Programa, 2013

barra-laranja

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

o Grupo Sobrevento apresenta

PRIMEIRO OLHAR
II FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS

Espetáculos + Mesa-Redonda + Oficina
23 de Agosto a 16 de Setembro de 2013
Entrada Franca

(Página 01)

Todo ser humano é pleno desde que nasce. A um bebê não falta nada. É capaz de se comunicar, de se relacionar, de se emocionar desde sempre. Entendo tudo o que merece ser entendido. E isto é o suficiente e o importante para o Teatro, cujos elementos não são feitos de moléculas, de medidas, de quantias, mas de poesia inata em todo ser humano.

O Teatro para Bebês é, ainda, um desafio para o artista e para o público. Luta contra o tédio, o cinismo, a desesperança, o preconceito, a força. Questiona o Teatro em que o Teatro se transformou. Busca um Teatro que foi, que poderia ter sido ou que ainda pode ser. Querendo, não a novidade, a modernidade ou a contemporaneidade, mas a dúvida.

Quando os nossos filhos nascem, aprendemos, juntos, um jeito de nos comunicar. Criamos formas de nos relacionar, de nos reconhecer. E terminamos por nos entender um pouco melhor. Este é o Teatro que o Teatro para Bebês quer ser: um encontro frágil onde cada atitude, cada gesto de cada participante, provoca novos resultados: um descobrimento, um novo olhar, um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez e é capaz de se maravilhar com elas: uma comunhão de gente que se quer que acredita, que se entrega, que precisa dos outros e que nos outros se reconhece…
Grupo Sobrevento

barra-laranja15

(Página 02)

Bailarina
Grupo Sobrevento (São Paulo, Brasil)

Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar. Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior.

24 e 25 de Agosto, 16h
Espaço Sobrevento – São Paulo

14 e 15 de Setembro, 11h30 e 14h30 – CLAC São Bernardo do Campo
10 de Setembro, 14h e 15h – CEU Alto Alegre
11 de Setembro, 14h e 15h – CEU Navegantes
12 de Setembro, 14h e 15h – CEU Quinta do Sol
13 de Setembro, 10h, 11h, 14h, 15h – CEU Jaçanã

barra-laranja15

(Página 03)

Meu Jardim
Grupo Sobrevento (São Paulo, Brasil)

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

31 de Agosto e 1º de Setembro, 11h e 14h – CLAC – São Bernardo do Campo
7 e 8 Setembro, 14h30 e 16h – Espaço Sobrevento, São Paulo
09 de Setembro, 14h e 15h – CEU Três Lagos, São Paulo

barra-laranja15

(Página 04)

Café Frágil

Cia. La Casa Lucierta (Madri, Espanha)

Café Frágil é um espetáculo de teatro de objetos criado a partir do universo do multiartista italiano Antonio Catalano – do grupo Casa degli Alfieri, fruto de um projeto interativo entre teatro e artes visuais. O espetáculo revela, com um jogo de sombras e objetos, um universo mágico presente no cotidiano de todos. A Companhia vem ao Brasil graças ao apoio do INAEM – Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de La Música, da Espanha.

24 de Agosto, 11h e 14h, 25 de Agosto, 9h e 11h – CLAC São Bernardo do Campo
31 de Agosto e 1º de Setembro, 16h – Espaço Sobrevento

barra-laranja15

(Página 05)

O Jardim de Caicara

Cia. Pés Pequenos ( São Paulo, Brasil)

A peça mostra a pequena Caicara, que um dia resolve quebrar a rotina do seu jardim e sai para passear sem a companhia dos pais. Do lado de fora desse ambiente familiar, ela começa a perceber e explorar o mundo, entrando em contato com novos objetos. O espetáculo aborda os desafios de ficar em pé e afastar-se dos pais. Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012.

7 e 8 de Setembro, 14h – CLAC São Bernardo do Campo

Este espetáculo foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz

barra-laranja15

(Página 06)

Songs From Above

Teater Refleksion (Aarhus, Dinamarca)

Neste espetáculo, o público é convidado a entrar em uma tenda – uma grande instalação plástica – e coloca-se bem juntinho da única atriz que, em um cenário claro e limpo, em um ambiente silencioso, em uma atmosfera de tranquilidade e serenidade, conta uma história singela e tocante. Ela narra o sonho de uma criança, se uma forma simples e delicada, com pequenos bonecos, valendo-se de truques ao mesmo tempo simples e surpreendentes. É, entretanto, a fineza e sutileza do trabalho desta única atriz, brasileira radicada na Dinamarca há muitos anos que, em português, magnetiza, deslumbra e envolve um público de bebês e pais em uma experiência inesquecível. O espetáculo vem ao Brasil, em parceria com o FIL, o Canal Curumim e a Amazon Network, graças aos esforços do Instituto Cultural da Dinamarca, que com o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, com o Ministério da Cltura da Dinamarca, com a Agência de Arte da Dinamarca e com o conselho de Arte da Dinamarca, subencionam a turnê do Teater Refleksion pelo país.

14 e 15 de setembro, 11h e 14h – CLAC São Bernardo do Campo

barra-laranja15

(Página 07)

Edredon
Les Incomplètes (Québec, Canadá)

Edredon é uma reflexão na hora em que se põe a cabeça no travesseiro sobre vários temas, tais, como intimidade, sonhos, relacionamentos e espaços desconhecidos. Primeiro trabalho da jovem companhia sediada na cidade de Québec, Les Incomplètes, encenado bem próximo ao público e repleto de sensações, poesia, sobras, projeções, luz e música. O espetáculo vem ao Brasil, em parceria com o FOL, graças ao apoio do Escritório de Artes e Lertras do Québec (CALQ) e da Ville de Québec.

barra-laranja15

(Página 8 e 9 – Quadro de apresentações com dias, horários e espetáculos)

(Página 10)

23 de Agosto, 19h – Abertura do Festival
CLAC São Bernardo do Campo

Mesa-redonda
Criação no Teatro para Bebês – Pedagogia ou Poesia?

Grupo sobrevento, SP, Brasil e Cia La Casa Incierta, Madri, Espanha

16 de Setembro, 19h – Encerramento do Festival
Espaço Sobrevento, São Paulo

Mesa-redonda

O Ator no Teatro para Bebês – Caminhos para uma Comunicação Poética
Grupo Sobrevento e Cia Pés Pequenos, SP, Brasil
Teater Refleksion, Aarhus, Dinamarca e Les Incomplètes, Québec, Canadá

(Página 11)

Oficina

Em Busca de uma Dramaturgia para a Primeira Infância

Com a Cia. La Casa Incierta, Madri, Espanha

O Teatro para Bebês obriga seus criadores a uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todos ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos em que temos mais que aprender que a ensinar. Não nos servem mais os truques, as caretas, as cartas na manga, a emoção técnica e superficial, os velhos esquemas. E, de quebra, descobrimos que o espaço, o jogo, a forma e o lugar social que o teatro assumiu também podem ser questionados. E que estas ideias às quais andamos agarrados – mesmo princípios científicos e fundamentos pedagógicos – não passam de preconceitos. E temos que olhar tudo como pela primeira vez. E redescobrir aquilo que achávamos que conhecíamos. Em busca de um novo Teatro, de uma nova comunicação e de nós mesmos. A oficina será um bom momento para começar a desconfiar do que acreditamos saber e confiar no que desconhecemos.

30 de Agosto, 02 e 03 de setembro, das 9h às 12h – CLAC São Bernardo do Campo
25 vagas
Inscrições pelo email: info@sobrevento.com.br

(Página 12)

Locais

CLACL – Centro Livre de Artes Cênicas
Pça São José, s/nº – Baeta Neves – São Bernardo do Campo
Telefone: (11) 4125-0582

Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Rairão, 42 Metrô Bresser Mooca
Telefone: (11) 3399-3589

CEU Três Lagos
Estrada do Barro Branco s/nº Barro Branco

CEU Alto Alegre
Rua Bento Guelfi, s/nº Jardim Laranjeira – Iguatemi

CEU Navegantes
Rua Maria Moassab Barbour, s/nº – Parque Residencial Cocaia
Telefone: (11) 5976-5533

CEU Quinta do Sol
Av. Luiz Imparato, 564 – Vila Cisper – Cangaíba
Telefone: (11) 3396-3433

CEU Jaçanã
Rua Antonio Cezar Neto, 105 Jardim Guapira
Telefone: (11) 3397-3977

Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.

Capacidade e recomendação: 80 lugares – destinam-se a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão (com exceção dos espetáculos SONGS FROM ABOVE, que comporta apenas 40 espectadores entre crianças de 2 a 3 anos e adultos e Café Frágil, que, no CLAC, comportará 165 espectadores).

Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão (no Espaço Sobrevento) e uma hora antes de cada sessão (no CLAC). É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br

(Verso da Última Capa)

Ficha tecnica-laranja

(do Festival)

Realização e Direção de Produção: Grupo Sobrevento
Curadoria: Grupo Sobrevento e La Casa Incierta
Produção Executiva: Lucia Erceg e Claudia Vargas
Iluminação: Marcelo Amaral
Assistência de Iluminação: Ícaro Zanzini
Montagem: Agnaldo Souza
Monitoria: Alessandra Cino, Agnaldo Souza, Giuliana Pellegrini, J. E. Tico, Anderson Gangla e Thaís Larizzatti
Programação Visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto

barra-laranja15

Café Frágil (Desayuno Fragil)

Ficha tecnica-laranja

Dramaturgia e Direção: Carlos Laredo
Textos, Objetos e Supervisão Artística: Antonio Catalano
Interpretação e Criação Musical Clarice Cardel
Figurino: Val Barreto
Construção de Efeitos: Roger Millán
Preparação Vocal: Patrícia Paz
Colaboração Musical: Antenor Bogea. Iñigo Aranzasti e Helena Fernandez
Apoio: Ministério da Cultura da Espanha-INAEM

barra-laranja15

Bailarina

Ficha tecnica-laranja

Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Dramaturgia, Interpretação e Figurino: Sandra Vargas
Direção Musical: Luiz André Cherubini
Cenografia. Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento

barra-laranja15

Meu Jardim

Ficha tecnica-laranja

Realização e Concepção Visual: Grupo Sobrevento
Texto: Mandana Sadat
Tradução, Adaptação e Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Interpretação: Luiz André Cherubini e Maurício Santana
Cenografia, Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Orientação, Cenografia: André Cortez
Figurino: Thais Larizzatti
Direção Musical e Músicas Originais: João Poleto
Iluminação: Renato Machado
Orientação Coreográfica: Alício Amaral, Juliana Pardo e J. E. Tico
Produção Executiva: Lucia Erceg

barra-laranja15

O Jardim de Caicara

Ficha tecnica-laranja

Criação: Andréa Egydio e Lilian Guerra
Direção: Lilian Guerra
Interpretação: Andréa Egydio
Composição Musical: Dani Mattos
Execução e Colaboração Musical: Roberta Soares e Marcos Coin
Cenário e Figurino: Andréa Egydio e Lilian Guerra
Iluminação: Zhé Gomes
Direção de Produção: Regina Pessoa

barra-laranja15

Songs From Above

Ficha tecnica-laranja

Concepção: Teater Refleksion/Teater My
Texto: Mette Rosleff
Direção: Bjame Sandborg
Interpretação: Lisa Gertum Becker
Bonecos e Cenário: Mariann Aagaard, com assistência de Sofre Faurschou Hastrup
Música: Martin Vignsen
Iluminação: Jesper Hasseltoft
Técnica: Maria Grieg Rüsz
Foto: André Andersen

barra-laranja15

Edredon

Ficha tecnica-laranja

Criação, Direção e Interpretação: Audrey Marchand e Laurence P. Lafaille
Assistência de Direção: Josiane Bernier
Cenografia: Dominic Thibault
Música: Bruno Bouchard
Iluminação/Vídeo: Philippe Lessard Drolet
Ilustrações/Vídeo: Marie Lamonde-Simard
Direção de Palco: Jérôme Huot

(Última Capa)

Livre para Todos os Públicos

Agradecimentos

Neto de Oliveira (Secretário de Cultura de São Bernardo do Campo), CLAC Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo, Marta de Betânia Juliano (Assessoria Especial/Sala CEU Secretaria Municipal de Educação de São Paulo), Lisle Lucena e Marcia Barr (Exposição Infância & Paz). Cia. Pés Pequenos, Karen Acioly (FIL), Roberta H. Lara (Escritório do Governo do Québec em São Paulo), Maibrit Thomsen (Instituto Cultural da Dinamarca), Bebê de Soares (Amazon Network) e Maria do Socorro de Almeida Lima de Matos.

Projeto Realizado com o Apoio do Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Cultura Programa de Ação Cultural 2012

Realização

(Logo) Grupo Sobrevento

Apoio

(Logos) Governo da Espanha, inaem, Québec Burau São Paulo, Conseil des Arts ET dês lettres Québec, Entene de développement culturel, Ville de Québec, Culture ET Communication Québec, Instituto Cultural da Dinamarca, Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, Kultúr, Kultúr Styrelsen, Statens Kunstrad, Canal Curumim. Fil, Programa Municipal de Fomento Teatro, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Proac, Governo do Estado de São Paulo