Filipeta, 2014

Programa, 2014

barra-laranja

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Caixa Cultural apresenta

4ª SEMANA INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANIMAÇÃO DO SOBREVENTO 2014

O ATOR E O TEATRO DE BONECOS

(Verso da Capa)

4ª semana internacional de Teatro de Animação do Sobrevento 2014

Aos quase trinta anos de uma carreira dedicada à difusão do Teatro de Animação, o Sobrevento sentiu a necessidade de organizar um Festival que discutisse diferentes aspectos do Teatro de Bonecos moderno, aprofundando questões que julga vitais para o aprofundamento do gênero. Por meio da reunião de artistas de diferentes origens e históricos, de grande expressão mundial, a Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento constitui-se em uma mostra temática, que revela a diversidade e a profundidade do Teatro de Bonecos.

Se nos anos anteriores, a Semana abordou os temas Diversidade, do Boneco ao Objeto e Fragilidade, este ano – em sua quarta edição – o Sobrevento propõe o tema O Ator e o Teatro de Animação. Quer, agora, discutir a interferência que o ator provoca em diferentes manifestações artísticas desta arte, criando gêneros, técnicas e formatos, recriando velhos fenômenos culturais, estabelecendo novos papéis para a figura do manipulador, do bonequeiro e do próprio ator, dando origem a espetáculos inesperados, surpreendentes, criando um Teatro novo, sempre novo. Para ser sempre atual. Para que seja sempre importante.

O Teatro de Bonecos morreu. Viva o Teatro de Bonecos!

(Página 01)

O Ator e o Teatro de Bonecos

(Página 02)

O Grupo Sobrevento

Uma das companhias teatrais brasileiras que mais representa o Brasil no estrangeiro, o Sobrevento tem estado em países tão diferentes quanto a Estônia, a Suécia, o Irã, a Colômbia, a Irlanda, a Espanha, o Chile e Angola, entre outros, e tem sido o responsável pela vinda de um grande número de companhias estrangeiras ao Teatro de Bonecos e de Objetos ao país, respondendo pela organização e curadoria de diferentes Festivais. O grupo acredita não só no potencial expressivo, mas também na vitalidade doTeatro de Animação. Com esta Mostra, o Sobrevento quer estimular criadores, difundir e integrar sua Arte ao que acontece no mundo e celebrar a sua crença no encontro único de que o Teatro é capaz.

barra-laranja15

 (Página 03)

4ª semana internacional de Teatro de Animação do Sobrevento 2014

Espetáculos

(Página 04 a 10 – Fotos dos Espetáculos)

São Manuel Bueno, Mártir
Grupo Sobrevento (SP, Brasil)

Baseado em um romance do espanhol Miguel de Unamuno, o espetáculo conta a vida de um padre que carrega, como um estigma, a dúvida de sua fé e da própria existência de Deus. Bonecos de madeira estáticos, fixos, sem qualquer articulação, são movimentados como brinquedos, como peças de xadrez ou figuras de um presépio, em uma arena ocupada por uma mesa redonda.

O Sobrevento é um Grupo de Teatro, formado em 1986, que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação. Reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área, mantém, hoje, nada menos que quinze espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços.

barra-laranja15

A Tempestade (Num Copo D’Água)

Shakespeare Women Company (Portugal)

Miranda, a filha do desterrado rei Próspero, vive – entre os três e os treze anos – em uma ilha quase deserta… Com bonecos, objetos, elementos da natureza, palavras e canções, duas atrizes nos contam a história desta menina: uma história inspirada na última peça que William Shakespeare escreveu. No tempo de Shakespeare, só os homens podiam representar. Na Shakespeare Women Company, porém, só as mulheres atuam.

O diretor luso-argentino Claudio Hochman, que tem explorado o trabalho com bonecos e objetos em diferentes espetáculos de sua carreira, cria um espetáculo, para todo público, que se assemelha a um jogo com objetos e barbies, valendo-se de duas atrizes que brincam, contam, representam e cantam com vozes excepcionalmente melodiosas.

barra-laranja15

O Som das Cores

Cia. Catibrum, MG, Brasil

Em uma adaptação livre do livro homônimo do taiwanês Jimmy Liao e de poemas do tcheco Rainer Maria Rilke, a Catibrum conta a história de Lúcia, uma adolescente que, aos 15 anos, perde a visão. Lembrando as mais famosas fantasias literárias e cinematográficas, a jovem Lúcia se aventura no mundo do impossível, enfrentando todos os seus medos e inimigos, desafiando a sua própria mente. Lúcia quer recuperar a sua visão mas, para isto, ela terá de ver o mundo com outros olhos.

A Catibrum mantém uma firme proposta de utilizar o boneco como objeto de interpretação e transforma a mágica do teatro de animação, com a técnica da manipulação direta, em um espetáculo com lindas imagens e uma trama envolvente. Fundada em Belo Horizonte, em 1991, a Catibrum vem difundindo o moderno Teatro de Animação por meio de uma produção constante de novos espetáculos, bem como por meio da realização de apresentações em todo o país e de um importante festival em sua cidade.

barra-laranja15

El Cubo Libre

Cia. Autônoma Dromosofista (Itália/Argentina)

Em volta de um cubo preto, quatro curiosíssimos personagens dão vida a uma espiral de transformações surreais e poéticas, acompanhando-se da música ao vivo que eles mesmos tocam. El Cubo Libre é o encontro entre a vitalidade da música, a espontaneidade do Teatro de Rua e a poesia do Teatro de Animação: um Teatro musical e visual para públicos de todas as idades.

A companhia Dromosofista (uma palavra inventada, reunião dos termos dromo – rua – e sofia – sabedoria.  Nasceu – na Itália, em 2007 – do encontro de dois pares de irmãos artistas, buscando um espetáculo popular contemporâneo que misturasse diferentes expressões artísticas e reconhecendo a rua como lugar poético, por excelência, do encontro e do confronto entre culturas.

barra-laranja15

20 Minutos Sob os Mares

Théatre de Cuisine (França)

Uma sereia debruça-se sobre um aquário e, com apetite, vê desfilar, sob os seus olhos, grandes mitos aquáticos. Mais que cinquenta litros de água, o espectador tem diante de si um oceano de histórias fantásticas: um escafandrista que arrisca a sua vida, batalhas navais e submarinas, um polvo gigante, sereias tão apavorantes quanto envolventes, sem esquecer do tubarão de dentes sedentos de sangue… a verdadeira ameaça, porém está além, acima, do aquário, na figura da mulher-vampiro , da cantora que o anima.

O Théâtre de Cuisine é um dos pioneiros do Teatro de Objetos no mundo. Foi em 1980 que a própria Katy Deville, única atriz deste espetáculo, forjou o termo que designaria o Teatro de Bonecos que – feito com objetos prontos e com um ator que é mais pessoa que personagem – estende os limites do Teatro de Animação e o enriquece.

barra-laranja15

Western

Théâtre de L’Arc-en-Terre (França)

Entre caubóis e índios, um salão, um rancho, um violão, botas e cavalos. Western fala de intrigas, amores, tiros, coragem, integridade e, ao final, da justiça, que termina sempre por triunfar (como não haveria de ser assim?), O faroeste pertence a todos – crianças e adultos. Com alegria e leveza, este espetáculo mergulha-nos em um mundo onde o que conta são valores simples como a coragem, a lealdade, a fidelidade e a amizade e onde o bem sempre triunfa sobre o mal.

Dirigido, há mais de trinta anos, por Massimo Schuster, o Théâtre de l’Arc-en-Terre dedica-se a criar espetáculos de animação destinados a um público adulto, mesmo que sua idade tenha apenas um dígito.

Massimo é o maior nome – nos campos teórico e prático – do Teatro de Brinquedo, do Teatro de Papel, uma especialidade, de origem vitoriana, onde os bonecos não passam de figurinhas bidimensionais de papel, mas revelam a sua grande força plástica e a sua forte dependência de um grande ator por trás de si.

barra-laranja15

Lá do Azul

Gaia Teatro (Peru)

Em Lá do Azul, Inés, a única atriz em cena, nos leva, com seus incríveis bonecos feitos a partir de seu próprio corpo, a um desfile de personagens divertido e comovedor. Em suas breves passagens pelo palco, estes bonecos nos lembram, com seus sonhos e frustrações, com seus êxitos e fracassos, dos momentos poéticos escondidos no dia a dia de cada um de nós.

A companhia Gaia Teatro, fundada em 2003 pelo peruano Hugo Suárez e pela bósnia Inés Pasic, explora uma forma de animação muito particular, que, misturando a mímica aos bonecos, transita nos limites da dança e do teatro físico, dando origem ao que chamam de títeres corporais.

barra-laranja15

(Página 11)

Oficinas

A Criação no Teatro de Objetos
Katy Deville (Théâtre de Cuisine, França)
16 a 19 de setembro, 9h às 13h – Local: Sala de Oficinas da Caixa Cultural São Paulo.

Katy Deville, uma das criadoras do nome Teatro de Objetos como definição de uma linguagem teatral, ministrará uma oficina que abordará princípios da postura do ator, manipulação, dramaturgia, metáfora e associações de ideias como elementos fundamentais na criação de um espetáculo de Teatro de Objetos.

Objetos e Identidade
Sandra Vargas (Grupo Sobrevento, Brasil)
23 a 25 de setembro, 9h às 13h – Local: Sala de Oficinas da Caixa Cultural São Paulo.

Sandra Vargas, atriz e dramaturga do Grupo Sobrevento, apresentará princípios básicos do Teatro de Objetos, buscando caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto, sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações e depoimentos pessoais, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.

Mesa Redonda

O Ator e o Teatro de Animação

Luiz André Cherubini (Grupo Sobrevento, Brasil)
Massimo Schuster (Théâtre de L’Arc-en-Terre., França/Itália)
e Katy Deville (Théâtre de Cuisine, França).

25 de setembro, 14h – Local: Auditório da Caixa Cultural São Paulo.
Livre. Entrada Franca.

Inscrições www.sobrevento.com.br/oficinasedebate.php

Informações (11) 33993589

info@sobrevento.com.br

barra-laranja15

(Página 12)

Espetáculos

16,17 e 18/09 -19h15
São Manuel Bueno, Mártir / 16 anos
Grupo Sobrevento (SP, Brasil)

19, 20 e 21/09 -19h15

A Tempestade (Num Copo d’Água) / 12 anos
ShaspeareWomen Company (Portugal)
20 e 21/09 – 15h

O Som das Cores / Livre
Cia. Catibrum, MG, Brasil
23, 24 e 25/09 – 19h15

El Cubo Libre / Livre
Cia. Autônoma Dromosofista (Itália/Argentina)

20 Minutos Sob os Mares
Théatre de Cuisine (França) / 12 anos

26, 27 e 28/09 – 19h15

Western / 14 anos
Théâtre de L’Arc-en-Terre (França

27 e 28/09 – 15h

Lá do Azul / Livre
Gaia Teatro (Peru)

barra-laranja15

Oficinas

16 a 19/09 – 9h às 13h

A Criação no Teatro de Objetos

Katy Deville (Théâtre de Cuisine)

23 a 25/09 – 9h às 13h

Objetos e Identidade

Sandra Vargas (Grupo Sobrevento)

barra-laranja15

Mesa Redonda

25/09 – 14h

O Ator e o Teatro de Animação.

(Verso da Última Capa)

Ficha tecnica-laranja

do Festival

Presidente da Caixa: Jorge Fontes Hereda

Idealização, Curadoria e Direção Geral: Grupo Sobrevento
Direção de Produção: Andréa Freire
Produção Executiva: Lucia Erceg
Secretaria: Alessandra Cino, Maurício Santana e Thaís Larizzatti
Coordenação de Iluminação: Marcelo Amaral
Assistência de Iluminação: Icaro Zanzini e Alexandre Teizen
Coordenação de Palco e Montagem: Agnaldo Souza
Programação Visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Fotos: Marco Aurélio Olimpio

Parcerias

SESI, Bonecos do Mundo, FIL (Festival Intercâmbio de Linguagens), Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte.

barra-laranja15

Espetáculos

São Manuel Bueno, Mártir

Elenco-laranja

Sandra Vargas
Maurício Santana
Luiz André Cherubini

Músicos
William Guedes (bandolim)
Carlos Amaral ou Rafael Brides (violão)
Marina Estanislau ou Jorge Santos (violoncelo)

Ficha tecnica-laranja

 

Texto: Miguel de Unamuno
Direção e Dramaturgia: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Elenco: Sandra Vargas, Maurício Santana e Luiz André Cherubini
Músicos: William Guedes (bandolim), Carlos Amaral ou Rafael Brides (violão), Marina Estanislau ou Jorge Santos (violoncelo)
Composição Musical Original: Henrique Annes
Cenário: Luiz André Cherubini
Supervisão Cênica e Ambientação Cenográfica: Telumi Helen
Figurino: João Pimenta
Cenotecnia: Agnaldo Souza
Iluminação: Renato Machado
Técnico de Luz: Marcelo Amaral
Escultura dos Bonecos: Mandy
Instalação de Entrada: A Árvore da Fé (de Telumi Helen e Mandy)
Interlocução Criativa: Antonio Catalano (Itália) e Agnès Limbos (Bélgica)
Preparação Vocal: Alessandra Cino
Preparação Corporal: Marcelo Paixão
Direção de Produção: Grupo Sobrevento
Produção Executiva: Lucia Erceg
Design Gráfico: Marcos Corrêa
Assistente de Design Gráfico: Gabriel Gomes Corrêa
Fotografia: Marco Aurélio Olímpio

barra-laranja15

A Tempestade (Num Copo d’Água)

Elenco-laranja

Fernanda Paulo e Teresa Macedo

Ficha tecnica-laranja

Versão e Encenação: Claudio Hochman
Direção Musical e Música Original: Daniel Schvetz
Desenho de Figurinos: Cristina Novo
Técnico de Som: Nuno Miguel dos Santos Barroso

barra-laranja15

O Som das Cores

Elenco-laranja

Daniela Perucci , Leandro Marra, Igor Godinho e Aurora Majnon

Ficha tecnica-laranja

Dramaturgia e Direção: Lelo Silva
Produção Executiva: Adriana Focas
Consultoria: Flávio Oliveira e Tanea Romão
Criação e Construção da Estrutura Cênica: Tim Santos
Criação e Desenho dos Bonecos: Eduardo Santos
Construção dos Bonecos/Adereços: Eduardo Santos, Lelo Silva, Leandro Marra, Tim Santos, Ítalo Tadeu, Giulliana Gambogi e Marcos Moura
Trilha Sonora: Graveola e o Lixo Polifônico
Sonoplastia: Tim Santos
Criação da Luz: Lelo Silva, Ítalo Tadeu, Tim Santos e Leandro Marra
Fotos: Guto Muniz

barra-laranja15

El Cubo Libre

Elenco-laranja

Timoteo e Rugiada Grignani, Facundo e Santiago Moreno

Ficha tecnica-laranja

Criação, Manipulação, Música e tudo o mais: Timoteo e Rugiada Grignani, Facundo e Santiago Moreno
Técnico de Som: George Robart Arnold

barra-laranja15

20 Minutos Sob os Mares

Elenco-laranja

Katy Deville

Ficha tecnica-laranja

Concepção e Criação: Katy Deville

barra-laranja15

Western

Elenco-laranja

Massimo Schuster

Ficha tecnica-laranja

Dramaturgia e Encenação: Massimo Schuster
Roteiro: Massimo Schuster e Chiara Laudani
Desenho Paolo D’Altan
Música Original: Paolo Fresu, interpretada por Paolo Fresu e Sonia Peana
Figurinos: Marco Caboni
Cenografia: Alexandre Bügel
Direção Técnica, Iluminação e Assistência de Direção: Sílvio Martini
Técnica de Luz: Sílvia Bindi
Técnica de Som: Elena Tedde
Produção: Théâtre de l’Arc-en-Terre
Coprodução: TJP – Centre Dramatique Nacional d’Alsace-Strasbourg; L’Estive-Scéne Nationale de Foix et de l’Ariège; Teatro Pietro Aretino – Arezzo (Itália)

barra-laranja15

Lá do Azul

Elenco-laranja

Inés Pasic

Ficha tecnica-laranja

Interpretação e Manipulação: Inés Pasic
Direção e Dramaturgia: Hugo Suàrez e Inés Pasic
Criação das Personagens: Hugo Suàrez e Inés Pasic
Produção: Gaia Teatro

(Última Capa)

Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111, Centro. São Paulo/SP – CEP 01001-001
(11) 3321-4400
Terça a domingo, das 9h às 19h
Entrada Franca

Retirar ingressos com 1h de antecedência

Viva mais Cultura
Facebook.com/caixaculturalsaopaulo
Baixe o aplicativo CAIXA Cultural

Produção

(Logos) Grupo Sobrevento, Cooperativa Paulista de Teatro

Patrocínio

(Logo) Caixa