Programa do espetáculo que esteve em temporada de 11.06 a 27.11.2016, no Teatro Tablado

Filipeta, 2016

Barra

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Ministério da Cultura, Eletrobras Furnas e O Tablado apresentam

TÃOTÃO

De Pedro Kosovski
Direção: Cacá Mourthé

Patrocínio

(Logo) Lei de Incentivo à Cultura, Eletrobras Furnas

Realização

(Logo) Ministério da Cultura, Governo Federal

(Interior – Foto Maria Clara Machado)

Desde a fundação, em 28 de outubro de 1951, O Tablado se mantém como um grupo de teatro amador. No entanto, a qualidade dos espetáculos é, sem dúvida, a de um teatro profissional. Fundaram O Tablado: Aníbal e Maria Clara Machado, Antonio Gomes Filho, Carmem Sylvia Murgel, Carlos Augusto Alves dos Santos, Eddy Rezende, Edelvira e Déa Fernandes, Isabel Bicalho, João Sérgio Marinho Nunes, João Augusto de Azevedo Filho, Jorge Leão Teixeira, Martim Gonçalves, Marília Macedo, Oswaldo Neiva e Stélio Emanuel de Alencar Roxo.

O espaço cedido pelo Patronato Operário da Gávea era uma simples sala de apresentação e diversão daqueles que moravam no entorno. Havia um palco, rudimentar, mas ainda sim, um palco! O salão não tinha cadeiras suficientes para acomodar o público. Por isto, os bancos eram emprestados de uma igrejinha. Somente com o grande sucesso da montagem de Nossa Cidade, em 1954, foi possível comprar as primeiras poltronas do teatro.

Desde então, foram muitos os sucessos, os grandes espetáculos voltados para o público infantil, jovem e adulto, além de importantes realizações como Os Cadernos de Teatro, que fazem parte da história do teatro carioca e brasileiro. Peças como Pluft, O Fantasminha, O Cavalinho Azul, A Menina e O Vento, O Rapto das Cebolinhas, entre tantos clássicos, encantam e comovem cada nova geração de crianças, a cada nova montagem.

Neste ano de 2016, quando se comemoram os seus 65 anos, O Tablado reafirma sua vocação artística com a realização do espetáculo Tãotão. Com texto de Pedro Kosovski, sobrinho neto de Maria Clara Machado, e direção de Cacá Mourthé, diretora artística d’O Tablado, a peça perpetua a tradição e o compromisso de oferecer ao público histórias recheadas de afeto e poesia em forma de teatro. Que assim seja por muitos e muitos anos!

O Tablado 65 anos

 (Fotos: elenco e equipe)

Tãotão é Um Jogo de Espelhos

O ponto de partida dessa criação é o mito de Narciso, que narra a trajetória do jovem beócio que se apaixona pela própria imagem refletida no espelho d’água de uma fonte.

O jogo de espelhos de Tãotão, nosso herói pop, é outro bem diferente do clássico grego. Diante do reflexo, Tãotão não quer se ver o mesmo. Ele também não quer se ver apenas outro. Atrás do espelho, sua imagem está livre e, assim, Tãotão consegue se ver muitos, múltiplos eus, super eus. Superlativo sempre: tão…  tão…

Quando eu era criança me fascinavam aqueles espelhos mágicos, que distorciam meu reflexo e me deixavam mais gordo que uma baleia, mais fino que uma folha de papel e mais alto que a Torre Eiffel. Tãotão também é assim.

Pessoalmente, escrever Tãotão é um exercício de reflexão: olhar para trás, rever minha própria história. Passei minha infância aqui n’O Tablado assistindo as histórias da tia Clara e imaginando que um dia eu também poderia escrever as minhas próprias. O Tablado era para mim algo bem semelhante ao espelho mágico, rococó, das mil e uma noites de Tãotão: o teatro como espelho do mundo, com seus jogos de duplos, imitações e sombras capazes de construir limites pouco precisos entre a fantasia e a realidade.

Tãotão é também um gesto de retribuição. Agradeço a tudo aquilo que minha família de teatro me deu: poesia, sonho e uma alegre loucura.

Pedro Kosovski

Tãotão é o texto de Pedro Kosovski comemorativo dos 65 anos do Teatro O Tablado. Pela primeira vez nesse palco encenamos uma peça infantil de um autor que não a nossa mestra Maria Clara Machado. O que nos enche de responsabilidade e frisson, como sempre acontece numa estreia.

Agradecemos a todos que participaram dessa aventura e pedimos sua benção, Clara, para dar as boas vindas a esta nova geração de atores, autores, músicos e outros artistas tãotão talentosos.

Cacá Mourthé

Elenco

Tãotão: Rodrigo Trindade
Tina: Júlia Stockler
Narciso; Saulo Arcoverde
Hiper Eu: João Sant’Anna
Ela Eu: Manuela Llerena
Eu Bebê: Joana Castro
Eu Ideal: Victor Mello
Não Eu: Vinicius Maia
Voz da Mãe de Tãotão: Letícia Spiller

Ficha Técnica

Texto: Pedro Kosovski
Direção Geral: Cacá Mourthé

Músicos
Teclado: Leonardo Valor
Bateria: Vicente Barroso
Guitarra: Enzo Mastrangelo
Baixo: Vinícius Nesi
Bateria (sub): Vitor Niskier

Cenografia, Figurino e Concepção de Adereços: Lídia Kosovski
Iluminação: Felipe Lourenço
Músicas Originais: Felipe Storino
Letras: Pedro Kosovski
Direção Musical: Pedro Nêgo
Efeitos Sonoros: André Chalhoub
Coreografias e Limpeza de Movimentos: Bruno Cezario
Preparação Vocal: Isadora Medella
Adereços de Cenografia, Layout e Confecção de Molduras Barrocas: Alexandre Guimarães e Derô Martin
Visagismo: Mona Magalhães
Fotos: Jackeline NigriDesign: Mauricio Grecco e Lygia Santiago
Palestrantes: Alexandre Costa, Eduardo Rozenthal e Isabela Fernandes
Assessoria de Imprensa: João Pontes e Stella Stephanny
Assistência de Direção: Laura Araujo
Assistência de Cenografia e Figurino: Julia Marina
Supervisão de Produção de Figurinos: Kika de Medina
Assistência de Visagismo: Júlia Bravo

Cenotécnico e Equipe: Zé Maranhão, José Djavan, Paulo Fernandes e equipe
Coordenação de Sonorização: Daniel Vasquez
Equipe de Montagem de Luz: Gabriel Prieto, Leandro Alves e Maurício Cardoso
Costureiras: Maria de Jesus e Zezé Gomes
Alfaiate: Macedo Leal
Adereços de Figurino: Claudia TaylorChapéus: Denis Linhares
Contrarregras: Danilo Lobo, Felipe Zava, Luiz Madalena e Natan Rockenbach
Camareira: Luisa Pignaton
Operador de Luz: Gabriel Prieto
Operador de Som: Luana Valentim
Bilheteria: Luiza Marques
Administração do Espetáculo: Mônica Nunes
Controller Financeiro: Heloísa Lima
Assistência Administrativa: Cristina Rocha
Assistência de Produção: Kelson Succi
Produção Executiva: Luana Manuel
Direção de Produção: Fernando do Val
Realização: M.C.M. – Maria Clara Machado Produções Artísticas Ltda. e O Tablado 65 anos.

(Fotos diversos espetáculos de O Tablado)

(Última Capa)

Teatro O Tablado
Av. Lineu de Paula Machado, 795
Lagoa, Rio de Janeiro, RJ
Tel. (21) 2294.7847
www.otablado.com.br

Agradecimentos

Álamo Facó, Antonio Kosovski, Debora Lamm, Jorginho de Carvalho, Letícia Spiller, Julia Carrera, Miriam Freeland, Ronald Fucs e Tamara Barreto.

O espetáculo Tãotão estreiou em 11 de junho de 2016.

Apoios
(Logos) Espaço Marrara, Depyl Brasil, Lunático, Polis Gourmet, Árabe da Gávea, Belmonte, 3 Corações, Donna

Não jogue este impresso em via pública. Recicle

Barra

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

O Tablado, grupo de teatro dos mais importantes e longevos do Brasil, um dos pioneiros no trabalho de excelência voltado ao público infantil, comemora seu aniversário de 65 anos com uma montagem de forte carga simbólica: Depois de mais de seis décadas com peças infantis escritas exclusivamente por Maria Clara Machado (1921 – 2001), TÃO TÃO é o primeiro espetáculo infantil a ser encenado nos palcos d’O Tablado com texto (inédito) de um outro autor, Pedro Kosovski. A direção é de Cacá Mourthé.

Kosovski – recente ganhador dos Prêmios Shell, CESGRANRIO e APTR de Melhor Autor de 2015 com o espetáculo Caranguejo Overdrive – é fundador e dramaturgo da Aquela Cia de Teatro, que há 11 anos desenvolve um trabalho autoral de pesquisa de linguagem. Sobrinho-neto de Maria Clara Machado e filho de Cacá Mourthé, Pedro Kosovski recebe e leva adiante o bastão desta família que há tantas décadas dedica sua vida ao teatro. TÃO TÃO assim se reafirma como um fruto desta família teatral.

Cacá Mourthé, braço direito de Maria Clara Machado, há 15 anos é diretora artística d’O Tablado. Cacá vem promovendo importantes realizações durante esse período, entre estas, destaca-se a retomada dos Cadernos de Teatro (Novos Cadernos de Teatro), uma revista de teatro lançada em 1956 e que completa 60 anos este ano. Comemorando a retomada da revista – em fase de pesquisa graças ao fomento “Viva a Cultura” da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Cadernos de Teatro ganhará novas edições em plataforma digital, e teve todo o seu acervo digitalizado e disponibilizado gratuitamente para download no site d’O Tablado.

São muitas as efemérides e os motivos para comemorar: esta é a primeira vez que Cacá Mourthé dirige um texto do filho, e este é também o primeiro texto de Pedro Kosovski dirigido ao público infantil.

Elenco

Rodrigo Trindade
Julia Stockler
João Sant’Anna
Manuela Llerena
Saulo Arcoverde
Joana Castro
Vinicius Maia
Victor Mello

Músicos
Leonardo Valor (teclado)
Vicente Barroso (bateria)
Enzo Mastrangelo (guitarra)
Vinícius Nesi (baixo)

Os atores são crias da casa, como rege a tradição e serão acompanhados por uma banda ao vivo.

O texto de Pedro Kosovski, inspirado no mito de Narciso, tem como elemento chave o espelho, esse multiplicador de imagens, que tanto pode remeter ao ato de se enxergar, como ao de se contemplar. A peça fala ainda sobre uma questão na ordem do dia – o quanto podemos ser hipnotizados pelas múltiplas imagens que nos chegam a todo momento, e acabar vivendo isolados em nossas pequenas ilhas – os celulares, tablets e afins -, nos ausentando do mundo ao redor.

Uma das coisas que me mobilizou neste trabalho foi a relação com a imaginação da criança, nesse mundo já com tanta imagem. O espelho é meio Iphone, meio Ipad, esse espelho que não reflete a gente, mas abre essas mil janelas. Estou com filho pequeno, e fico pensando como é esse mundo da imaginação, da ilusão, que é tão importante para a infância, como esse lugar ainda fica vivo dentro dessa avalanche de imagens.”,questiona Pedro.

Seguindo os passos de Maria Clara Machado, cujas obras tocaram não só o espírito dos pequenos, mas também dos adultos, Pedro Kosovski leva adiante esta tradição, trazendo para ela o frescor de seu tempo, com um espetáculo atual e dinâmico, voltado para a criança – e o adulto – de hoje.

Sinopse

O espetáculo conta a história do menino Tãotão (Rodrigo Trindade), que passa grande parte do dia brincando sozinho no seu quarto em frente ao espelho. O que Tãotão vê refletido é um verdadeiro mundo mágico, um teatro da imaginação. Diante do espelho, ele brinca e se diverte com seus amigos imaginários: Hiper-Eu (João Sant’Anna), um menino um tanto hiperativo; Eu Ideal (Victor Mello), o menino que gosta de fazer tudo certinho; Eu Bebê (Joana Castro), uma criancinha doce e indefesa; Ela Eu (Manuela Llerena), a menina do grupo; e Não Eu (Vinicius Maia), aquele que é sempre do contra. Um dia, Tãotão recebe a visita surpresa de sua amiga Tina (Julia Stockler), que aparece sem avisar e acaba descobrindo porque Tãotão nunca sai de casa: ele fala e brinca com o espelho. Tina começa a provocar Tãotão quando, por acidente, eles caem sobre o espelho, que se quebra e os puxa para dentro. Lá, num mundo estranho e cheio de mistérios, Tãotão reencontra seus amigos imaginários mas, para sua surpresa, descobre que todos estão presos no espelho. Eles são vítimas do vaidoso Narciso (Saulo Arcoverde), que os transformou em meros reflexos do mundo real, criados para servi-lo. Porém, Tãotão e Tina ainda não foram transformados definitivamente em reflexos, e tem uma chance de reverter a situação: eles têm algumas poucas horas até o amanhecer para elaborar um plano e libertar o grupo do domínio de Narciso e, finalmente, voltar para o mundo real.

Serviço

Estreia: 11 de junho (sábado), às 17h
Local: Teatro O Tablado
Av. Lineu de Paula Machado, 795 – Lagoa
Horários: sábado e domingo, às 17h
Ingressos: R$40,00 e R$20,00 (meia entrada)
Duração: 55 min
Capacidade:  147 espectadores
Horário funcionamento bilheteria: sábados e domingos, das 15h às 17h30
Vendas Antecipadas: www.ingresso.com
Classificação Indicativa: livre e recomendada para a partir de 03 anos
Temporada: até 27 de novembro de 2016