Matéria publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 16.04.2013

Barra

Os dez melhores infantis de 2012

Em minha última coluna de 2012, ofereço a vocês o meu balanço, com os dez melhores espetáculos para crianças a que assisti no ano que está terminando. Com vocês, a seguir, em ordem alfabética, os vencedores de 2012 do simbólico Troféu Pecinha É a Vozinha, criado por mim aqui no site da revista CRESCER. Parabéns a todos e obrigado pelos magníficos trabalhos apresentados. Que venha 2013!

O Empinador de Estrela

O cronista Lourenço Diaféria há tempos merecia um espetáculo baseado em suas crônicas. A ótima adaptação ficou a cargo de Milton Morales Filho, que também assina a direção, apegando-se com talento e poesia no retrato da infância interiorana rural.

A Linha Mágica

O diretor Eric Nowinski chegou de mansinho, nos últimos meses do ano, e, com sua cia. Fabulosa, arrebatou com um espetáculo completo em que tudo funciona, da música ao telão. Os atores protagonistas – Thomas Huszar e Beatriz Mentone – são muito bons.

O Menino que Mordeu Picasso

Imagens e metáforas contam a história do famoso pintor e exploram seu universo pictórico e sensorial, sem ser peça didática nem explícita. Texto e direção de Marcelo Romagnoli, com ótimas interpretações de Fábio Espósito e Rodrigo Pavon.

Meu Pai é um Homem-Pássaro

A Cia. Simples, dirigida por Cristiane Paoli-Quito, dá um show de alegria e alto astral, falando de um tema pesado: perda. A trilha sonora original, a cargo de Natalia Mallo e Ramiro Murilo, é rica em detalhes e ritmos.

Miliúma

Amauri Falseti, da cia. Paideia, adapta e dirige – com enorme competência – uma colagem de contos das Mil e Uma Noites, poesias de Fernando Pessoa e textos de Borges e Oscar Wilde. Refinados trabalhos de iluminação, cenografia e figurino completam a deliciosa atração.

Por um Fio

Peça realizada em conjunto pelas companhias A Hora da História e Conto em Cantos. Um trabalho vocal acima da média, baseado em onomatopeias. Situações de pastelão muito bem feitas. Tudo se passa numa feira livre popular, com suas barracas coloridas.

Rua Florada, Sem Saída

Dirigida por Daniela Giampetro, a peça remete ao tempo em que criança brincava no quintal e com amiguinhos da vizinhança. De quebra, fala de morte e de culpa com uma boa solução poética no final, carregada de emoção. Elenco impecável.

Sonhatório

Um elenco estreante da Cia. Truks, formado por Gabriel Sitchin, Hugo Reis e Rafael Senatore, nos ensina que o fundamental, para ser feliz, é brincar, não importa a idade. Com garra e competência, o trio manipula utensílios de cozinha, transformando-os em pedaços de sonho.

Terremota

Marcelo Romagnoli, autor e diretor, demonstra seu pleno domínio dos diálogos curtos e certeiros, para retratar uma família do mundo moderno, formada por sobrinha sapeca e tio solteirão. Jackie Obrigon e Guto Togniazzolo formam o elenco perfeito.

Três Mulheres Sabidas

Delicada e fluente, a peça da Cia. Dedo de Prosa fala de coragem e perseverança pelo viés de heroínas destemidas. As atrizes Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias encantam com narrações seguras e uma sutil coreografia de gestos.

*Este texto foi publicado inicialmente em 20.12.2012, no Blog Pecinha é a Vovozinha.