Monografia apresentada à diretoria do curso de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense. Como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista Strictu Senso em Literatura Infanto-juvenil, sob a orientação do Prof.ª Drª. Sônia Monnerat, por Simone Ribeiro Barros André.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

RESUMO


CAPÍTULO I: A Personagem Central: A Criança

1.1. Ilhamento

1.2. O “Vir-a-ser”

1.3. Superinformação

1.4. Outras Infâncias

 

CAPÍTULO II: Espaço e Tempo: Teatro e Literatura No Brasil

2.1. Formação da literatura Infantil

2.2. Os filhos de Lobato: temas e questões

2.3. O Teatro infantil

2.4. A nova geração

2.5. Movimentos, CBTIJ e Problemas de Mercado

 

CAPÍTULO III: A Narrativa Cênica: Conflitos da Cena Carioca

3.1. A Cena Atual

3.2. Pontos de Vista

 

CAPÍTULO IV: Ação: Recepção e Cognição Infantil

4.1. Cognição

4.2. Piaget: estágios de desenvolvimento

4.3. O jogo

4.4. O contrato do Teatro

 

CONCLUSÃO

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA