Kiara Terra

Matéria publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – Sâo Paulo – 24.01.2014

Barra

A arte e a técnica de contar histórias

Uma preciosa publicação e um festival com atrações gratuitas celebram o ofício dos nobres contadores

Está simplesmente sensacional e indispensável a recente publicação, coordenada pela atriz e contadora de histórias Ana Luísa Lacombe, “Teia de Experiências: Reflexões sobre a Formação de Contadores de Histórias”. Publicada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de sua Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, capitaneada por Maria Zenita Monteiro e Marlon R. Florian, a revista está muito bem editada, trazendo artigos que são absolutamente fundamentais para quem pratica e se interessa pela difícil arte de contar histórias. Corra até a biblioteca municipal mais próxima de sua casa e retire um exemplar, lançado no fim do ano passado. Vale muito a pena. Os textos nos ensinam muito sobre as especificidades dessa arte cada vez mais difundida no Brasil e que exige de quem a pratica uma série de cuidados técnicos e muita compreensão de conteúdo.

Selecionei para vocês algumas citações importantes que estão na revista, como aperitivo para os artigos excelentes escolhidos na edição.

1) “…o trabalho de formação de um contador de histórias obedece a um certo ritual. O ritual do autoconhecimento, o ritual da observação do outro, o ritual de abrir o imaginário com a chave que cada um escolher, pelo exercício de contar uma história como se conta um fato da vida pessoal, com envolvimento, emoção, naturalidade, credibilidade.” (Celso Sisto, no livro ‘Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias’)

2) “Histórias que instruem, renovam e curam proporcionam a alimentação vital para a psique, que não pode ser obtida de nenhuma outra maneira. Histórias revelam, repetidamente, a aptidão peculiar que os seres humanos possuem para obter êxito nas tarefas mais árduas. Elas fornecem todas as instruções essenciais de que precisamos para ter uma vida útil, necessária e irrestrita, uma vida significativa, uma vida que vale a pena ser lembrada.” (Clarrisa Pinkola Estés, no livro ‘O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente’)

3) “O ritmo básico das histórias possui profunda conexão com os batimentos do coração humano, que regularmente apresenta três expansões e contrações até que uma circulação completa seja realizada. Não importa o tamanho da história, ela pode ser sentida como uma sinfonia composta por palavras, circulando pelos átrios de um coração que se expande com alegria.” (Nancy Mellon, no livro ‘A arte de contar histórias’)

4) “Todo texto literário é uma partitura musical. As palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele domina a técnica, se ele surfa sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto – a beleza acontece. E o texto se apossa do corpo de quem ouve. Ler é fazer amor com as palavras.” (Rubem Alves, no livro ‘Por uma educação romântica’)

Festival gratuito

E, neste fim de semana, em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), por meio de seu Programa Educativo, realiza a quarta edição do Festival de Contadores de Histórias, com dois dias de intensa programação (sábado, 25, e domingo, 26), com entrada franca. No total, serão 14 apresentações, reunindo nomes representativos do gênero, como Ópera na Mala, Meninas do Conto, Kiara Terra, Cia do Solo, Cia Prosa dos Ventos, Trecos e Cacarecos e Cia das Cores. Haverá também a participação especialíssima do músico e ator africano, radicado na França, Toumani Kouyaté, que ao lado da atriz brasileira Dinah Feldman, vai nos contar a história Kirin kirin (conto do dialeto africano bamanan). Imperdível.

A seguir, a programação completa dos dois dias:

Dia 25 de janeiro, sábado: 11h, É coisa de Zé!, com grupo do CCBB Educativo São Paulo; 12h, Fadas, com Cris Miguel; 13h, Dando Corda na Imaginação, com grupo do CCBB Educativo São Paulo; 14h, Quantas ignorâncias cabem num homem?, com Cia do Solo; 15h, João Preguiça, com a Cia Prosa dos Ventos; 16h, Como o Sol Passou a Brilhar no Mundo (contação em libras), com Isadora Borges, e As Três Princesas, com Vanessa de Castro/Cia das Cores; e 17h, Tropa de Causos, com Zé Bocca.

Dia 26 de janeiro, domingo: 11h, Dom Quixote, O Cavalheiro Sonhador , com Cia Trecos e Cacarecos; 12h, Um homem, um menino e uma baleia nesse mar…, com Cia Moacir tem Barba Branca; 13h, Coleção Malazartes, Causos e outros Contos, com As Meninas do Conto; 14h, A palavra partilhada, com Kiara Terra; 15h, Kirin kirin, com Toumani Kouyaté e Dinah Feldman; e 16h, A Princesa e O Dragão, com Cia Ópera na Mala.

Serviço

IV Festival de Contadores de Histórias

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Sábado (25) e domingo (26), a partir das 11h
Ingressos: Grátis – retirada com 30 minutos de antecedência