visão crítica e bem humorada, introduzida pelos dois palhaços. O espetáculo tem iluminação assinada por Aurélio de Simoni, máscaras feitas por Luciana Maia e mantém a qualidade e humor do já conhecido trabalho das duas atrizes que atinge uma ampla faixa etária. Para não cair no lugar-comum da brincadeira dos 8 aos 80, podemos dizer que olhares diferenciados fazem com que crianças pequenas, crianças maiores e mesmo os adultos se divirtam com A Bela Adormecida, versão Lasanha e Ravioli.