Cartaz, 1996

Programa, 1996

Elenco. Foto Guto Muniz

 

 

 

 

 

 

 

 

Barra

(Informações do Programa)

(Capa)

HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS

Texto e Direção: Ilo Krugli
Música: Beto Coimbra e Caíque Botkay

Teatro da Cidade (Belo Horizonte)

(Interior – Foto Ilo Krugli)

(Logos) Secretaria de Estado de Cultura – Governo de Minas Gerais, Antártica, Top Turismo, Pão de Queijo São Geraldo, Othon, Compor – Pré-impressão

História de Lenços e Ventos

Desde sua estreia andou pelo mundo … quer dizer, voou, soprou pelo mundo. Em 74 a crítica especializada do Rio de Janeiro a saúda, enxergando nela um divisor de águas do teatro para crianças e jovens no Brasil.

Muitos prêmios e homenagens sucederam-se… mas para mim, autor, o mais significativo está na sua vitalidade teatral e poética, como fonte e raiz de tudo o que realizamos posteriormente.

O tema central é a liberdade, o imaginário criativo que o teatro redescobre a cada instante, como nos sonhos, nos brinquedos infantis e nos ritos populares.

Sensível e comovente, a história dos seus personagens – um lencinho azul (Azulzinha) e uma folha de jornal (O Papel) – desencadeia um roteiro que emociona, resgatando o tempo e o espaço “Do Quintal”. A liberdade como possibilidade de brincar e “renascer” todos os dias, o território carinhoso dos cantos, música, rodas, encontros e desencontros onde se perde o limite entre atores e público.

Ilo Krugli, Abril de 1996

Elenco

Alan Eduardo
Alice Andrade
Ana Lúcia Vieira
Angélica Hodge
Lauro Gastañaga
Leonardo Augusto
Maria Clara Lemos
Tarcízio Maximiniano
Vanessa Bond
Veruska Wilke

Ficha Técnica

Cenário e Figurino: Ilo Krugli
Execução Cenário: Eugênio Pacelli e Célio Henrique Faria
Confecção Figurino: Eliana Abreu e Silva
Adereços: Cláudia Marinuzzi
Execução de Luz: Eugênio Pacelli, Célio Henrique Faria
Bonecos: Grupo Giramundo
Fotos: Guto Muniz
Divulgação: Fabiana Marques
Programação Visual: Gustavo Vieira de Lima
Produção Executiva: Geórgia Nasiara Carvalho
Coordenação de Produção: Iza Rodrigues
Música: Caíque Botkay e Beto Coimbra
Arranjo de Violão: Rui Weber
Preparação Vocal: Veruska Wilke
Iluminação: José Maria Amorim
Assistência de Direção: Luciano Luppi Arranjos
Direção Musical: João Baptista Polleto
Texto e Direção: Ilo Krugli

Fotos do elenco e da equipe do Teatro da Cidade

(Logos) Grupo GD, Rio Sul, Estado de Minas, Jornal de Casa, Acesita, Casa dos Contos, Credireal, Editora RHJ, A Serenata – Shopping do Músico

Agradecimentos

Edmar Roque, Celso Morandi, Geraldo Linares Filho, Dora Pinto Coelho, Águeda Rezende, Rogério Garcia Bousas, André Ávila, Berenice Menegale, Laura da Fonseca, Bartolomeu Campos Queiroz, Waldemar Silva, Daniel Barros, Studio HP Rafael Borges de Andrade, Juber Álvares Moraes, Glauco Diniz Duarte, Leonardo Cardoso, à imprensa em geral

(Última Capa)

Fotos: João Baptista Polleto e Luciano Luppi

Uma História de Muito Tempo e Muitos Ventos

Foi lá pelos idos de 75 que vi pela primeira vez a montagem de História de Lenços e Ventos, criada e dirigida por Ilo Krugli. Naquela época, em plenos anos de chumbo, a peça tinha vários significados políticos e queria dizer muita coisa através das imagens que nos passava

Marcou a minha e a de todos nós, que fazíamos teatro, pela criatividade, simplicidade e emoção que carregava na sua encenação.

Mais que isso, revelou ao Brasil um autor criativo, surpreendente e lúdico. Foi um marco, um divisor de águas no nosso teatro infantil, que já não seria o mesmo depois da estreia de História de Lenços e Ventos.

Sempre quis um dia monta-la aqui em Beagá, mas as imagens que permaneceram em minha memória durante estes 20 anos, imagens de um espetáculo que eu não poderia recriar de maneira diferente da que vi, nunca me encorajaram a dirigi-la.

Agora tive a oportunidade de realizar este sonho que estamos entregando para as gerações de crianças dos anos 90, quando Ilo, este argentino/brasileiro, andarilho e cidadão do mundo, concordou em aceitar o meu convite para vir trazer os seus ventos e lenços ao nosso Teatro da Cidade. Escolheu seus atores, dirigiu e nós produzimos mais este pedaço de sonho teatral

E me emociono ainda, como da primeira vez em que vi o espetáculo, ou talvez mais, pois afinal o Brasil mudou, mas a essência da criança, embora hoje envolta pelos computadores, videogames e internets, permanece adormecida, precisando apenas de um cutucão bem dado, para que aflorem as fantasias de um mundo mágico que só no ato de criar é possível vir à tona.

História de Lenços e Ventos restaura o sentido do lúdico e do improviso, faz cada um de nós reviver as lembranças de uma infância que já vai longe no tempo e regata o prazer infantil de brincar de fazer teatro, coisa que anda esquecida nas escolas, pelos educadores e pelos autores, atores e diretores brasileiros.

E de agora em diante, vamos ventar e embalar a imaginação dos espectadores, fazendo com que voem no tempo e viajem pelo mundo de poesia e encantamento que só o teatro pode proporcionar.

Pedro Paulo Cava,1996

 

Patrocinam o Teatro da Cidade

Acesita, Acliterm, A Eletrosul, Água de Cheiro, Amigas da Cultura, Andrade Gutierrez, BCN-Banco de Crédito Nacional, Belorizonte Couros, BOB Tostes, Brahma, Brugg, Casa Gaetani, Carbo Inox, Cedro Caichoeira, Claro do Monte Marmoraria, Construmar, Divinal, Duratex, Engemonte, Ericsson, Estado de Minas, Fademac-Div. Têxtil, Formicenter, Formiplac, Funcional Serralheiria, Fundacen – Minc, Grupo Zênit/Protegard, Intervox, Isobrasil, Jornal de Casa, Lajes Premo, Letra J – Placas, Lúmen, Madeirense Móveis, Mercantil do Brasil, Máster Turismo, Meta Telecomunicações, Metallo, Método, Motocity, Perglass, Naciotex (Tecidos), Officina Molduras, Pirelli, Protherm, Real Palace Hotel, Rede Manchete Minas, Rádio Alvorada FM, Rádio B.H. FM, Rádio Guarani FM, Rio Sul, Rona Editora, Secretária de Est. da Cultura, Secretaria Munic. de Cultura, Setembro Propaganda, Sherwin Williams, SMP&B, Soenar Engenharia, Suggar, Tabacow, Tapeçaria Marcelo, Tecnoforro, Telem, Telemig, Transistora, Translux, Tropical Artefatos, 3M do Brasil. Vereda Revestimento, Vox Populi.

Colaboradores Especiais

Álvaro Apocalypse, Amílcar de Castro, Antônio Ferreira Rocha Filho, Armando Brandão Filho, Beatriz Kattah, Berenice Menegale, Carlos Scliar, Clorindo Valadares, Delcir da Costa, Elizabeth Grandi, Elvécio Guimarães, Fayga Ostrower Feiz Nagib Bahemed, Francelino Pereira, Glória Gomide, Glória Maria Carvalho Chaves, Helena Bueno Lanna, Helena Neto, Hiram Firmino, Irã Cardoso, Légio Fabiano & Associados, Luiz Eguinoa, Madu Dumont, Marco Aurélio Baggio, Maria Clara Luciano, Márcio Elias Proença Tavares, Mauro Resi, Múcio de Paula, Navantino Alves Filho, Neycy Pereira Pena, Nestor de Oliveira, Octávio Gomide, Pedro Paulo Mendes e Silva, Pérides Silva, Priscila Freire, Rachel Bizzotto, Roberto Hely Chen, Sandoval Azevedo Rezende, Saulo de Moura e Silva, Tânia Doyle, Thales Martins da Costa, Último de Moura Santiago, Valdemar Servilha, Wilma Patrícia, Wilson Chaves.