Barra

CBTIJ realiza pelo oitavo ano consecutivo, a montagem de seu presépio

A tradição diz que um presépio deve ser montada pelo menos sete anos seguidos no mesmo local. O CBTIJ ultrapassa a tradição e realiza a oitava edição consecutiva da montagem de seu tradicional presépio.

A cada ano aumenta o número de visitantes e portanto aumentamos o numero de dias para a visitação do mesmo. A montagem, aberto a visitação pública, com entrada gratuita, será de 03 de novembro a 23 de dezembro de 2015, e de 02 a 07 de janeiro de 2016, das 10h às 17h.

Um pouco de história

Estudos indicam que o primeiro presépio foi realizado por São Francisco de Assis. De acordo com relatos, Jesus nasceu numa manjedoura, em Belém, e no momento de seu nascimento, avisado por um anjo, foi reconhecido por pastores da região. Dias mais tarde, vindos do Oriente, e guiados por uma estrela, três Reis Magos teriam oferecido ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.

O presépio é uma referência cristã que simboliza o nascimento de Jesus. A montagem do presépio é uma das tradições mais antigas do Cristianismo e que até hoje encanta crianças de todo mundo.

O presépio do CBTIJ tem 57 anos de idade. Foi em 1958, aos cinco anos de idade, que o Conselheiro do CBTIJ, Antonio Carlos Bernardes, recebeu de presente de seu pai, um presépio com uma dezena de imagens. Nos anos sessenta, existiam várias empresas que produziam imagens diferenciadas para as montagens de presépios. As mais tradicionais eram feitas de gesso, mas haviam personagens feitos em cerâmico e barro cozido. Nesse presépio, aos poucos foram sendo incorporadas outras imagens e hoje conta com mais de trezentas peças, de diversos materiais, de cerâmica, barro cozido, gesso, e as mais recentes de plástico e resina.

Barra

Barra

Barra

Barra

Barra