Programa do festival que aconteceu na cidade de São Paulo, SP, de 08 a 30.08.2015


barra-laranja

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

O Grupo Sobrevento apresenta

PRIMEIRO OLHAR – IV Festival Internacional de Teatro para Bebês

Espetáculos + Exposições + Oficinas
08 a 30 de agosto de 2015
Entrada Franca

Centro Livre de Artes Cênicas + Espaço Sobrevento

(Página 01)

O estilo de exercício dos bebês não é um estilo de exercício das possibilidades, um dos limites de um bebê expressivos: é a apresentação dos olhos de uma criança expressa para a primeira com e de uma profundidade que pode melhorar a uma apresentação de nós mesmos e ao mesmo tempo mundo. Os olhos dos bebês são um espelho estranho, que não nos reflete como estamos, mas como somos. E os bebês raiz não são a flor desabrochada, o último fruto rebentado, mas a mais profunda e mais antiga. Devemos nos orgulhar – e não ter vergonha – do nosso carinho, do nosso amor, da nossa identidade e da nossa dependência. Discutindo a maioridade quem quer sacrificar como mais penas, que são nossas para expiar culpa. Este Festival é um levantar de vozes – do Sobrevento, do La Casa Incierta, do Antonio Catalano, do Laurent Dupont, as Maibrit Thomsen,

barra-laranja15

(Página 02 – Foto de Cena)

Cia. La Casa Incierta, Espanha

Geometria dos Sonhos

O espetáculo um caminho poético que mostra a história de uma pedra que mostra, atévoca-se das entranhas da terra seu destino, transforma-se em nuvem para assim, realizar o seu sonho de poder chorar. O espaço é um sonho geométrico em forma de colmeia onde os espectadores penetram, uma caverna primitiva, o encontro com a fecundidade do mundo: o

espaço onde se gera a luz que abre um caminho na escuridão. A Companhia La Casa Incierta é precursora do Teatro para Bebês na Espanha, onde realizou oito edições do Ciclo Internacional de Teatro para a Primeira Infância Rompiendo el Cascarón .

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, 2014.

08 e 16 de agosto às 11 e 14 h. CIAC, São Bernardo do Campo
09 de agosto às 11 e 14h. Espaço Sobrevento, São Paulo
(Logos) Funarte, Ministério da Cultura

barra-laranja15

(Página 03 – Foto de Cena)

Grupo Sobrevento, São Paulo, Brasil

Meu Jardim

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

09 de agosto às 11 e 14h, CLAC, São Bernardo do Campo

barra-laranja15

(Página 04 – Foto de Cena)

Cia. Teatro para Bebês, Uruguai

Ar

Segundo espetáculo da Companhia, Ar é concebido para criar uma atmosfera poética onde a magia das palavras, sons, músicas e objetos cenográficos levam os bebês a se deslumbrar com coisas simples, em um ambiente livre para se entregar à experiência sensorial.

O espetáculo é acompanhado por música ao vivo e tem a direção de um dos mais renomados diretores do Teatro Uruguaio.

15 de agosto às 11 e 14h, CLAC, São Bernardo do Campo
16 de agosto às 11 e 14h, Espaço Sobrevento, São Paulo

barra-laranja15

(Página 05 – Foto de Cena)

Caixa do Elefante, Porto Alegre, Brasil

Cuco

Motivado por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês – o jogo entre o “esconder e revelar”, o espetáculo propõe um universo em que a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, cria, por meio da manipulação de objetos, uma atmosfera espetacular na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável. Fundada em 1991, em Porto Alegre, RS, a Caixa do Elefante Teatro de Bonecos é uma das companhias teatrais mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional. Suas premiadas montagens, direcionadas tanto para o público infantil quanto para o adulto, já percorreram diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul.

A Petrobras é patrocinadora da Caixa do Elefante Teatro de Bonecos.
22 de agosto à 11 e 14h, CLAC, São Bernardo do Campo
23 de agosto às 11 e 14h , Espaço Sobrevento, São Paulo

barra-laranja15

(Página 06 – Foto de Cena)

Grupo Sobrevento, São Paulo, Brasil

Bailarina

Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar. Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior.

23 de agosto às 11 e 14h, CLAC, São Bernardo do Campo

barra-laranja15

(Página 07 – Foto de Cena)

Teater Nordkraft/Lisa Becker e Claus Carlsen, Dinamarca

Fascinado por Maçãs

Um jogo musical feito com objetos comuns. Na arena, diante dos olhos e ouvidos do público, eles se transformam: um saco plástico se transforma em suspiro, uma rede de pesca vira um apanhador de sonhos e os sentimentos mudam de cor quando a luz ilumina o rosto. O som das maçãs abre a cortina e a viagem começa… A partir de coisas simples e de objetos encontrados, o músico-inventor dinamarquês Claus Carlsen, a atriz brasileira Lisa Becker e a diretora francesa Catherine Sombsthay criaram um espetáculo sem palavras feito de pequenos poemas musicais e visuais, destinados a crianças de 2 a 6 anos. É uma experiência de teatro sensorial, onde o público é convidado a embarcar numa viagem por atmosferas, imagens e transformações. As coisas podem ser diferentes daquilo que achamos à primeira vista, o mundo é cheio de possibilidades.

29 de agosto às 11 e 14h, CLAC, São Bernardo do Campo
30 de agosto às 11 e 143h, Espaço Sobrevento, São Paulo

barra-laranja15

(Página 08 – Foto de Cena)

Cia. Studio Sereia, Brasília, Brasil

O Farol

Era uma vez uma menina que não tinha casa, só asas. Um dia, voando na imensidão, decidiu pousar no mar. Nesse momento, sentiu que tinha corpo, sentiu o seu peso, sentiu que fazia parte de algum lugar. Fechou os olhos e, quando percebeu, já não era mais ela e sim uma menina-peixe. E foi então que escutou uma canção… O que ela não sabia é que havia atravessado pelo fundo do mar até chegar à terra e que, do outro lado, estava a mãe dela, encostada em uma árvore, escutando a mesma canção.

30 de agosto às 11 e 14h, CLAC, São Bernardo do Campo

barra-laranja15

(Página 09)

Exposições

Instalação

Arte para Bebês

Giuliana Pellegrini

Desde a concepção, os indivíduos acumulam experiências sensíveis: o som das batidas do coração da mãe, a sensação de proteção dentro do útero, os sons vindos de fora. Depois do nascimento, estes registros e inúmeros outros novos passam a se transformar em pontos disparadores para a construção poética e para aguçar a vontade de experimentar muitas novas sensações. Arte para Bebês é uma construção interativa onde, através da livre exploração de alguns elementos, propõe-se estabelecer entre bebês e seus acompanhantes um olhar poético sobre as cores, os sons, as texturas e o sabor das coisas.

Instalação

Plantação

Liana Yuri e Sueli Andrade

A instalação consiste em pequenos vasos onde é possível entrar e experimentar diferentes sensações e acionar pequenos mecanismos de interação.

barra-laranja15

(Página 10)

Atividades Formativas

 7,10 e11 de agosto, 19h às 22h

Oficina

Brincando com o Invisível

Carlos Laredo, La Casa Incierta, Espanha
Local: Espaço Sobrevento, São Paulo

A oficina abordará os aspectos artísticos e pedagógicos em torno do universo teatral voltado para a primeira infância. A proposta é explorar o misterioso universo dos cinco primeiros anos de vida de um ser humano. A partir disso, será abordada a criatividade cênica para a primeira infância, dentro de uma perspectiva de trabalho poético sobre a inocência e a invisibilidade, por meio de exercícios práticos e teóricos no campo da dramaturgia e da encenação para bebês. Carlos Laredo é diretor da Cia. La Casa Incierta, ESP, e pesquisa para o Teatro para a Primeira Infância há quinze anos.

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, 2014.

Funarte, Ministério da Cultura
17 a 21 de agosto, 9h às 13h

Oficina

Criando um Espetáculo para Bebês

Sandra Vargas, Sobrevento, Brasil
Local: CLAC, São Bernardo, Centro Livre de Artes Cênicas

O Teatro para Bebês nos obriga a adotar uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todo ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos, em que temos mais a aprender que a ensinar.

Não nos servem mais os truques, as caretas, as cartas na manga, a emoção técnica e superficial, os velhos esquemas. E temos que olhar tudo como pela primeira vez. E redescobrir aquilo que achávamos que conhecíamos. Em busca de um novo Teatro, de uma nova comunicação e de nós mesmos.

Inscrições pelo site sobrevento.com.br

(Página 11)

Locais

CLAC, Centro Livre de Artes Cênicas
Pça. São José, s/nº, Baeta Neves, São Bernardo do Campo
Telefone: (11) 4125-0582

Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Bairão, 42, Metrô Bresser, Mooca
Telefone: (11) 3399-3589

Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.

Duração: os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.

Capacidade e Recomendação: 80 lugares – destinam-se a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão.

Ingressos Gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão, no Espaço Sobrevento e uma hora antes de cada sessão, no CLAC.

É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br

barra-laranja15

(Página 12)

Primeiro Olhar – IV Festival Internacional de Teatro para Bebês

Ficha técnica-laranja

do Festival

Realização e Direção de Produção: Grupo Sobrevento
Curadoria: Grupo Sobrevento
Produção Executiva: Lucia Erceg e Thaís Larizzatti
Iluminação: Marcelo Amaral
Assistência de Iluminação: Ícaro Zanzini
Coordenação de Palco e Montagem: Agnaldo Souza
Monitoria: Agnaldo Souza, Giuliana Pellegrini, J.E.Tico, Anderson Gangla e Thaís Larizzatti
Programação Visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Fotos: Marco Aurélio Olímpio

barra-laranja15

(Verso da Última Capa)

Geometria dos Sonhos

Elenco-laranja

Clarice Cardell

Ficha técnica-laranja

Direção e Dramaturgia: Carlos Laredo
Cenografia: Carlos Laredo
Produção: La Casa Incierta
Direção e Dramaturgia: Carlos Laredo

barra-laranja15

Meu Jardim

Elenco-laranja

Luiz André Cherubini e Maurício Santana

Ficha técnica-laranja

Texto: Mandana Sadat
Tradução e Adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Direção Geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Cenografia, Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Orientação Cenográfica: André Cortez
Figurino: Thaís Larizzatti
Direção Musical e Músicas Originais: João Poleto
Iluminação: Renato Machado
Orientação Coreográfica: Alício Amaral, Juliana Pardo e J. E. Tico
Produção Executiva: Lucia Erceg

barra-laranja15

Ar

Elenco-laranja

Carina Biasco

Ficha técnica-laranja

Textos e Canções: Colomba Biasco
Direção: Fernando Toja
Músico e Vídeo: Gustavo di Landro
Cenografia, Figurino e Iluminação: Carolina Suarez
Percussionista: Nicolás Arnicho
Animação: Virgínia Scasso Lucas Carrier

barra-laranja15

Cuco

Elenco-laranja

Ana Luiza Rocha e Bruna Balian Espinosa

Ficha técnica-laranja

Roteiro e Direção: Mário de Ballentti
Pesquisa e Concepção Pedagógica: Paulo Fachi
Cenografia, Figurinos e Objetos Cênicos: Margarida Rache
Composição de Trilha Sonora, Arranjos, Execução e Programação de Instrumentos: Marcelo Delacroix e Beto Chedid
Gravado nos estúdios da Central de Trilhas/ Gravações Adicionais nos estúdios Marquise 51 e Tec Audio
Criação de Luz: Fabrício Simões
Criação Gráfica: Clo Barcelos
Desenhos: Mário de Ballentti
Assessoria de Imprensa: Simone Lersch
Produção e Realização: Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas

barra-laranja15

Bailarina

Elenco-laranja

 Sandra Vargas

Ficha técnica-laranja

Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Dramaturgia: Sandra Vargas
Direção Musical: Luiz André Cherubini
Cenografia, Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Figurinos: Sandra Vargas
Direção de Produção: Grupo Sobrevento
Produção Executiva e Assessoria de Comunicação: Lucia Erceg

barra-laranja15

Fascinado por Maçãs

Elenco-laranja

Claus Carlsen e Lisa Becker

Ficha técnica-laranja

Direção e Criação: Catherine Sombsthay
Música: Claus Carlsen
Produção e Técnica: Teater Nordkraft, Aalborg, Dinamarca

barra-laranja15

O Farol

Elenco-laranja

Fernanda Cabral

Ficha técnica-laranja

Realização: Cia. Studio Sereia, Fernanda Cabral
Trilha Sonora: Fernanda Cabral
Direção: Clarice Cardell, Cia. La Casa Incierta
Dramaturgia: Clarice Cardell e Fernanda Cabral
Cenografia, Bonecos e Adereços: Viviane Cardell
Figurino: Val Barreto
Iluminação: Carlos Laredo
Criação e Manipulação/ Teatro de Animação/Sombras: Isabela Brochado
Orientação em Manipulação de Objetos: Katiane Negrão

barra-laranja15

(Última Capa)

Livre para todos os públicos

Agradecimentos

Maibrit Thomsen, Neto de Oliveira e equipe do CLAC.

Apoio

(Logos) Proac SP, Ministério da Cultura, São Bernardo do Campo, Instituto Cultural da Dinamarca

Realização

(Logos) Grupo Sobrevento, Governo do Estado de São Paulo, Funarte, Ministério da Cultura