Programa, 2007

Filipeta, 2007

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Eletrobrás apresenta

O OCO DO TOCO

(Interior)

Depoimento

(Foto) Vinícius Dôncia e Roberta Salomóne

O Oco do Toco é fruto de uma inquietude que nos atormentava há tempos. O que fazer para mostrar nossa indignação com a crescente devastação da Amazônia? Como falar preservação? Escrever para as crianças foi então uma escolha e também um desafio instigante que nos consumiu horas e horas de debates, muitas risadas e preocupações em frente a um computador. Ali, em nenhum momento imaginamos que nossos personagens chegariam um dia ao palco de um teatro. Pois cá estão eles: Vaguinho, Imelda, Ritinha, Zé Pedro, Madeira, Aurélio Perna-Seca, Maria do Socorro, as corujas Gessy e Neusa, Dina Cigarra, Chico Chang. E nós, sentados na primeira fila, torcemos para que eles propaguem, para as crianças e os adultos, o quanto é importante a preservação da natureza.

(Foto: Elenco)

Para nunca esquecer

(Foto) Linda Boechat e Adriana Salomone

Dizer que trabalhar com produção é uma barra e um tremendo corre-corre, não é novidade para ninguém. O que compensa tanto esforço é o prazer da realização, mas no final, o que realmente faça diferença, são as pessoas que você conhece pelo caminho. Quero de coração, expressar todo o meu carinho e agradecimento aos autotores Roberta Salomone e Vinícius Dônola, por confiarem a mim este belo projeto que me proporcionou a oportunidade de ingressar no universo do teatro infantil por uma causa tão nobre. A Cininha de Paula, minha eterna professora e amiga. Cláudia Ricart, pelo carinho e harmonia na condução do trabalho. Adriana Salomone, parceira e idealizadora desse que com certeza já é um grande sucesso. E à todos os meus produtores executivos: Eduardo Affonso, Fabrício Chianello, Deise Reis e Neide Marinho. Todas as “pedras preciosas“ que encontrei caminhando pela floresta, bem lá, no Oco do Toco… Muito Obrigada!

Linda Boechat

Fiquei literalmente apaixonada quando vi O Oco do Toco pela primeira vez. Encantada pela história de uma escola que fica na floresta amazônica, logo imaginei que aqueles personagens em cima de um palco. A borboleta Ritinha com asas coloridíssimas, o vaga-lume Vaguinho voando, o morcego Chico Chang vestindo uma enorme capa preta… Era um sonho para quem, como eu, sempre foi apaixonada por teatro, arte imediata e tão fascinante. Conseguir realizar essa peça é um presente para mim, mas também para as crianças, que espero, se encantem e aprendam como é importante preservar a natureza.

Adriana Salomone

Depoimento

(Foto) Cláudia Ricart

Que prazer poder dirigir um espetáculo como este, onde a magia da cena invadiu todos nós, desde a primeira leitura! Conscientizar as pessoas sobre um assunto fundamental para a sobrevivência humana é uma enorme responsabilidade. E que maravilha poder cumprir essa tarefa através da arte, atividade onde se aprende brincando, jogando, onde se aprende sem perceber que se está aprendendo. E quando temos a oportunidade de falar para crianças, o prazer do trabalho aumenta ainda mais. Procurei, como diretora, contara história desses personagens de forma divertida, sem perder a seriedade do assunto. As informações são passadas através de um texto leve com muita música e dança. Aliás, essa foi a minha primeira providência como diretora deste espetáculo: Transformá-lo em musical! Porque a música tem essa característica, de ficar na cabeça da gente. E eu gostaria muito que o tema do Oco do Toco, que já sensibilizou toda a nossa equipe, pudesse provocar reflexões em nossos espectadores também. E por falar em equipe, que sorte eu tive! Obrigada a todos pela parceria: Produção, autores, elenco, Marcelos (Neves e Marques), Daniel, Andréa, Débora, Aurélio e à minha mestra Cininha de Paula, a quem eu devo muito do que aprendi como diretora. Espero que gostem do nosso espetáculo porque estamos adorando fazer! Obrigada!

(Foto) Supervisão Geral: Cininha de Paula

Thiago Salomone: Vaguinho (Vaga-lume) – protagonista do espetáculo
Isabela Vieira: Maria do Socorro (Joaninha)
Marcele Nogueira: Ritinha (Borboleta)
Tauã Demiro: Zé Pedro (Cupim)
Shai Almeida: Imelda Flores (Abelha)
Thadeu Matos: Aurélio Perna-seca (Grilo)
Gilson Carlos: Chco Chang (Morcego e Caio Ferrão (Marimbondo)
Fernanda Alencar: Gessy (Coruja)
Vivian Duarte: Dona Cigarra (Cigarra)
Thaís Rodrigues – (stand in feminino)
Murilo Fontes – (stand in masculino)

Autores: Roberta Salomone e Vinícius Dônola
Direção: Cláudia Ricart
Supervisão Geral: Cininha de Paula
Direção Musical / Músicas: Marcelo Alonso Neves
Letras das Músicas Alessandro Dovalle
Preparador Vocal: Débora Garcia
Cenário e Figurino: Marcelo Marques
Iluminação: Aurélio de Simoni
Direção de Movimento & Coreografia: Daniel Morágas & Andrea Evangelista
Animação de Vídeo: Marcelo Hauch & Chantal Wagner Kornin
Assistente de Direção: Cristian Landi
Cenotécnico: Humberto Silva
Assistente de Figurino: Kenya Costta
Chefe de Costura: Madalena Albuquerque
Costureira: Sônia Lourenço
Maquiagem: EAT
Fotógrafo: Sérgio Carvalho
Operador de Som: João Neves
Operador de Luz: Marcos Billé
Camareira: Nilzeti Lourenço
Contra-Regras: Junior Lopes e Cleiton Igeno
Assessoria de Imprensa: GMP Assessoria
Programação Visual: Mídia e Assessoria de Projetos: Barata Publicidade
Direção de Produção e Administração: Linda Boechat
Assistente de Produção: Adriana Salomone & Eduardo Affonso
Produção Executiva:Fabrício Chianello, Deise Reis, Neide Marinho
Secretária:Lúcia Freire
Advogada: Célia Regina
Realização:2B Produções

Patrocínio

(Logos) Eletrobrás, Lei de Incentivo a Cultura,

Promoção

(Logos) Globo

Realização

(Logo) 2B Produções e Eventos Ltda

Apoio Cultural

(Logos) Werner Tecidos, deMillus, Mococa, Editora Fundamento, Estação Come Come, Parati, Ponto Fotográfico, Antena 1, Domino’s Trenzinho Come Come, Canetas Compactor, Minalba, Espaço Infantil, Bifruti, AxLove, Luvaria Gomes, Minalba refrigerantes, Propaganda Circular, Instituto Metodista, Barata Publicidade, era uma Vez, Super Festa e Época

Agradecimentos

Nádia Valéria, Paulo César, Ricardo Boechat, Cláudio Correia, Evandro Gonçalves, Priscilla Salles, Daiana Reis e Sobrado Cultural

www.ocodotoco.com.br / www.ocodotoco.com

Classificação Livre