Barra

 O PRIMEIRO VOO DE ÍCARO

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

Sinopse

Espetáculo com os jovens da Paidéia, que fez parte do Projeto Conexões promovido, entre outros, pelo Conselho Britânico e pela Cultura Inglesa. A peça trata de três histórias de jovens formandos de uma escola pública de ensino médio.

Num baile de formatura, um professor relembra as histórias de três de seus alunos: uma menina que nasce condenada, por questões sociais e raciais, a não dar certo na vida; uma garota que resolve se apaixonar; e um menino que detesta as interferências de seus pais em sua vida.

Elenco

Ana Paula Alves
André de Azevedo
Bárbara Suemy
Cibele Witcel
Douglas Costa
Fábio Franck
Edilene Soares
Luiz Carlos Spínola
Luiz Fernando da Costa
Marina Lopes Rodolfo Matos
Valdênio José
Viviane Andrade

Músicos
Camila Finotti, Débora Ribeiro, Eliane Espínola, Fábio Frank, Marina Lopes, Mirella Napolitano, Mariano Gonzáles, Nilton Rosa e Ricardo Prudente.

Ficha Técnica

Autor: Luís Alberto de Abreu
Direção: Amauri Falseti e Cia. Paidéia de Teatro
Iluminação: Rogério Modesto e André de Azevedo
Composição Musical: Amarildo Anzolin, Karin Stephanie da Clara e Rafa Barreto
Direção Musical: Marcos Iki
Figurinos: Aglaia Pusch e Márcio Vinicius

Cia Jovem Paidéia de Teatro

A Cia. Jovem Paidéia de Teatro é formada pelos alunos do curso de Vivência Teatral da Paidéia Associação Cultural, onde são realizadas ações permanentes e criativas com os jovens com um programa desenvolvido e aplicado pelos atores e profissionais da Cia. Paidéia de Teatro. O programa inclui ações conectadas à realidade, capazes de oferecer a oportunidade e o incentivo a uma constante descoberta como seres criadores, conscientes e capazes de interferir e transformar a realidade imediata e social. A integração de jovens de classes sociais distintas, numa proporção fiel à realidade também permeia essas atividades.

No centro das atividades do núcleo de trabalho – Cia. Paidéia de Teatro Jovem estão a criação, a montagem e a encenação de espetáculos teatrais. Essas peças também fazem parte do repertório de espetáculos para apresentações tanto no teatro da Paidéia, como em espaços para os quais somos convidados a realizar apresentações.

Como complemento ao trabalho são promovidas atividades artísticas, cursos e oficinas, palestras, diálogos e encontros. O objetivo do núcleo não é a formação de atores e sim o de propiciar, através da experiência concreta do fazer teatral, a ampliação do número de “apaixonados” pelo teatro para tornarem-se multiplicadores e “militantes”, dentro de sua comunidade e escola, de maneira a ampliar suas perspectivas culturais. Todas as ações são realizadas em conjunto com a comunidade local e com as escolas particulares e públicas da região sul, integrando estudantes e a população jovem, público em geral, professores, educadores e profissionais de arte.