Programa do espetáculo que estreou no Teatro Gláucio Gill, em 20 de setembro de 2014.

Filipeta, 2014

Barra

Fotos: Rudy Hülhold

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Eletrobras Furnas, Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretária de Estado de Cultura, Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro
Teatro Glaucio Gill
apresenta

BISA BIA, BISA BEL

(Interior: Fotos dos Atores)

A cabeça desenha o que a gente quiser ver

Bisa Bia, Bisa Bel, obra prima de Ana Maria Machado, promove o encontro de presente, passado e futuro com sensibilidade e poesia, contando a história da menina Isabel, que aprende a lidar consigo mesma no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta. Três tempos e três vivências se cruzam numa mistura do real com a fantasia.

Quando escrevi Bisa Bia, Bisa Bel, estava com muitas saudades das minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que pouco depois ia ter uma filha e essa linhagem feminina ainda ia ficar mais significativa para mim e que este livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores, diz Ana Maria Machado.

Nosso espetáculo tem como ponto de partida um grupo de cinco crianças que leem este clássico, aconchegadas em um espaço de memórias. A partir daí, o livro ganha vida no palco junto a canções executadas ao vivo pelos atores. As músicas foram especialmente compostas por Joana Lebreiro e pelo diretor musical Marcelo Rezende.

A encenação foi inspirada em jogos populares e brincadeiras de rua – também trouxemos algumas referências que marcaram época nos anos 80. A ideia é que, do mesmo modo que os atores brincam em cena e se divertem com o livro, as crianças que assistam à peça possam se inspirar neste e em outros livros, para criarem suas próprias expressões, muito além das letras no papel. O céu é o limite para a imaginação!

Somos muito gratos à equipe Eletrobras Furnas, por terem escolhido nosso projeto através do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014. E a todos os familiares, amigos, artistas, técnicos e apoiadores que nos ajudaram a realizar este trabalho com tanto carinho.

Dedicamos esta peça a todas as crianças das nossas vidas, que nos inspiram e ajudam a olhar pra trás e ao mesmo tempo andar pra frente:

Antonio Breves Amorim; Arthur Poggy; Beatriz Ferreira; Benício, Bruna, Laura e Maria Clara Lanhas; Caio Antonino; Cecília Neves; Crianças Mello; Estêvão Pereira; João Oigman Rezende; Lara de Castro Oliveira; Luana Rocha; Rara Nono; Ruan DAmasio; Valentina; Vicente Petersen.

As Histórias que a Gente Vê

Arruma!

A Menina e o Retrato

Bolso na Calça

Roupa de Brincar

Corre-que-Corre

Bota na Bolsa (de novo?)

Cadê o Retrato?

De Geração em Geração

O Rock da Meleca

Beta ou Bia

Ontem, Hoje e Amanhã

Agradecimentos

Adriana Xavier, Alan Isídio, Alessandra Reis, Anderson Vianna, André Junqueira, Avós Regina e Jandira, Bento Freitas, Dulce Penna de Miranda, Elaine Magalhães, Fabiano Krieger, Fernando Barreto, Franklin e Floriano Sena, Furio Lonza, Irmãos Vilarouca, Joaquim Gerheim, Jorge Kreimer, Júlio Augusto Zucca, Laila Garin, Leandro Petersen, Letícia Medella, Lívia Maria Krykhhtine Lira, Luis Cesário, Luiz Felipe Guimarães, Marcos Arruzzo, Margareth Moura, Maria Amélia, Mariana Claudino, Michele Brajchman, Mônica Vilela, Nádia de Souza Moreira, Natália Simonete, Paulo Japyassú, Pedro Lima, Renata Mizrahi, Sergio Santos (SBAT), Thiago Kropf, Valentina Magalhães Teixeira, Valéria dos Santos, Verônica Reis, Victor Ludolf, Viviane Reis, Rogério Moutinho, Marcelle Terra e todo o pessoal do Gurilândia, Luciana Fávero, Gustavo Paso, Antônio Barbosa e toda equipe do Teatro Gláucio Gill.

E, muito especialmente,

Ana Maria Machado.

O passado e o futuro bem ali ao lado do presente

Bisa Bia, Bisa Bel foi um dos livros mais marcantes da minha infância – lido e relido incontáveis vezes. Isabel, Bisa Bia e Neta Beta caminharam comigo todos esses anos, em um lugar especial dentro da minha memória. Via fotos de meus avós e bisavós e imaginava como seria se eu também pudesse conversar com eles , ouvir suas histórias, saber suas opiniões sobre o “meu tempo”, o que estavam pensando ou sentindo na hora em que foram fotografados.

A vida seguiu e o teatro me encontrou – ou eu o encontrei. E o tema da memória continuou me acompanhando na vida e na arte. Deve ser por isso que desde o nascimento de meu filho, quando o universo infantil reapareceu com todo o seu encanto, a primeira vontade que tive foi levar a história de Isabel, Bisa Bia e Neta Beta para o teatro. Era como rever minhas três companheiras e ainda falar de memória para as crianças. Porque seria também falar dos anos 80, das nossas infâncias, de qualquer infância.

Viviana Rocha e Gisela de Castro compartilhavam da mesma paixão por Bisa Bia, Bisa Bel e, juntas, lá fomos nós três arranjar os parceiros para realizar o sonho. Eles chegaram abraçando o projeto com seus talentos, garra e carinho. A todos, o meu (nosso) muito obrigada.

E não posso terminar sem um agradecimento especial aos atores que durante os ensaios se permitiram brincar, brincar e brincar – encontraram suas crianças e nos fizeram reencontrar as nossas. Foram tardes de muitas gargalhadas e lembranças compartilhadas. Gisela, João Lucas, Júlia, Vicente e Vivi: vocês são incríveis, vocês são demais.

Dedico este espetáculo a minha vó Lygia, com quem tive, ainda tenho e sempre terei longas “conversas de antigamente”.

 Joana Lebreiro

 

Elenco

João Lucas Romero
Gisela de Castro
Viviana Rocha
Júlia Ludolf
Vicente Coelho

Ficha Técnica

Texto: Ana Maria Machado
Adaptação e Direção: Joana Lebreiro
Direção Musical e Arranjos: Marcelo Rezende
Direção de Movimento: Nathalia Mello
Diretora Assistente: Brunna Napoleão
Canções Originais: Joana Lebreiro e Marcelo Rezende
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Figurino: Mauro Leite
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenógrafa Assistente: Arlete RuaAssistentes de Cenografia: Margareth Moura e Paula Cruz
Iluminador Assistente: Walace Furtado
Assessoria de Imprensa: LEAD Comunicação/Flávia Tenório
Programação Visual: Miguel Carvalho
Visagismo: Evânio Alves
Fotografia: Rudy Hülhold
Produção: Alexandre Mofati e Maria Alice Silvério
Assistentes de Produção: George Luís e Maria Fernanda Marques
Parceria: Isídio Produções
Realização: Ofício Produções

Este espetáculo estreou no Teatro Gláucio Gill, Copacabana – RJ, em 20 de setembro de 2014.

Este projeto foi convidado pela ocupação Teatro Gláucio Gill Apresenta, setembro 2014.

Apoio

(Logos) Lei de Incentivo à Cultura, OK Ingressos, Divas, RIO Vegetariano, 3 Corações, Ed. Moderna, Salamandra, Donna, Amoeba, Pão do Bento, Asca Toys, Agtal, Fenix

Apoio Institucional

(Logos) Governo do Rio de Janeiro, FUNARJ, TGG Paso d’Arte

Realização

(Logo) Ofício Produções

Patrocínio

(Logo) Eletrobrás Furnas

Não jogue lixo no chão.

Barra de Divisão - 45 cm

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

Bisa Bia, Bisa Bel ganha versão para o teatro

Obra premiada da autora Ana Maria Machado chega aos palcos cariocas

Presente, passado e futuro se encontram com sensibilidade e poesia nesta verdadeira obra-prima de Ana Maria Machado. Com adaptação e direção de Joana Lebreiro, “Bisa Bia, Bisa Bel estreia no dia 13 de setembro no Teatro Gláucio Gill. O espetáculo traz no elenco os atores Viviana Rocha, Gisela de Castro, Vicente Coelho, Julia Ludolf e João Lucas.

A obra Bisa Bia, Bisa Bel fala sobre a menina Isabel, que aprende a lidar consigo mesma no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta. Três tempos e três vivências se cruzam numa mistura encantadora do real com a fantasia. O espetáculo tem como ponto de partida um grupo de 5 crianças, que juntas, leem o clássico de Ana Maria Machado. A partir daí, o livro ganha vida no palco através de canções e jogos, onde os amigos brincam e interpretam os personagens.

“Esse livro marcou a minha infância. Ele conta uma história emocionante com humor, poesia e lirismo. Quando pensei em adaptá-lo para o teatro, não queria que a montagem fosse uma tradução literal do livro, mas uma verdadeira brincadeira em cima do palco. Meu objetivo é despertar nas crianças e nos pais o desejo de ler o livro depois de sair do teatro”, explica a diretora Joana Lebreiro.

O espetáculo aborda a importância da memória e a formação da identidade, principalmente no universo feminino, com reflexão sobre o papel da mulher ao longo da História.  “Quando escrevi Bisa Bia, Bisa Bel estava com muita saudade das minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que pouco depois ia ter uma filha e essa linhagem feminina ainda ia ficar mais significativa para mim e que este livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores”, conclui a autora Ana Maria Machado.

Informações da Temporada

Local: Teatro Glaucio Gill
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde s/nº – Copacabana
Tel informações: (21) 2332 7904 (bilheteria) (21) 2332 7970 (administração)
De 20 de setembro a 12 de outubro
Dias e horários: sábados e domingos, 17h.
Sessões especiais: 11 e 12 de outubro as 15 e 17h
Alunos de escolas públicas: 22 e 29/9, 14h.
Ingressos: inteira R$ 30,00, meia R$ 15,00
Bilheteria: todos os dias 16h
Capacidade: 125 pessoas
Duração: 60min
Classificação: Livre
Gênero: Drama