Cartaz (46 x 31), 1988

Programa, 1988

Programa para o Centro Cultural São Paulo e Teatro Cacilda Becker, RJ, 1988

Barra

Barra

Barra

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia. Etceteratral
apresenta

O PEQUENO PRÍNCIPE EM BUSCA DE UM AMIGO

Música e direção: Nestor Monastério
Texto: Guto Greco

de 17 a 27/11 – Centro Cultural SP

03 a 05/12 Teatro Cacilda Becker – RJ

(Interior)

Cia Etceteratral …

A Cia. Etceteratral é atualmente considerada como um dos principais grupos do Brasil de teatro para crianças. Seus trabalhos têm sido recomendados como um exemplo de pesquisa séria e dedicação voltada para jovem.

Seus trabalhos anteriores são avalizados por todas as instituições de ensino, professores e alunos que tiveram oportunidade de presenciá-los. Reconhecidos nacionalmente, receberam inúmeros prêmios

O Enigma de Cid

II Festival Nacional de Teatro Infantil  – São José do Rio Preto, São Paulo – 1986
– Melhor espetáculo
– Revelação de ator
– Revelação de atriz

Festival Gaúcho de Teatro 1986
– Melhor espetáculo
– Melhor texto (Livro editado pela Editora Tchê!)

Melhores do Ano 1986 – Troféu Tibicuera
– Melhor ator
– Melhor coreografia

Vida de Cachorro

III Festival Nacional de Teatro Infantil São José do Rio Preto, São Paulo – 1986
– Melhor direção
– Melhor coreografia
– Indicado para melhor espetáculo
– Indicado para melhor atriz

Melhores do ano 1987 – Troféu Tibicuera
– Melhor direção
– Melhor música
– Melhor cenário
– Melhor atriz coadjuvante
– Indicado para todas as categorias

O Pequeno Príncipe – Em busca de um Amigo

IV Festival Nacional de Teatro Infantil São José do Rio Preto – São Paulo – 1988
– Melhor direção
– Melhor cenário, adereços e bonecos

Teatro Infantil?

A lembrança que eu tenho da primeira peça que assisti na minha vida é a de uma sala parecida com um cinema, bem grande, assim de grande, e eu sentindo a emoção da expectativa na minha garganta. O espetáculo começa e com o passar das cenas eu fico com uma sensação estranha… Não posso dizer que não gostei, porque o fato de ver atores no palco me impressionou muito, mas a história era muito bobinha, muito óbvia, as histórias dos filmes no cinema eram bem mais interessantes.

Foi assim que a minha carreira como espectador de  espetáculos infantis foi curtíssima, aderi logo ao cinema e só voltei a assistir teatro já adulto. Hoje penso que o teatro “infantil” (talvez por essa necessidade imperiosa que sente o ator da resposta imediata) não dá ao espectador a possibilidade de crescer, de ter uma leitura mais complexa, mais sofisticada, mais inteligente, e por isso perde o espectador para outras manifestações artísticas (cinema, TV).

Estou a fim de fazer teatro. Infantil? Não sei. Teatro que possa ser assistido por crianças, por adolescentes, por adultos, pela minha mãe e pelo meu tio  Eustáquio, sem que nenhum deles se sinta um imbecil por estar assistindo esse espetáculo. Pretensão a minha.

O Espetáculo

A parte mais gostosa num espetáculo, muitas vezes, fica restrita aos ensaios e não chega ao público. É por isso que utilizamos essa forma de encenação, que mistura a magia bem ensaiada com os atores soltos em intervalos  de ensaios.

O Pequeno Príncipe é uma peça de literatura e não de dramaturgia, com isso o risco na transposição para o palco é grande. A idéia então foi a de passar sensações e momentos. Por este motivo os atores estão livres no palco, as coreografias são “anti-coreografias” e os cortes no ritmo do espetáculo são deliberadamente abruptos.

O espetáculo mantém a característica básica da Cia. Etceteratral baseada na dinâmica, energia e domínio do movimento e da musicalidade.

Nestor Monastério

O Pequeno Príncipe em Busca de um Amigo

Elenco

Guto Greco
Heitor Schmidt
Heloísa Palaoro
Mário Balenti

Ficha Técnica

Texto: Guto Greco (Inspirado no livro de Saint-Exupéry)
Música e Direção: Nestor Monastério
Coreografia: Ana Cecília Astiazarán
Figurinos: Arno Sérgio Hörlle
Confecção: Muguet
Cenografia e Adereços: Mario Balenti
Bonecos e Manipulação: Mário Balenti
Gravação: Leo Ferlauto (teclados); Bebeto Mohr (bateria); Renato Mujeiko (baixo); Ralfe Peruffo (guitarra)
Arranjos: Leo Ferlauto, Bebeto Mohr, Renato Mujeiko
Técnico de gravação: Bruno
Estúdio: Eger
Iluminação: Nestor Monastério
Cartaz: Naor Nemmmen
Programa: Mário Balenti
Produção: Porto de Elis Produtora

Cia. Etceteratral
Rua Santana, 702, apto.12
Cep 90040 POA – RS
Fone: (0512) 32.4381

Promoção

(Logos) FUNDACEN, APTIJ-SP, MOTIN-RJ

Apoio

(Logos) SMS – Secretaria Municipal de Cultura  POA, CODEC – Conselho de Desenvolvimento Cultural – RS